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Navegando por Assunto "Literatura de cordel"

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    A história da astronomia em Pernambuco e no nordeste do Brasil: a linha do tempo em forma de cordel
    (2022-06-06) Souza, Fernando Antônio Araújo de; Miranda, Antonio Carlos da Silva; http://lattes.cnpq.br/3236324734090101; http://lattes.cnpq.br/9446695516155521
    Este trabalho busca apresentar a Literatura de Cordel como instrumento de divulgação de temas científicos e em especial temas de Física e de Astronomia, bem como analisar sua utilização em sala de aula e em espaços não formais de educação, como estratégia de motivação para o ensino de ciências, mostrando que o cordel pode ser importante veiculo de popularização da ciência, uma boa estratégia de ensino e aprendizagem e ferramenta alternativa de educação. Para alcançar os objetivos propostos, o tema central escolhido foi fazer a narrativa da Historia da Astronomia em Pernambuco e no Nordeste: A Linha do Tempo em forma de cordel. Foram executados os seguintes procedimentos: uma pesquisa documental mais fiel possível de todos os principais eventos na área de Astronomia ocorridos ao longo do tempo; a escolha do tipo de cordel a ser utilizado; identificação de cordéis cujos títulos abordavam alguns temas relativos a Ciência; a adequação do cordel como instrumento de alfabetização cientifica. Apos essas ações foram realizadas oficinas e produzidas videoaulas no IFPE Campus Caruaru, onde foi trazido para os nossos alunos, o Cordel da Linha do Tempo da Astronomia, a própria estrutura de elaboração das estrofes do cordel em sextilhas, culminando com a sua apresentação, num cordel repleto de historias e de conteúdos da Física e da astronomia, sugerindo aos alunos o exercício da arte de declamar e recitar o cordel, num processo lúdico e divertido de aprendizagem.
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    A literatura de cordel como ferramenta didática no ensino de ciências e biologia: uma revisão bibliográfica
    (2025-03-18) Soares, Luan José Sobral; Burgos, Fábia Regina Nascimento Fernando; Diniz Júnior, Edgar Ferreira; http://lattes.cnpq.br/7780006703783231; http://lattes.cnpq.br/3776642205741967; http://lattes.cnpq.br/7417060571971210
    Este trabalho de conclusão de curso aborda a utilização da literatura de cordel como ferramenta didática no ensino de ciências e biologia, visando identificar suas contribuições para a aprendizagem dos alunos. A pesquisa, realizada por meio de uma revisão bibliográfica, analisa a relevância do cordel no contexto educacional brasileiro, especialmente em relação à cultura popular nordestina. A literatura de cordel é discutida como um recurso inovador que pode dinamizar as aulas, promovendo maior engajamento e participação ativa dos estudantes. A metodologia envolveu a pesquisa e análise de trabalhos acadêmicos sobre o uso do cordel no ensino, além da implementação de oficinas que integraram a produção literária com conteúdo científico, facilitando a compreensão e apropriação da linguagem científica pelos alunos. Os resultados indicam que o cordel se apresenta como uma estratégia pedagógica eficaz, enriquecendo o processo de ensino-aprendizagem e contribuindo para uma educação mais contextualizada e significativa.
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    A literatura de cordel e a prática de leitura no ensino de língua portuguesa
    (2018) Santana Neto, José Augustinho Maciel de; Paes, Iêdo de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3281218394136739; http://lattes.cnpq.br/1164066559601512
    Este trabalho é um relato de experiência sobre o uso da literatura de cordel como prática sociointeracionista no ensino de Língua Portuguesa. Constitui-se um instrumento para promover a reflexão sobre a prática docente na formação de leitores críticos e autônomos, a partir da análise de atividades desenvolvidas com o uso da literatura de cordel e aplicada à Educação de Jovens e Adultos (EJA). É o resultado de um estudo exploratório de abordagem qualitativa que destaca tanto o valor histórico, social e cultural da literatura de cordel quanto sua importância como instrumento pedagógico no ensino da leitura em sala de aula. A metodológico adotada tomou como ponto de partida a pesquisa bibliográfica, para proceder ao levantamento do referencial teórico que fundamentou todo trabalho. Em seguida, por meio da observação livre e da análise de conteúdo, deu-se a coleta de dados, tendo como universo da pesquisa uma turma da Fase IV da EJA, alunos da escola estadual Deputado João Teobaldo de Azevedo. As atividades com cordéis utilizadas neste estudo foram produzidas durante a regência de aulas de Língua Portuguesa, para cumprimento parcial das exigências da disciplina Estágio Curricular Supervisionado IV, do Curso de Licenciatura em Letras da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Como resultado desta experiência, constatou-se a funcionalidade do cordel como um recurso didático capaz de despertar o senso crítico e a capacidade do aluno de observar sua realidade sociopolítica e histórica.
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    A peleja do estudante de administração
    (EDUFRPE, 2014) Bilar, Alexsandro Bezerra Correia
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    Doutor! Que faz em cordel?
    (1985) Benjamin, Roberto Emerson Câmara
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    Ler por prazer no ritmo do cordel
    (2019) Honorato, Danila Salvador; Almeida, Maria do Socorro Pereira de; http://lattes.cnpq.br/3185435491287172; http://lattes.cnpq.br/2204982655758230
    A presente monografia aborda discursões sobre a Literatura de cordel como um dos meios para auxiliar no processo de ensino/aprendizagem na construção de um aluno leitor, trazendo discursões sobre a importância da leitura assim como conteúdos abordados nos folhetos, e também traz algumas sugestões de trabalho com a mesma em sala de aula. Como embasamento teórico foram utilizadas fontes como Pinheiro (2018), que aborda diferentes formas de trabalhar com a literatura de cordel; Luyten (1983) e Cascudo, (2012) que conceituam e abordam aspectos extremamente relevantes sobre os folhetos e a literatura popular em geral. Candido (1980) em sua discursão sobre literatura e sociedade, Stuart Hall (2006) como base teórica para discursão sobre identidade e cultura refletidas na literatura de cordel, dentre outros. O trabalho foi dividido em três partes, a primeira traz discursões sobre a literatura popular e a erudita, abordando as características das mesmas assim como a importância de ambas para o processo de ensino/aprendizagem, a segunda parte foca na literatura de cordel sua origem e características e os aspectos culturais, trazendo algumas sugestões de uso em sala de aula, e como os folhetos podem desperta o gosto pela leitura. Com isso pudemos perceber que o incentivo ao trabalho com o cordel em atividades voltadas ao processo de ensino/aprendizagem ressaltando a importância e riquezas como cultura viva e mutável é uma atividade instigante e prazerosa.
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    Literatura de cordel e gamificação: estratégias pedagógicas para a leitura literária em sala de aula
    (2024-12-21) Silva, Maria Aparecida Moura da; Larré, Julia Maria Raposo Gonçalves de Melo; http://lattes.cnpq.br/5560834728346049; http://lattes.cnpq.br/7227696801201162
    O principal objetivo deste trabalho é desenvolver um material didático a partir das estratégias da gamificação para a leitura literária de cordel articulada a oralidade e a escrita, voltada para o sexto ano do ensino fundamental. É proposto uma oficina literária articulada ao cordel “As proezas de João Grilo” escrito por João Ferreira de Lima (2006), articulado com o currículo de Pernambuco, a partir das habilidades de leitura, interpretação, análise e produção textual. Como aporte teórico utilizamos: Cosson (2009), Candido (2011), Freire Junior (2022), D’Olivo (2018), Busarello (2016) e Leffa (2020). Em termos metodológicos recorremos à pesquisa de natureza bibliográfica que pretende apresentar uma proposta de intervenção viável para o desenvolvimento de atividade didático/pedagógico. A oficina proposta visa estimular a leitura crítica, de forma gamificada, porém ressaltamos que assim como todo planejamento a oficina pode ser modificada ou adaptada de acordo com o contexto escolar em que será aplicada, podendo também ser usada em outras disciplinas. Espera-se que ao aplicar as atividades os alunos tenham acesso ao gênero cordel e desenvolvam interesse pela leitura literária.
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    Literatura de cordel em sala de aula: dialogando com a formação de leitores
    (2019) Assunção, Milena Adrielly Soares de; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833
    A literatura de cordel possui características próprias que podem motivar os estudantes às práticas de leituras e letramentos literários, com vistas à formação de alunos leitores mais críticos e reflexivos. Reconhecendo a importância da literatura decordel no processo de formação de leitores na educação básica, o principal objetivo deste trabalho é estudar o gênero cordel, tendo em vista aplicações didáticas em sala de aula para a formação de leitores críticos no ensino fundamental.Como objetivos específicos, elencamos: 1) planejar atividades e sequências didáticas com uso de cordel em sala de aula para motivar a formação de leitores no ensino fundamental; 2) aplicar sequência didática para explorar o gênero cordel, com foco na formação de leitores críticos de literatura popular. Por meio de linguagem coloquial, com características da poética popular, a literatura de cordel pode se transformar em recurso importante para apoiar a formação de leitores críticos dentre e fora dos muros escolares. Como aporte teórico, o presente estudo fundamentou-se nas abordagens de diversos autores, tais como: Cosson (2006); Soares (2004);Pinheiro (2018),os quais contribuem para ampliar as reflexões sobre letramento literário, escolarização da literatura e o trabalho com o cordel em sala de aula. Em termos metodológicos, realizamos uma pesquisa ação com abordagem qualitativa, considerando a participação de estudantes do 8º ano ensino fundamental de uma escola pública. Aplicamos a metodologia de leitura literária de Cosson (2006),com foco na organização de sequência didática para a inserção da literatura em sala de aula. Os resultados apontam para a motivação dos estudantes a partir das experiências vivenciadas com o cordel em sala de aula.
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    Literatura de cordel: a arte como recurso didático no ensino de astronomia
    (2022-06-20) Santos, Andralina Milina Ferreira dos; Tenório, Alexandro Cardoso; http://lattes.cnpq.br/6169033174942344; http://lattes.cnpq.br/3466320626876159
    Devido às ricas possibilidades pedagógicas na aproximação entre arte e ciência, bem como a valorização da cultura popular através da literatura de cordel, houve a necessidade de produzir algum tipo de interlocução no ensino, tendo como objetivo: Promover a letramento científico por meio da aproximação entre astronomia e literatura de cordel. O trabalho se desenvolveu na escola Áurea de Moura Cavalcante, situada em Olinda Pernambuco, onde foram escolhidas 6 turmas do segundo e terceiro anos do Ensino Médio para desenvolver a proposta, que se deu em três momentos: O primeiro foi fazer uma sondagem inicial e ver o que os discentes sabiam sobre astronomia, por meio de uma tempestade de ideias e respondendo questionamentos feitos em sala. No segundo momento, foi apresentado um cordel autoral sobre a história da astronomia no estado e se deu início uma breve abordagem sobre literatura de cordel, sua história, importância e forma de escrita, para assim solicitar que as turmas fizessem seus próprios cordéis, sejam em dupla, trio ou grupo ou individual, o prazo foi de uma semana para escrever o texto cujo tema foi de livre escolha, contanto que abordasse algo relacionado a área da astronomia. Ao terceiro momento foi feito um sarau literário para que os estudantes trocassem ideias e contemplassem os trabalhos dos colegas, ouvindo e recitando as literaturas de cordéis. Saldo final foi de 16 textos autorais com assuntos diversos que foram editados para confecção de um livreto.
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    Literatura de cordel: permanência e movência das cantigas a os suportes impressos e digitais
    (2018-08-08) Santos, Ana Paula dos; Gomes, Valéria Severina; http://lattes.cnpq.br/8893406062883304
    Neste estudo pretendo verificar os traços de permanência e de movência na trajetória da Literatura de Cordel (LC) originária do período medieval em que os trovadores eram os disseminadores de informação, cultura e lazer para a população. Pretendo analisar o percurso dessa tradição oral assimilada posteriormente à tecnologia da escrita através de folhetos impressos e se relacionando modernamente aos suportes digitais. A fundamentação teórica pauta se nos textos sobre Poesia Oral e Movência (ZUMTHOR, 1993 e 1997), Interacionismo e Sociodiscursividade (BRONCKART, 1999), Tradições discursivas (KABATE K, 2006), Cultura Brasileira (AYALA, 1987). Foram analisados 20 cordéis, sendo 10 cordéis físicos que foram digitalizados pela Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC) e 10 cibercordéis, disponíveis em blogs de literatura e cultura popular. Os resultados apontam que a LC vem conquistando espaços, ou melhor, que a conquista do ciberespaço ampliou para outras pessoas além dos poetas populares, sertanejos e pessoas mais humildes, o acesso a essa literatura. É possível encontrar cordéis nos grandes centros urbanos como uma rica fonte de preservação da memória e cultura popular, nas instituições de ensino em práticas docentes, nas universidades como objeto de estudo, conquistando novos leitores assim como novos escritores.
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    O cordel nos livros didáticos de língua portuguesa: presença, abordagem e atividades
    (2019-02-05) Porciúncula, Vanessa de Oliveira Santos; Lima, Hérica Karina Cavalcanti de; http://lattes.cnpq.br/7078742576743942; http://lattes.cnpq.br/3278892208599543
    A literatura de cordel, poesia popular de extrema importância para a cultura popular de Pernambuco, quando trabalhada em sala de aula, possibilita a abordagem de temas culturais, bem como pode favorecer o desenvolvimento de habilidades de leitura, escrita, escuta, oralidade e análise linguística e ainda propicia a formação de leitores críticos e reflexivos, já que é uma fonte inesgotável de arte, cultura e informação. Sabendo disso, baseado nas discussões sobre o cordel e o seu ensino a partir do livro didático, o presente artigo propõe uma reflexão sobre o gênero cordel em diferentes livros didáticos de Língua Portuguesa aprovados pelo PNLD/2017, analisando se esse gênero é contemplado e se o contexto histórico-social de produção e circulação do gênero é considerado nessas abordagens. Pretende, também, refletir, de um modo mais geral, sobre as atividades propostas nesses livros a partir do cordel. Os resultados indicam que há propostas de trabalho com o cordel nos livros didáticos, mas essas propostas ainda não conseguem dar conta de toda a carga cultural e linguística que envolve esse gênero.
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