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    Horta comunitária com produção agroecológica de hortaliças
    (2022-06-02) Lima, Carlos Henrique dos Santos; Evangelista Júnior, Walter Santos; Silva Filho, Eliezer Gomes da; http://lattes.cnpq.br/4642234077345292; http://lattes.cnpq.br/6728342264331935
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    O ensino de química e a interdisciplinaridade com educação ambiental: desenvolvimento de uma horta no ambiente escolar
    (2024-03-07) Almeida, Wendel Martins de; Silva, Suely Alves da; http://lattes.cnpq.br/3497194749381919; http://lattes.cnpq.br/1742899108188224
    A pesquisa trata acerca do ensino de Química no ambiente escolar, visando à busca de uma proposta pedagógica que seja dinâmica e contextualizada por meio da Educação Ambiental, tendo em vista a interdisciplinaridade e fomento para uma formação cidadã através do desenvolvimento de uma horta orgânica. O objetivo principal pauta-se em analisar o processo de ensino-aprendizagem de conteúdos de química quando há a integralização da disciplina de Química por meio da Educação Ambiental com a criação de uma horta orgânica no ambiente escolar. Os participantes da pesquisa foram uma turma de estudantes do 1º ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública de ensino do estado de Pernambuco. Para alcançar tais resultados, utilizou-se uma metodologia centrada numa abordagem qualitativa do tipo explicativa. O instrumento de coleta de dados foi um formulário elaborado pela plataforma Google Forms, com o qual coletamos a resposta de 16 (dezesseis) estudantes. No tratamento e análise dos dados, realizamos também um diálogo com os autores da fundamentação teórica. Como resultados, podemos observar que a proposta de desenvolvimento da horta despertou nos estudantes motivação e engajamento no processo de ensino-aprendizagem de Química. Para, além disso, a pesquisa revelou de igual modo uma reflexão profunda sobre algumas temáticas como educação significativa, abordagem didática, interdisciplinaridade, ensino de Química e formação cidadã. Diante disso, conclui-se que os futuros professores de Química e aqueles que já estão em atividade necessitam urgentemente voltar-se mais para recursos que desenvolvam e acrescentem à sua formação não apenas inicial, mas também continuada, a fim de facilitar, auxiliar e popularizar a Química, alinhando os preceitos científicos aos saberes pedagógicos.
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    O uso de efluentes de piscicultura em irrigação: análise do potencial em hortas urbanas
    (2025-07-24) Alves, Pedro Washington de Arruda; Porto Neto, Fernando de Figueiredo; http://lattes.cnpq.br/1475750525654086; http://lattes.cnpq.br/4813797250204084
    Com o crescimento da piscicultura na sociedade brasileira nos últimos anos, é necessário destacar os impactos ambientais provenientes da atividade, como o acúmulo de matéria orgânica e de amônia na água, elementos esses que podem ser tóxicos para o solo ou para os peixes, mas que podem ser usados de forma integrada em uma cultura secundaria de horticultura. Ademais, objetivou-se com esse trabalho estudar e avaliar o potencial referente ao uso de água dos viveiros de peixes em um sistema de horta urbana vertical, coletada da Estação de Piscicultura Johei Koike da Universidade Federal Rural de Pernambuco, para ser usada como fonte em uma irrigação adubada. Nessa perspectiva, o trabalho foi realizado no Laboratório de Aquacultura e Sustentabilidade do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal Rural de Pernambuco, onde inicialmente foram preparados tubos com três tratamentos com diferentes razões de irrigação com água de poço e água do viveiro, nos quais foram utilizados em conjunto de vegetais como alface e rúcula. Após a coleta da água e o início da atividade, a pesquisa teve uma duração total de cinco semanas. Os resultados das mudas viáveis mostraram que o tratamento com água irrigada da estação de piscicultura (rica em nutrientes) obteve melhor desempenho do que a água do poço (pobre em nutrientes), sendo a rúcula possuindo melhor crescimento e a alface brotando em quantidades insuficientes, devido ao pH não ser ácido o suficiente. Portanto, o uso da água de efluentes da piscicultura em irrigação adubada é considerado viável, fazendo-se adaptações necessárias.
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    Relatório final de atividades do Estágio Supervisionado Obrigatório: vivência nas unidades produtivas atendidas pela Secretaria Executiva de Agricultura Urbana da Prefeitura do Recife
    (2025-08-06) Lima, Pedro Paulo Rodrigues Bandeira de; Gonçalves Neto, Álvaro Carlos; http://lattes.cnpq.br/1044585519530220; http://lattes.cnpq.br/3963920573411779
    A Secretaria Executiva de Agricultura Urbana (SEAU) tem fomentado práticas sustentáveis de agricultura no município, incentivando a produção agroecológica de alimentos e ervas medicinais em hortas e pomares instalados em áreas públicas e privadas com potencial agrícola. O presente relatório registra as atividades realizadas durante o Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) na SEAU da Prefeitura da Cidade do Recife (PCR), no período de 14 de abril a 27 de junho de 2025. Durante o estágio, foram realizadas atividades como produção de mudas, manejo de canteiros e apoio no planejamento das operações agrícolas em uma das áreas de produção da SEAU, o Sítio Nathan Valle, no bairro do Cordeiro – Recife/PE, além do apoio no acompanhamento técnico de unidades produtivas atendidas pela secretaria, tendo com resultados promoção da segurança alimentar, atividades educacionais com foco na sustentabilidade, resgate da ancestralidade, e conservação do meio ambiente. Esta experiência prática proporcionou uma compreensão mais ampla sobre a produção agrícola em contexto urbano e o papel da gestão pública nesse processo. O estágio permitiu vivenciar o planejamento, o trabalho em equipe, a produção e o acompanhamento técnico em campo, integrando teoria e prática dentro da perspectiva agroecológica e educacional que orienta as ações da secretaria, contribuindo para a segurança alimentar, a sustentabilidade ambiental, o fortalecimento das relações sociais e a economia solidária.
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