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    Ritos muçulmanos no Centro Islâmico, em Recife: a prática da solidariedade e os exercícios do Eid al-Fitr e Eid al-Adha
    (2025-03-21) Oliveira, Káio Carneiro de; Sobreira, Juarez Caesar Malta; http://lattes.cnpq.br/1637642140129323; http://lattes.cnpq.br/8515177169788797
    O presente texto trata-se de uma pesquisa qualitativa, com uso de entrevistas aberta, observação participante e etnografia na área de antropologia da religião. Ela busca apresentar e problematizar os ritos do Ramadã e o Eid Al-Fitr, bem como a Festa do Sacrifício, o Eid Al-Adha, com seus modos de ser do exercício religioso muçulmano e como isto mobiliza e afeta a solidariedade religiosa anualmente. Pois estas são as duas grandes festividades islâmicas partilhados por todas as linhas interpretativistas do Islã e por todas as classes sociais e origens. Existem diferenças ou adaptações dos ritos na realidade muçulmana em Recife onde o grupo é minoritário, frente uma maioria atual cristã? Foram analisadas duas festas das ditas acima durante os anos de 2023 e 2024.
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    Uma análise hermenêutica da subalternização da experiência fatímida na Tārīkh do historiador Abássida al-Ṭabarī (séc. X)
    (2025-08-06) Barbosa, Vitor Matheus de Araújo; Silva, Uiran Gebara da; http://lattes.cnpq.br/6424766542330590; http://lattes.cnpq.br/2995970252346689
    A presente monografia apresenta os resultados de uma análise acerca do apagamento da experiência fatímida em um trecho da Tarikh al-Rusul wa'l-Muluk, do historiador abássida Al-Tabari (839-923), entre o fim do século IX e o início do século X. A pesquisa investigou os mecanismos historiográficos empregados pelo cronista em seu processo de escrita, assim como o significado político-ideológico da ausência de eventos relevantes relacionados aos fatímidas. A metodologia utilizada foi a Análise Hermenêutica da Narrativa proposta por Paul Ricoeur (1913-2005), especialmente a partir do seu conceito central, “configuração narrativa” (Ricoeur, 2011). Do ponto de vista teórico, a ausência fatímida na narrativa foi compreendida a partir do conceito de “esquecimento” (Ricoeur, 2008). Os resultados identificaram um uso operacionalizado do esquecimento enquanto prática discursiva do autor em sua obra, manifestando-se parcialmente em algumas passagens e plenamente em outras. Ao mobilizar uma análise hermenêutica dessa narrativa histórica, o trabalho propõe contribuir com uma nova perspectiva acerca de uma das mais relevantes fontes históricas islâmicas dos séculos IX e X, adentrando em detalhes ainda pouco explorados deste documento. Trata-se, portanto, de uma investigação que amplia o debate sobre a história árabe-islâmica e as suas dinâmicas internas.
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