Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Holandeses"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Entre o sertão e a Companhia: uma análise sobre a relação entre o povo Tarairiú e neerlandeses durante a dominação neerlandesa nas Capitanias do Norte (1630-1654)
    (2024-03-05) Oliveira, Júlia Samahra Santos de; Miranda, Bruno Romero Ferreira; http://lattes.cnpq.br/8746246350935536; http://lattes.cnpq.br/0030330461417897
    O presente trabalho busca analisar as complexas situações de contato e relações construídas entre tapuias e neerlandeses durante os anos de 1630 a 1654, recorte temporal referente à parte da dominação holandesa nas Capitanias do Norte do Brasil. A princípio, o ensaio traz uma contextualização historiográfica dos estudos realizados sobre os povos indígenas ao longo do tempo. Posteriormente, o trabalho traz a análise crítica das fontes e narrativas que tratam sobre os povos tapuias, entendendo que tais escritos, feitos majoritariamente por neerlandeses, eram imbuídos de visões pejorativas e preconceitos para com tais indivíduos. Os neerlandeses, como outros europeus, construíam justificativas para a suposta civilização destes em suas narrativas. Em um terceiro momento o trabalho delineia de forma cronológica os principais momentos de contato e a forja de alianças entre neerlandeses e tapuias, buscando entender as perspectivas e interesses destes últimos dentro da complexa esfera colonial.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Os indígenas e a guerra luso-neerlandesa (1630-1654): uma análise da historiografia
    (2024-03-05) Silva, Gabriel Vinícius Oliveira da; Miranda, Bruno Romero Ferreira; http://lattes.cnpq.br/8746246350935536; http://lattes.cnpq.br/9368777654940870
    As invasões neerlandesas em território brasileiro (1624-1654), se demonstram como um ponto forte dentro do campo historiográfico do nosso período colonial, devido a sua característica única de ser um capítulo que, apesar de considerado breve dentro de uma análise da História Colonial, também se configura como um de seus episódios mais bem documentados e, consequentemente, trabalhado. Dentro desse rico período, usualmente chamado de Brasil holandês, alguns assuntos parecem mais recorrentes, a exemplo dos diferentes tipos de colonização, a especificidade da chamada ‘Guerra Brasílica’ e seus principais personagens, entre outros. Tudo é amplamente debatido e muitos trabalhos de qualidade podem ser encontrados, definindo uma riqueza de conteúdos a todos aqueles interessados na temática. A questão indígena, nesse sentido, aparece como uma das mais relevantes e definidoras na caracterização do período. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo realizar as seguintes perguntas: Como são trabalhados os indígenas dentro da historiografia do Brasil holandês? O objetivo do presente artigo é averiguar como os principais autores da temática tratam das populações indígenas e de seu envolvimento nas guerras luso-neerlandesas.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão