Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Heurística"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A influência das diferenças de gênero na escolha de consumo: um estudo baseado em vieses comportamentais
    (2025-03-31) Kohl, Kimberly Gerda Nunes; Maia Filho, Luiz Flávio Arreguy; http://lattes.cnpq.br/2508376486299377
    Este estudo analisa a influência das diferenças de gênero nas escolhas de consumo sob a perspectiva dos vieses comportamentais. A teoria econômica neoclássica tradicional sugere decisões racionais, contudo pesquisas mais recentes, principalmente a partir dos estudos de Kahneman e Tversky (1979), indicam que decisões são frequentemente influenciadas por heurísticas e vieses cognitivos, questionando assim a premissa da racionalidade ilimitada. Este trabalho buscou investigar como os vieses comportamentais - excesso de confiança, aversão à perda, efeito enquadramento, contabilidade mental – podem a princípio estar relacionados às diferenças nas decisões de consumo entre homens e mulheres. A pesquisa é composta por uma revisão bibliográfica aprofundada e uma análise empírica utilizando dados reais de clientes de consultoria financeira, com o objetivo de ilustrar eventuais padrões distintos de consumo ligados ao gênero. Os resultados mostraram diferenças significativas entre os gêneros, com mulheres demonstrando maior aversão à perda e comportamento conservador e homens apresentaram maior excesso de confiança, destinando mais recursos a financiamentos e consórcios, sugerindo maior propensão ao risco. Além disso, mulheres apresentaram maior segmentação das despesas, evidenciando o viés da contabilidade mental. Esses achados reforçam a importância de estratégias financeiras diferenciadas para homens e mulheres.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Ancoragem de preço: uma investigação econômico-comportamental sobre efeito ancoragem no uso do aplicativo menor preço em Pernambuco
    (2019) Silva, Gabriel Fernando Candido da; Maia Filho, Luiz Flávio Arreguy; http://lattes.cnpq.br/2508376486299377; http://lattes.cnpq.br/5814642766143449
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Heurísticas na tomada de decisão em empresas familiares: uma revisão de literatura
    (2022-10-07) Lima, Daniele Euzebio de; Pinho, Marco Aurélio Benevides de; http://lattes.cnpq.br/2714666465429956
    O presente trabalho tem por objetivo geral identificar a presença de heurísticas e vieses cognitivos na tomada de decisão em empresas familiares a partir de uma revisão sistemática de literatura, pesquisa bibliográfica de caráter exploratório, natureza básica e abordagem qualitativa, onde analisou-se a produção científica nacional no período compreendido entre os anos de 2011 e 2021. Foram selecionados nas bases de dados 26 estudos direcionados às temáticas relativas às empresas familiares, 19 estudos versando sobre heurísticas e vieses em decisões organizacionais e apenas 01 estudo relacionando as duas temáticas. Os resultados encontrados possibilitaram responder à seguinte pergunta de pesquisa: como as heurísticas e vieses cognitivos podem afetar as decisões em empresas familiares? A pesquisa evidenciou a presença das heurísticas da representatividade, disponibilidade e ancoragem na tomada de decisão em uma empresa familiar situada no Nordeste brasileiro, impactando na construção de cenários e no planejamento estratégico. Foi possível ainda, identificar uma escassez de estudos direcionados ao processo decisório e seus elementos menos racionais em empresas familiares, como as heurísticas e vieses cognitivos, sugerindo-se como tema de pesquisas futuras visando à qualidade das decisões e a melhoria dos resultados organizacionais.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O viés da disponibilidade nas decisões de investimento dos indivíduos
    (2024-03-04) Brito Neto, José Heleno de; Maia Filho, Luiz Flávio Arreguy; http://lattes.cnpq.br/2508376486299377
    A presente monografia investiga o viés da disponibilidade nas decisões de investimento dos indivíduos, visando compreender até que ponto e por quais meios a educação financeira pode mitigar os efeitos adversos dessas decisões. Inicialmente, resgatamos conceitos da economia comportamental e contextualizamos a situação da literacia financeira no Brasil. Através de uma pesquisa bibliográfica, buscamos entender o papel do viés da disponibilidade nas decisões de investimento, analisando estudos de caso e pesquisas que abordam sua influência em diferentes contextos econômicos. Utilizando método analítico-dedutivo, exploramos as estratégias e técnicas que podem ser empregadas para minimizar o impacto negativo desse viés, visando melhorar a tomada de decisão financeira. A coleta e seleção de dados envolveram uma revisão sistemática de fontes acadêmicas, priorizando artigos em português entre 2018 e 2023. Foram selecionados 06 artigos, com foco em estudos de caso brasileiros. Os estudos analisados revelam que o viés da disponibilidade exerce uma influência significativa nas decisões de investimento dos indivíduos, especialmente entre os mais jovens e menos experientes. A informação sobre a valorização recente de ativos financeiros, amplamente divulgada em plataformas de mídia social e impactadas por influenciadores digitais, demonstrou ser um fator determinante na escolha de investimentos. A falta de compreensão dos riscos associados e a tendência de buscar ativos alternativos também foram destacadas como preocupações importantes.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão