Navegando por Assunto "Internacionalização"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item Internacionalização do Ensino Superior e mobilidade estudantil: uma reflexão sobre a importância do acolhimento cultural a estudantes estrangeiros(2022) Silva, Kildare Rossano dos Santos; Oliveira, Flávia Farias de; http://lattes.cnpq.br/0567981026894586; http://lattes.cnpq.br/9607116458190818Neste estudo, nosso objetivo é refletir acerca da importância do acolhimento cultural aos estudantes estrangeiros e, a partir dessa reflexão, como podemos aprimorar nossas práticas de receptividade e acolhida ao alunado em questão. O estudo foi idealizado a partir de observações/percepções acerca das vivências culturais durante uma prática de docência do curso de Português Língua Estrangeira (PLE), numa cooperação entre Núcleo de Internacionalização (NINTER) e Núcleo de Idiomas (NID) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Como fundamentação do objeto aqui estudado, é apresentado um apanhado teórico acerca da concepção de língua como meio de interação e sua relação com a cultura, finalizando com algumas questões a refletirmos a fim de aprimorar nossas práticas de acolhimento.Item Políticas linguísticas para internacionalização: uma discussão à luz da linguística aplicada crítica(2024-12-21) Souza, John Ronald Pereira; Larré, Julia Maria Raposo Gonçalves de Melo; http://lattes.cnpq.br/5560834728346049; http://lattes.cnpq.br/5888073346901336As instituições de ensino superior brasileiras, com o intuito de atender às demandas da internacionalização, têm adotado medidas cada vez mais robustas em direção a uma educação internacional e intercultural. Em vista disso, considerando o papel que as políticas linguísticas desempenham nesse processo, apresentamos algumas considerações sobre as perspectivas teóricas da internacionalização do ensino superior e promovemos um diálogo com conceitos importantes em torno de políticas linguísticas, com o objetivo de problematizar o conteúdo das políticas linguísticas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), buscando identificar os conceitos presentes nos documentos e possíveis nuances (de)coloniais. Este estudo é exploratório, orientado pela abordagem qualitativa-interpretativista e apoiado na Linguística Aplicada Crítica (LAC). Como resultado, verificamos que as políticas linguísticas para a internacionalização da educação (PLI), no contexto da UFPE e da UFRPE, se aproximam no que diz respeito ao conteúdo e ideologia, mas se distanciam no que se refere ao nível de detalhamento das ações a serem tomadas. Os documentos refletem a natureza das universidades e seu contexto de forma consistente com as necessidades, prioridades locais e com as circunstâncias atuais.
