Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Formação de leitores"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 11 de 11
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Formação de leitores no ensino médio: a literatura em cena
    (2023-11-10) Soares, Conceição Maria da Silva; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A importância da literatura infantojuvenil na formação leitora : um mapeamento sistemático de literatura
    (2023-10-27) Leite, Mariana Beatriz Batista; Larré, Julia Maria Raposo Gonçalves de Melo; http://lattes.cnpq.br/5560834728346049; http://lattes.cnpq.br/7500551533132316
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Leituras de fábulas no ensino fundamental: conexões com a sala de aula invertida para a formação de leitores
    (2023-11-24) Silva, Laudivânia Alves da; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Leituras de poesia na escola : importância da literatura na formação de leitores no Ensino Médio
    (2024-06-28) Cavalcanti, Beatriz Gomes; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/5886635279500141
    A leitura de poesia na escola ainda é um tema que precisa ser estudado, sobretudo, quando observamos a necessidade de ampliação do debate sobre a formação de leitores na Educação Básica. O objetivo geral deste estudo é investigar as práticas de leituras de poesia na formação de leitores críticos, por meio de intervenção didáticopedagógica no 2º ano do Ensino Médio. Quanto ao aporte teórico, recorreremos à abordagem de Pinheiro (2014) sobre a inserção da poesia na sala de aula, bem como o enfoque de Cosson (2020) acerca das reflexões sobre o letramento literário e os círculos de leituras literárias, além de abordar a formação de leitores no campo artístico-literário. No tocante ao desenho metodológico, trata-se de pesquisa-ação realizada em escola pública da rede estadual de Pernambuco, com aplicação de sequência didática em turma do 2º ano do Ensino Médio. O trabalho insere-se no contexto do Programa de Residência Pedagógica – PRP/CAPES, tendo em vista as vivências pedagógicas realizadas na escola EREM Ana Faustina no município de Surubim, Pernambuco. Os resultados apontam para grande diferença na vida acadêmica a escolha do tema veio em conjunto as aulas ministradas. Com isso, o presente trabalho tem o intuito de mostrar a necessidade do hábito de leitura, formando leitores críticos e conscientes, por meio da poesia.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Literatura para além das palavras: o gênero conto em diálogo com outras artes
    (2023-09-29) Santana, Lívia Carolina Nascimento; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/6787585752021755
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O lugar da literatura infantojuvenil na BNCC do ensino fundamental: análise de competências e habilidades propostas para a formação de leitores críticos
    (2021-08-21) Magalhães, Jaciara Ribeiro; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/4002481378927384
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A obra literária Vidas Secas em sala de aula: trilhas para a formação de leitores
    (2023-11-10) Rodrigues, Daniela da Conceição; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Podcast: gênero textual digital como ferramenta de incentivo à formação de leitores no ensino médio
    (2023-11-29) Silva, Ani Camila Gomes da; Pedrosa, Paloma Pereira Borba; http://lattes.cnpq.br/1116526654784440
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A poesia de autoria feminina na formação de leitores no ensino fundamental : diálogos com Cida Pedrosa
    (2023-11-10) Rodrigues, Cosma Raimunda; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Práticas de leituras literárias na escola: biblioteca móvel como estratégia (inov)ativa para motivar competências leitoras de discentes do 9° ano do ensino fundamental
    (2023-11-24) Feliciano, Josefa Rosineide dos Santos; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Videopoemas em práticas de leituras literárias no ensino médio: interconexões com a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos - ABP
    (2023-11-23) Melo Junior, Muriel Prado de; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/6512794139759169
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão