Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Igualdade"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A influência de práticas de educação não formal sobre o desempenho escolar de crianças em situação de vulnerabilidade social: o que dizem os sujeitos da associação beneficente criança cidadã do bairro do Cordeiro, Recife – PE.
    (2019-12-17T03:00:00Z) Melo, Lilian Lucena Vieira de; Faria, Andréa Alice da Cunha; http://lattes.cnpq.br/9061416520602275; http://lattes.cnpq.br/3325748589109246
    A pesquisa aqui apresentada objetivou analisar como as ações de uma prática de educação não-formal podem influenciar o desempenho escolar de alunos que vivem em situação de vulnerabilidade social. Para tanto, realizou-se um estudo de caso junto à Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC), uma Organização Não Governamental (ONG), com atuação no bairro do Cordeiro, em Recife/PE. Desde o ano de 2000, a ABCC vem se constituindo como um espaço de interação social que atende jovens e crianças, oferecendo acesso à educação, esporte e cultura com o objetivo de promover cidadania. Para estudo do tema, realizou-se inicialmente uma revisão sobre o conceito de desempenho escolar e os fatores que o influenciam, além de um aprofundamento da discussão sobre os contextos educacionais formais e nãoformais. Os procedimentos para a coleta de dados consistiram em levantamento bibliográfico, entrevistas semiestruturadas com professores e grupo focal com estudantes. Para tratamento dos dados utilizou-se o método de análise de conteúdo. Alunos e professores foram entrevistados e suas respostas, cotejadas e analisadas à luz do referencial teórico anteriormente apresentado. Como principal resultado, constata-se que as ações de uma prática de educação não-formal estabelecem relações de complementariedade com a educação formal, influenciando positivamente no desempenho escolar de alunos que vivem em situação de vulnerabilidade social, especialmente pela base afetiva construída diariamente através da motivação, do respeito e do acolhimento.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Da escola para a vida: como o ensino de História contribui no enfrentamento das desigualdades sociais
    (2020-10-21T03:00:00Z) Santos, Danielly de França; Andrade, Juliana Alves de; http://lattes.cnpq.br/9273063697259288; http://lattes.cnpq.br/5792085381186542
    O ensaio aqui apresentado, busca elucidar as questões sobre o ensino de História, suas práticas e sua função perante a sociedade. Com base na análise do ofício do historiador propomos uma reflexão sobre como os docentes da área devem agir frente às demandas sociais que se alteram ou permanecem diante das discrepâncias provenientes da estratificação da sociedade. Os paradigmas elencados na pesquisa em questão foram fundamentados em aparatos teóricos, sob o ensaio de estudiosos das áreas de ensino de História, Educação e Ciências Sociais, e práticos, com a observação do cotidiano de uma instituição pública de referência em ensino médio da periferia da zona norte recifense. Foi unindo os aspectos de ambos os campos que chegamos à conclusão de que para as consequências das desigualdades sociais serem superadas é preciso que os jovens tenham despertado o pensamento crítico que os faça perceber seu lugar na sociedade em que se inserem, e dessa forma desenvolvendo seus ímpetos de luta em favor de seus direitos básicos, transformando-os assim em cidadãos ativos, com consciência de classe e propriedade nas causas e movimentos que os circundam. Com o estabelecimento dessas ações teremos a consolidação da função da disciplina escolar de história e persecução pela igualdade social.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Mulheres cientistas: representar é incentivar
    (EDUFRPE, 2021) Vitória, Yasmim; Feng, Yiana; Feitosa, Marcella; Guerra, Glauce
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão