Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Livro paradidático"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A importância da leitura do livro paradidático para emancipação do aluno
    (2023-09-22) Silva, Maria Katarina Bezerra Cruz da; Lima, Hérica Karina Cavalcanti de; http://lattes.cnpq.br/7078742576743942; http://lattes.cnpq.br/8927048743803766
    Tendo em vista a leitura como sendo a chave principal para o desenvolvimento crítico, social e político do sujeito e ferramenta primeira para o processo de construção do conhecimento não só científico, mas também de mundo, o presente trabalho se volta para reflexões sobre a importância do livro paradidático para a formação leitora e para a emancipação do aluno. Para tanto, traremos um exemplo de como o aluno pode se desenvolver criticamente a partir da leitura de um livro paradidático. Partindo, então, de uma concepção de leitura que ultrapassa a ideia de decifrar códigos e enxergando-a de fato como emancipatória, como uma ação que tem uma função social, fundamentamo-nos concepção interacional da língua, na qual a leitura permite o diálogo entre o leitor e o autor do texto, considerando contextos que transpassam as linhas do texto. Nesse sentido, voltamo-nos aos estudos de autores como Paulo Freire (2010, 2005, 1996, 1983, 1983, 1989), Lev Vygotsky (1988), Ingedore Villaça Koch, Vanda Maria Elias (2006), Magda Soares (1998) dentre outros e, após levantamento bibliográfico, partimos para a análise de um livro paradidático “De carta em carta”, de Ana Maria Machado, aqui pensado para o trabalho com estudantes do 6º ano do Ensino Fundamamental, reconhecendo elementos que confirmam a importância da leitura e da escrita como um ato social que contribui diretamente para a formação pessoal e crítica dos sujeitos, apontando para práticas sociais de leitura com livros paradidáticos que sejam emancipatórias e libertadoras.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Letramento em História “Encantos”: um livro paradidático sobre as transformações no Recife do século XIX
    (2019-07-15) Trindade, Vitória Lobo; Bezerra, Rozélia; http://lattes.cnpq.br/0968758655400113; http://lattes.cnpq.br/8388200855842324
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Proposta de produto didático. Imperium: um livro paradidático sobre o uso da literatura para debater o ensino de história e a democracia no século XXI
    (2019-12-20) Efrem, Raissa Gouveia de Melo; Barbosa, Lúcia Falcão; http://lattes.cnpq.br/5667594441132627; http://lattes.cnpq.br/7627972179532609
    O trabalho de conclusão de curso em questão trata-se de um produto didático: Imperium: um livro paradidático para debater o ensino de história e a democracia no século XXI. Nosso objetivo foi produzir um livro paradidático inspirado na série infanto-juvenil Harry Potter para, a partir dele, estimular a empatia histórica nas aulas de história da educação básica (LEE, 2006). O paradidático aqui apresentado visa falar sobre o ensino de história numa instituição escolar e apresenta como tema central o conceito de democracia. Afinal, o principal objetivo do saber histórico escolar de acordo com os documentos diretrizes para esse conteúdo disciplinar é preparar os estudantes para aturem no Estado Democrático de Direito. Nesse caso, o uso do livro paradidático como linguagem alternativa para o ensino de história visou trazer para mais próximo dos estudantes temáticas e assuntos que lhes parecem demasiado complexos e distantes de sua realidade. Como alternativa para uma história fixa e acabada, repleta de datas e nomes, ainda presente no cotidiano escolar, buscamos apresentar uma linguagem lúdica, cujo objetivo é estimular a imersão dos estudantes na História.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão