Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Língua portuguesa"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 20 de 52
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A formação inicial de professores na UFRPE - UAST: contribuições do estágio supervisionado em língua portuguesa
    (2022-02-28) Damascena, Maria das Gracas de Jesus; Berto, Jane Cristina Beltramini; http://lattes.cnpq.br/5158679260858327; http://lattes.cnpq.br/5141244882442478
    O presente trabalho tem como objeto de investigação as práticas de estágio supervisionado obrigatório em língua portuguesa. O objetivo geral é compreender a relevância do Estágio Supervisionado Obrigatório – ESO e suas contribuições para a formação inicial do professor. Os específicos são a) discutir a importância do estágio supervisionado obrigatório para a formação inicial do professor de língua portuguesa na UAST-UFRPE e os fatores preponderantes para a efetivação do ensino- aprendizagem; b) refletir sobre os saberes docentes e as práticas de ensino realizadas na escola campo de estágio, com vistas à melhoria do ensino e à formação do professor estagiário. Para isso, buscamos embasamento nos postulados teóricos de Pimenta e Lima (2004), Pimenta (1997, 2011), Tardif (2002), Nóvoa (1992; 2022), Libâneo (2006), Nascimento e Suassuna (2020), Berto e Santos (2022), e, de documentos oficiais de ensino de língua portuguesa (BRASIL, 1997; 1998), dentre os principais autores. De forma que pudéssemos compreender o ESO e suas contribuições para o estagiário e sua formação docente. Como procedimento metodológico, utilizamos da pesquisa bibliográfica e documental, de cunho qualitativo, tendo como instrumento de análise primeiramente a discussão sobre os Relatórios – ESO I, II e II de minha autoria e, posteriormente os resultados do questionário aplicado nas turmas de ESO I, II e III da disciplina de Estágio Supervisionado obrigatório em Língua Portuguesa, no curso de Letras (Português/inglês) da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, na Unidade Acadêmica de Serra Talhada- UAST. Concluímos afirmando que as contribuições da disciplina de estágio supervisionado da UFRPE — UAST para a formação docente são inúmeras, como visto nos relatos e respostas do questionário e que o mesmo é imprescindível à formação do futuro professor, pois contribui para que o aluno estagiário conheça a realidade do seu futuro ambiente de trabalho, e suas intercorrências, perfis dos alunos e professores, integração entre a prática e a teoria, e também propicia ao estagiário, futuro profissional docente, a prática da “reflexão-acão-reflexão”.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A percepção docente acerca da formalização de professores para o trabalho com a variação lingüística no ensino da língua portuguesa
    (2024-07-30) Santos, Eliene Pereira dos; Paulino, Suzana Ferreira; http://lattes.cnpq.br/2393224245460974; http://lattes.cnpq.br/6088305144293920
    As concepções de língua/linguagem de alguns professores, sem considerar fatores sócio históricos, no ensino da Língua Portuguesa ainda promovem práticas homogêneas e preconceituosas de, sem levar em conta as diversidades que contribuem para com o contexto linguístico. O presente estudo teve como objetivo geral analisar a percepção docente acerca do trabalho com as variações linguísticas no processo de formação de professores nos cursos de Letras/Língua Portuguesa. Como objetivos específicos decidimos refletir sobre a importância de uma formação crítica acerca do conhecimento e valorização das variações linguísticas em sala de aula; investigar as práticas pedagógicas docentes para o trabalho com variações linguísticas; discutir sobre o preconceito linguístico e seus impactos em sala de aula. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e exploratória, de abordagem majoritariamente qualitativa, baseada nos pressupostos teórico-metodológicos de Bagno (1999), Freire (2006), Libâneo (2014), entre outros. Os dados foram gerados a partir de um questionário no Google forms no período de março a abril de 2024. Em seguida, foram classificados, analisados e os resultados foram sistematizados em um quadro. Os resultados indicam que, mesmo com o aprofundamento de teorias sobre a variedade da língua nas graduações, faz-se necessário que as formações inicial e continuada docentes no trato com as variedades linguísticas, tão estigmatizadas na sociedade, façam parte de um desenvolvimento sistemático, crítico, reflexivo e contínuo.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A trajetória de Bruna Emylly Barbosa da Silva no PIBID - Língua Portuguesa (Edital Capes N°23/2022) na UFRPE
    (2025-03-10) Silva, Bruna Emylly Barbosa da; Ranieri, Thaís Ludmila da Silva; http://lattes.cnpq.br/9800015399149501; http://lattes.cnpq.br/6566332703973088
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Alfabetizar letrando: um desafio para o ensino de língua materna
    (2019) Barbosa, Maria Aparecida; Santos, Sulanita Bandeira da Cruz; http://lattes.cnpq.br/9012661375569097
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Análise das atividades de leitura em HQ no livro didático do 6º ano do ensino fundamental
    (2019) Santana, Erivânia Maria da Silva; Domingos, Suzana Ferreira Paulino; http://lattes.cnpq.br/2393224245460974; http://lattes.cnpq.br/4284973418718646
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Análise das orientações do currículo de Pernambuco para o trabalho com a variação linguística
    (2019-12-13) Cavalcanti, Paloma Agrelis; Lima, Emanuelle Camila Moraes de Melo Albuquerque; Santos, Eudes da Silva; http://lattes.cnpq.br/8701527300251171; http://lattes.cnpq.br/0470905904340465; http://lattes.cnpq.br/9098086086244833
    The present work will analyze the work with a linguistic variety in the Pernambuco Curriculum, a document created in 2019 and which serves as a guide to the pedagogical work in the Elementary and Secondary Education. The work analyzed only the final years of elementary school (6th to 9th grade), observing the linguistic variation in the skills that the document proposes in its Curricular Organizer. To accomplish this research, we used as a theoretical and methodological framework the Variationist Sociolinguistics, which had as precursor Willian Labov (2008) and Educational Sociolinguistics, with the authors Bortoni-Ricardo (2005) and Sgarbi & Roncália (2011). In the analysis of the document we noticed some of the skills within the four proposed axes - Reading axis (twelve skills), Textual Production (four skills), Orality (four skills) and Linguistic / Semiotic Analysis (four skills). These axes observe the linguistic varieties, considering the whole apparatus that the student already brings with him, the communicative context of the activities and texts worked in the classroom, and the work to enlarge the repertoire of this student, considering all the variations of the Portuguese as authentic and legitimate.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Uma análise das questões de linguagens apresentadas no ENEM
    (2019) Barros, Emmanuella Farias de Almeida; Luna, Ewerton Ávila dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/0502123155013190; http://lattes.cnpq.br/4993497631882133
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Análise do tratamento dado à variação linguística em um livro didático de língua portuguesa
    (2019-07-30) Lopes, Fernando José Valença; Santos, Eudes da Silva; http://lattes.cnpq.br/8701527300251171; http://lattes.cnpq.br/2655392880923714
    The language we speak does not have a single form. It is heterogeneous and full of variations. Suffice to just observe how we use language in order to realize that one person does not speak the same way as another. This variation is justified by the linguistic and extralinguistic factors that influence the form of communication of each speaker. The main objective of this paper is to analyze the treatment given to linguistic variation in the Portuguese language textbook. The research is characterized as one of qualitative, bibliographic and documentary nature, being justified by having the textbook as the basis of data collection. More specifically, we will approach the sociolinguistic studies, observing the forms of language variation and applying the content in the analysis of the material. To highlight, we have based our research on the following authors: Labov (2008), Tarallo (1986), ILARI and BASSO (2006), González (2015), among others, to deal with questions related to linguistic variation and the textbook, besides other correlated themes. The analysis of the textbook revealed the linguistic variation present in the analyzed chapter in such a way as to describe the forms of variation, but still limiting itself to how variation should actually be presented. Therefore, we must recognize that it is already an advance to have the presence of this theme, explained in the didactic material. Thus, it becomes pertinent to enhance the fact that language should not be treated as a homogeneous phenomenon, and that teachers should assume a heterogeneous posture, in relation to the way they deal with linguistic variations, in their teaching process.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Análise linguística de um conto na sala de aula: uma prática significativa
    (2020-10-23) Monte, Gilberto Mariano do; Lima, Hérica Karina Cavalcanti de; http://lattes.cnpq.br/7078742576743942
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Aprendizagem de máquina para classificação de tipos textuais: estudo de caso em textos escritos em português brasileiro
    (2025-07-30) Barbosa, Gabriel Augusto; Miranda, Péricles Barbosa Cunha de; http://lattes.cnpq.br/8649204954287770; http://lattes.cnpq.br/7161363389816372
    A classificação de textos considerando tipos textuais é de suma importância para algumas aplicações de Processamento de Linguagem Natural (PLN). Nos últimos anos, algoritmos de aprendizado de máquina têm obtido bons resultados nesta tarefa considerando textos em inglês. No entanto, pesquisas voltadas para a detecção de tipos textuais escritos em português ainda são escassas, e ainda há muito a ser estudado e descoberto nesse contexto. Assim, este artigo propõe um estudo experimental que investiga o uso de algoritmos de aprendizado de máquina para classificar textos em português considerando tipos textuais. Para isso, propomos um novo corpus composto por textos em português de dois tipos textuais: narrativo e dissertativo. Três algoritmos de aprendizado de máquina tiveram seu desempenho avaliado no corpus criado em termos de precisão, revocação e pontuação F1. Além disso, também foi realizada uma análise dos atributos envolvidos no processo para identificar quais características textuais são mais importantes na tarefa atual. Os resultados mostraram que é possível alcançar altos níveis de precisão e rememoração na classificação de textos narrativos e dissertativos. Os algoritmos obtiveram níveis de métricas semelhantes, demonstrando a qualidade das características extraídas.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Aspectos morfossintáticos do português brasileiro: o sujeito nulo em textos escritos
    (2018) Oliveira Júnior, Rogério de; Silva, Cláudia Roberta Tavares; http://lattes.cnpq.br/0948124881794535; http://lattes.cnpq.br/3451697441212584
    In the present research, I dedicated myself to investigate data from the written language of Brazilian Portuguese (PB) from essays for admission to higher education of students of Pernambuco, Brazil. For that, a written language corpus of PB was constituted with 580 finite declarative contexts containing null and full subjects. The data were analyzed according to the Theory of Principles and Parameters (CHOMSKY, 1981) based on the Null Subject Parameter, referring to the filling of the subject position by full and null subjects in natural languages. In general terms, the data analyzed point to the fact that PB has presented a large index of full subjects, even in contexts of monitored writing.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Aspectos socioculturais da variação linguística em produções textuais escritas de alunos do ensino fundamental II: possibilidades de abordagens da variação no ensino de língua
    (2019) Reis, Mônica Santos da Costa; Ferreira Júnior, José Temístocles; http://lattes.cnpq.br/6415276115481076; http://lattes.cnpq.br/1585440206148381
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A avaliação nas aulas de língua portuguesa dos anos iniciais do ensino fundamental: modos de fazer e reflexões de uma professora
    (2019) Silva, Maria Suelane Veloso da; Lima, Gustavo Henrique da Silva; http://lattes.cnpq.br/5167740437126995; http://lattes.cnpq.br/2804058372830567
    The present work is sought to understand and present some characteristics of learning assessment, both the traditional and the formative assessment perspective. To reach this understanding, we will discuss the characteristics of each one based on authors such as Luckesi, Perrenoud, Suassuna, Hoffman and others. In addition, we also seek theoretical support in these authors to think about questions of assessment in Portuguese, which, according to them, should provide the study of four teaching axes. They are: reading, production, orality and linguistic analysis. To have a more detailed and concrete analysis on such axes, we went through the field to verify through interviews, questionnaires and observations, what are the conceptions and reflections of a teacher of the area about such axes and how she uses them and evaluates her students in relation to these aspects. After data collection, we could conclude that even though it is performed practically every day, such evaluation is often not well understood, and thus ends up being poorly performed.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A BNCC e o campo jornalístico-midiático no Currículo de Pernambuco: uma análise documental do ensino de Língua Portuguesa no 1º ano do ensino médio
    (2024-09-06) Siqueira, Jonara Medeiros; Melo, Sandra Helena Dias de; http://lattes.cnpq.br/9741642922205953; http://lattes.cnpq.br/1712521357021807
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A BNCC e o livro didático de Língua Portuguesa : contribuições da música nas aulas de linguagem
    (2023-12-21) Silva, José Carlos Rodrigues da; Rosa, Aliete Gomes Carneiro; http://lattes.cnpq.br/9765841869399460
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Construção docente e ensino de língua portuguesa: o papel do PIBID na formação inicial a partir de um relato de experiência
    (2022-10-10) Silva, Amanda Priscilla Maria do Nascimento; Melo, Sandra Helena Dias de; http://lattes.cnpq.br/9741642922205953; http://lattes.cnpq.br/3005700760194389
    El objetivo principal de este trabajo es reflexionar sobre la formación inicial docente a partir de la experiencia de una becaria del Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência del curso de Letras en la UFRPE, de agosto de 2018 a febrero de 2020. La metodología es de carácter bibliográfico y está basada principalmente en autores de lingüística aplicada y pedagogía crítica, este trabajo discute cuestiones relacionadas con la construcción de la identidad docente, la relación entre teoría y práctica y la enseñanza del portugués. De las discusiones suscitadas a lo largo del artículo, se concluye que la inserción del alumno de graduación en la escuela a través del PIBID hace más palpable la reflexión sobre la práctica y su relación con la teoría, considerando que el Pibidiano experimenta en el terreno de la observación escolar. y acción-reflexión-acción, ejercicios que contribuyen a la construcción de la identidad ya la superación de la dicotomía entre teoría y práctica en favor de uma formación docente de mayor calidad.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Contos africanos: a linguagem literária e a pluralidade cultural no ensino de português
    (2018) Santos, Adriana Martins dos; Freitas, Sávio Roberto Fonsêca de; http://lattes.cnpq.br/6320246955492429; http://lattes.cnpq.br/4069539944386419
  • Imagem de Miniatura
    Item
    As contribuições do Programa de Residência Pedagógica para a formação inicial do professor reflexivo de Língua portuguesa: um estudo sobre vivências no IFPE e na UFRPE
    (2023-09-04) Silva Filha, Valéria Cristina Oliveira Gomes da; Luna, Ewerton Ávila dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/0502123155013190; http://lattes.cnpq.br/7283849083844503
    Este estudio propone discutir la contribución del Programa de Residência Pedagógica (PRP) fomentado por la Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para la formación docente inicial de Filología de la Lengua Portuguesa, a partir de la experiencia académica de la Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) y de la vivencia en la escuela-campo Instituto Federal de Educação, Ciência y Tecnologia de Pernambuco (IFPE) Campus Recife. Como soporte metodológico para orientar el trabajo, utilizamos el enfoque cualitativo de la investigación-acción. Inicialmente, presentamos un panorama de la importancia de la formación docente reflexiva (Schön, 2000; Alarcão, 2010; Tardif, 2002; Freire, 2021, Pimenta e Lima, 2012). A continuación, abordamos la reflexión sobre la enseñanza de Lengua Portuguesa (Geraldi, 1964; Antunes, 2003; Mendonça, 2006; Suassuna, 2012). Y, finalmente, describimos las vivencias del PRP en el proceso de análisis de datos, identificando las contribuciones del Programa de Residência Pedagógica en la construcción de la identidad del profesor reflexivo. Los resultados de la inmersión en el PRP apuntan al desarrollo de la comprensión crítica y dialéctica de la práctica pedagógica, así como de la seguridad necesaria para el dominio de la regencia.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Desenvolvimento de um objeto de aprendizagem para ensino da língua portuguesa
    (2018) Aquino, Thiago Rodrigo de; Almeida, Isledna Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/8142534647575696
    Introduction: According to the Program for International Student Assessment (PISA), a program developed by the Organization for Economic Cooperation and Development (OECD), Brazil ranks 59th in the world education ranking. Through a study carried out byPISA in 2015, the students had low performance, with an average of 407 points, where the ideal score would be 698. Another worrying factor is that according to the Ministry of Education (MEC), students finish elementary school unable to read and write properly. According to the Basic Education Development Index (IDEB), the level of learning in the sixth to ninth grade has not improved sufficiently, over the years this level has been decreasing. The Federal Government has invested in education, where it distributed more than 600 thousand tablets in all public schools in Brazil, with the idea of modernizing, and preparing students for the future. This is a small laptop computer, which already comes with software to prepare the student for the National High School Examination (ENEM), these tablets are also used as a support material for classes by teachers and students. In view of these problems, government investments, and the students' access to this technology, has the proposal of developing a Learning Object (OA), seeking to improve teaching and evaluation method, providing greater student interest and automation of the teachers' work.Objective: this work aims to build a Learning Object, in the form of a game, in order to motivate and help the students of the sixth year in learning the Portuguese language. Methodology: in the development of the tool followed a five-step process that occurred in a sequential manner: 1. Determine the subject to be treated in OA; 2. Raise system requirements; 3. Define the proposed system architecture; 4. Develop OA and 5. Validate OA.Results: The learning object was validated with fifteen students at the Cônego Torres school in Serra Talhada -PE. The OA contributed to the students' learning, as they were more interested in learning using the tool and were able to improve their knowledge. The initial median of the students was 7.0 before they used the OA, median calculated on top of each student's grades. After using the OA, the median of the students increasedto 9.0 with a positive result, improving students' learning.Conclusion: it was concluded that expectations were met, both for the students and the teachers who were satisfied, because the tool had a huge contribution in the students' learning, the students were motivated more to learn through the game,and the same complemented the teaching work. Students learned the content easily. OAs are still poorly used in schools, but we conclude that they can be present in the student's daily life, serving as a complement to the subjects studied in the classroom.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Discurso (i)legítimo na BNCC?: contribuições críticas investigativas sobre o documento
    (2019-07-19) Silva, Anderson Leandro Gama; Lima, Angela Valéria Alves de; http://lattes.cnpq.br/4075380055242993; http://lattes.cnpq.br/6584540291076388
    The present work aims to investigate if there is a presence of illegitimate discourse as a form of discursive manipulation in a document that guides and directs the Brazilian education, the National Curricular Common Base (BNCC). The research collected data through the first version of the document and the approved version, using as a theoretical methodological approach the contributions of Fairclough (1995, 2001, 2003), Chouliraki and Fairclough (1999) and the power relations in this discourse proposed by van Dijk (1997, 2010, 2012) and Falcone (2008). In the light of the Critical Discourse Analysis and with three-dimensional analysis method, we investigate if the BNCC is interspersed with discourses with ideologies prone to affirm inequalities and contribute with an antidemocratic and individualistic world view. On a watchful eye to the rights of learning, and now general competencies of the National Base, we intend that this work contributes in a significant way to clarify doubts and certain insecurities related to the discourse proposed by the document that is part of school routine in the whole country.
  • «
  • 1 (current)
  • 2
  • 3
  • »
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão