Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Gráficos"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O uso de gráficos nos estudos de equilíbrio químico: uma análise de livros didáticos e da compreensão de estudantes
    (2023-09-22) Aguiar, Diego Ferreira de; Amaral, Edenia Maria Ribeiro do; http://lattes.cnpq.br/5241130686153506; http://lattes.cnpq.br/5044636461472866
    O objetivo deste trabalho é analisar a utilização de gráficos no ensino de equilíbrio químico, avaliando dificuldades dos estudantes no entendimento de gráficos que representam esse conceito. Os gráficos na educação básica, especialmente nas disciplinas de Matemática e Química são ferramentas cruciais para a compreensão e interpretação de dados pelos estudantes. A literacia que envolve a habilidade de estruturar informações, criar gráficos e interpretar símbolos, é fundamental nesse contexto. O entendimento do conceito de equilíbrio químico traz desafios para o estudante devido à sua abstração e, no ensino, gráficos são utilizados na representação dos processos que atingem equilíbrio. Esta pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, e envolveu a análise documental a partir de 4 livros didáticos de Química e das respostas a um questionário aplicado em uma turma do 3° ano do Ensino Médio. Os resultados revelaram que muitos livros não utilizam gráficos de maneira apropriada, tornando-os mais ilustrativos do que informativos, o que dificulta a compreensão dos estudantes. Além disso, a maioria dos estudantes demonstrou não possuir literacia gráfica. Esses resultados destacam a importância de melhorar a abordagem do ensino de gráficos e do conceito de equilíbrio químico, visando aprimorar a compreensão dos estudantes no contexto da educação em Química e em Ciências.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão