Navegando por Assunto "Internet nas campanhas eleitorais"
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Item A influência da neuropolítica nas eleições presidenciais brasileiras nas redes sociais(2024-08-17) Silva, Maria da Conceição Cavalcanti da; Jeremias Junior, Jair; http://lattes.cnpq.br/7159566689096665; http://lattes.cnpq.br/9452836412600482Esta pesquisa tem como objetivo compreender os aspectos da neuropolítica e sua influência na tomada de decisões dos eleitores no ambiente digital, a partir da análise das campanhas eleitorais presidenciais do Brasil de 2018 e 2022, focando na atuação nas redes sociais, buscando investigar se o voto, nesse contexto, é influenciado por mecanismos de manipulação. O referencial teórico contemplou discussões acerca da neuropolítica e sua aplicação no cenário político, abordando a influência de processos emocionais, cognitivos e comportamentais na percepção do cidadão sobre a política, segundo Santos (2011). Os procedimentos metodológicos adotados consistiram em um estudo de caso de caráter qualitativo, com as redes sociais como campo de pesquisa, analisando as estratégias de campanhas eleitorais presidenciais brasileiras de 2018 e 2022. Os dados obtidos indicam que as campanhas eleitorais se apropriam de técnicas da neuropolítica, explorando imagens, informações e diferentes meios de comunicação digitais para influenciar os eleitores. Com base nos resultados e discussões apresentadas, considera-se relevante questionar a ética da aplicação da neuropolítica em campanhas eleitorais, avaliando o potencial de manipulação do eleitor no ambiente digital.Item Fake news nas eleições de 2018 no Brasil: ameaça a comunicação autêntica e à democracia(2025-08-08) Santos, Bruno Augusto dos; Barbosa, Lúcia Falcão; http://lattes.cnpq.br/5667594441132627; http://lattes.cnpq.br/5403463744345932Este estudo analisa como as fake news impactaram a democracia brasileira nas eleições de 2018, à luz da Teoria da Ação Comunicativa de Habermas. A disseminação de desinformação nas redes sociais comprometeu o debate público e distorceu a formação da opinião crítica. A pesquisa, de abordagem qualitativa e baseada em revisão da literatura sobre o tema, identificou que o uso de notícias falsas rompeu com os princípios da racionalidade comunicativa imprescindível para democracia. Casos como o kit gay, alegações de fraude nas urnas e vídeos adulterados evidenciam a manipulação emocional e estimulam a propagação de discursos de ódio.Item #OCaraQueFaz: uma análise acerca da comunicação política e digital do prefeito João Campos(2025-03-19) Santos, Vitória Sofia Vieira dos; Andrade, Rayane Maria de Lima; http://lattes.cnpq.br/7190036182698859; http://lattes.cnpq.br/4101880757845323Este trabalho tem como objetivo analisar como a comunicação digital do político João Campos foi construída durante sua campanha eleitoral de 2024, com especial ênfase nas teorias do capital simbólico e da imagem política. Para viabilizar isso, a técnica de análise de conteúdo foi empregada a partir de métodos qualitativos e quantitativos. Como unidade de análise, foram examinados os conteúdos publicados pelo político no Instagram. De modo geral, observou-se que João Campos soube explorar as mídias digitais para fortalecer o relacionamento com sua base eleitoral, concentrando-se, sobretudo, no desenvolvimento de sua notoriedade, em contraste com o que foi observado em 2020.Item Verdade em crise: a manipulação da informação nas eleições presidenciais de 2022(2024-10-02) Arruda, Júlia Terto de; Faria, Maurício Sardá de; http://lattes.cnpq.br/1513772085737367; http://lattes.cnpq.br/1744648110216160A Internet e as redes sociais desempenham uma parte crucial no panorama atual da informação, revolucionando a forma como a sociedade acessa e partilha a informação. Diante desse cenário, as fake news têm se consolidado como uma ameaça crescente à integridade das democracias modernas, especialmente em momentos de grande importância política, como foi o caso das eleições presidenciais no Brasil. Nesse contexto, a presente pesquisa teve como objetivo avaliar a tipologia das fake news na construção da opinião pública nas eleições presidenciais de 2022, a partir do segundo turno, e utilizando da metodologia qualitativa de análise de discurso. Através desse enfoque, foi possível identificar a construção e disseminação de narrativas falsas, oriundas da plataforma X – antigo Twitter –, com o objetivo de manipular as percepções dos eleitores, explorando vulnerabilidades emocionais e preconceitos ideológicos preexistentes. As fake news provaram ser uma ferramenta eficaz no processo de polarização política, criando uma atmosfera de desconfiança e incerteza em relação às instituições democráticas, especialmente no que diz respeito à credibilidade do sistema eleitoral brasileiro.
