Navegando por Assunto "Leitura (Ensino fundamental)"
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Item A importância do texto literário nos anos finais do ensino fundamental(2019) Barros, Maria Maynara da Silva; Andrade, Andreia de Lima; http://lattes.cnpq.br/0479014179190017O presente trabalho monográfico detém-se a refletir e discutir acerca da importância do texto literário em sala de aula, como uma prática social fundamental para a inserção do indivíduo no mundo letrado, pois, o ensino de literatura contribui profundamente para a formação integral do sujeito- leitor. Portanto, é necessário pensar em atividades de leituras literárias desde o ensino fundamental, pois estas auxiliarão na formação social e cognitiva dos indivíduos, agindo no desenvolvimento da criticidade e fazendo-o compreender o mundo a sua volta. Assim, a prática da leitura literária exerce uma função social e que colabora para a formação de leitoresliterários autônomos e proficientes. Para realizar tal discussão, tomamos por base os seguintes teóricos: Candido (1995), Colomer (2007), Cosson (2006), Jouve (2012), dentre outros.Item Leitura na sala de aula nos anos finais do ensino fundamental: da teoria à prática(2022-05-25) Silva, Gisele Daniele da; Silva, Fátima Soares da; http://lattes.cnpq.br/7598291218130743Esta pesquisa teve como objetivo analisar as abordagens utilizadas pelos professores nas salas de aula para o incentivo à prática da leitura, partindo das orientações propostas na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL,2017) do ensino fundamental para os anos finais. Para tanto, esse estudo apoiou-se em alguns teóricos, entre eles, Bagno (2007); Freire (2003); Soares (2002); Solé (1998); Travaglia (1998), entre outros. Na primeira fase da pesquisa foi realizada uma análise documental da Base Nacional Comum Curricular, a fim de observar as competências e habilidades propostas para as turmas de 9º ano do ensino fundamental. Na segunda fase da pesquisa foi realizada a coleta de dados por meio de uma entrevista semiestruturada à docente de duas turmas e questionários aplicados aos estudantes dessas turmas de uma escola pública de um povoado no município de Flores em Pernambuco, com o intuito de analisar se as propostas presentes na BNCC estavam sendo contempladas dentro da sala de aula. Ficou evidente, diante da análise dos dados que existe ainda a necessidade de um ensino de leitura significativa que contribua para a formação de um leitor que, realmente, compreende aquilo que lê.Item O mapeamento dos processos de hipersegmentação na escrita de alunos de uma escola pública da cidade do Recife(2018-08-06) Silva, Letícia Karla Belmiro da; Silva, André Pedro da; http://lattes.cnpq.br/0620934260898634; http://lattes.cnpq.br/7723488792103117O presente artigo é resultado de reflexões teóricas e metodológicas acerca dos processos de hipersegmentação na escrita de alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Recife-PE. Nos preocuparemos em explicar e analisar dados acerca de tal fenômeno com o principal objetivo de verificar o porquê deste processo, geralmente recorrente nos primeiros anos do Ensino Fundamental, persistir no 9º ano e quais fatores condicionam sua ocorrência nesse nível de escolaridade. É de nosso interesse também observar se os hábitos de leitura e escrita dos estudantes influenciam nos resultados, além de perceber como se dão as relações entre palavra gramatical e palavra fonológica no fenômeno observado. Para a elaboração desta pesquisa, nos pautamos nos pressupostos teóricos da Sociolinguística Variacionista. Os dados coletados foram analisados à luz dos pressupostos sociolinguísticos encontrados em Labov (2008), Bisol (2004), Cunha e Miranda (2009); Miranda (2006); e Rocha e Robles (2017). O corpus desta pesquisa foi coletado a partir de produções textuais elaboradas por um total de 22 alunos, 11 sujeitos femininos e 11 sujeitos masculinos, do 9º ano ensino fundamental. Foram realizadas leituras, discussões e produções textuais, além do preenchimento de dois questionários sobre os hábitos de leitura e escrita dos estudantes. Os resultados da pesquisa indicam que os casos de Hipersegmentação produzidos por alunos do 9º ano sofrem influência de ordem morfológica e fonológica e revelam as tentativas que o escrevente faz em busca da delimitação das palavras escritas, espelhando o que é mais regular na língua e revelando o seu conhecimento linguístico. Os hábitos de leitura e escrita revelam possíveis fatores que dificultam a aprendizagem dos alunos, como a falta de escrita.Item Rodas de leitura: uma intervenção sobre o ato de ler(2019-12-02) Melo, Talita Rodrigues de; Silva, Fabiana Cristina da; http://lattes.cnpq.br/6908776370908653; http://lattes.cnpq.br/9295915840882268A presente monografia tem por objetivo geral analisar como rodas de leitura podem contribuir para o desenvolvimento do hábito de ler em uma turma do 5° ano de uma escola pública na cidade de Olinda – PE”. Além disso, como objetivos específicos: 1) analisar a rotina de leitura da professora; 2)identificar as concepções de leitura dos alunos através da aplicação de um questionário; 3) construir e aplicar um projeto de intervenção com rodas de leitura; 4) avaliar os impactos da proposta de intervenção nas concepções de leitura dos alunos. Na fundamentação teórica, os principais autores que baseiam a pesquisa são Leal e Brandão (2005); Soares (1999) e Tonin (2016). Os pressupostos da pesquisa-ação foram julgados como o mais adequados para este tipo de pesquisa, associada a uma estratégia de intervenção. Para a realização da pesquisa foi necessária a realização de observações, aplicação de questionário e uma proposta de intervenção, para que finalmente fosse feita a análise dos dados colhidos. Os resultados obtidos apontaram que é necessário desde a formação inicial docente que haja a conscientização de que vivenciando práticas de leitura significativas poderemos incentivar a formação de bons leitores.
