Navegando por Assunto "Finanças pessoais"
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Item Atenção e persuasão, as armas da comunicação dos youtubers de finanças(2021-07-22) Soares, Bruno Alecsander Maia; Maia Filho, Luiz Flávio Arreguy; http://lattes.cnpq.br/2508376486299377Este trabalho tem a proposta de analisar o grau de sofisticação na comunicação sob a ótica da Economia Comportamental, quanto aos níveis de persuasão e captura da atenção através da formação de hábitos, empregada pelos dois maiores canais de finanças pessoais e investimentos do YouTube no Brasil. A metodologia utilizada neste trabalho foi a Análise de Conteúdo, através de uma abordagem qualitativa. Foram analisados os três vídeos dos canais O Primo Rico e Me Poupe!, Que apresentaram uma maior quantidade de visualizações nos últimos seis meses. Dessa forma, foi possível concluir que os produtores utilizam estrategicamente as técnicas de persuasão e captura de atenção, apontando para uma necessidade de uma filtragem mais cautelosa e racional por parte dos consumidores na busca por instrução financeira via vídeos na internet.Item Consumidores/as endividados/as e a cidadania financeira: os dilemas consumeristas dos/as usuários/as do Proendividados(2020-10-10) Barros, Naylline Hills de Albuquerque; Albuquerque, Hortência Cruz de; Silva, Laurileide Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/7869325906861017; http://lattes.cnpq.br/4316127961561473; http://lattes.cnpq.br/1375627667531678A oferta de crédito à população brasileira teve um crescimento expressivo nos últimos anos. No entanto, o contexto em que se deu essa inclusão no mercado financeiro, trouxe consigo taxas alarmantes de endividamento familiar. Tal problemática despertou o interesse na promoção de ações que visem sua prevenção, bem como a melhoria do relacionamento dos indivíduos com as finanças. Uma das instituições que abarcou a proposta foi o Banco Central do Brasil, objetivando difundir a cidadania financeira, um conceito discutido recentemente, que se refere ao exercício dos direitos e deveres dos indivíduos no que diz respeito à vida financeira. A cidadania financeira é respaldada por um contexto de inclusão e educação financeira, proteção do/a consumidor/a, e participação no diálogo com o Sistema Financeiro Nacional. Nesse sentido, a experiência vivenciada como estudante voluntária, no Programa de Tratamento de Consumidores Superendividados (PROENDIVIDADOS) norteou a consecução deste trabalho, que teve como objetivos propostos: analisar a cidadania financeira no cotidiano de consumidores/as endividados/as e, especificamente, caracterizar o perfil dos/as usuários/as do PROENDIVIDADOS, identificar os principais problemas apresentados pelos consumidores/as e avaliar o exercício da cidadania financeira a partir das experiências dos/as usuários/as do PROENDIVIDADOS. O percurso metodológico adotado pautou-se na abordagem qualitativa, tendo a observação participante como instrumento de coleta de dados. Os resultados mostram que os/as consumidores/as atendidos no PROENDIVIDADOS, em sua maioria são aposentados e que vêm exercendo a cidadania financeira de forma precária, em razão principalmente pelo modo em que estão incluídos financeiramente, sem o acesso devido à educação financeira e fragilizados em sua proteção. Contudo, esses fatores evidenciam a urgência de ações que ampliem o acesso à cidadania financeira, em seu mais amplo sentido, um trabalho a ser realizado de forma contínua e sistemática, por meio da cooperação de distintas instâncias, sejam elas públicas e privadas, com a devida responsabilidade do Estado.Item Crédito, endividamento e inadimplência das famílias pernambucanas: uma análise para o período de 2003 a 2020(2021-07-23) Souza, Natália Carneiro de; Souto, Keynis Cândido de; http://lattes.cnpq.br/0393274407907348; http://lattes.cnpq.br/8495909846804585Este trabalho tem como objetivo analisar a evolução do crédito e seus efeitos em relação ao endividamento, inadimplência, PIB e consumo das famílias pernambucanas no período de 2003 a 2020. A literatura mostra que a expansão do crédito, além de estimular o consumo e a renda positivamente, aumenta o endividamento e, no longo prazo, pode ocasionar inadimplência quando em conjunto com uma situação econômica desfavorável. O período analisado compreende uma fase de crescimento econômico com significativa expansão do crédito e elevação do endividamento (2003-2010) seguida de uma fase de crescimento moderado do crédito e crises políticas e econômicas, que acabam impedindo a economia de manter uma trajetória positiva de crescimento. Em 2020, quando se esperava que a economia estadual retomasse a situação favorável e se recuperasse, a economia é surpreendida pela pandemia do novo coronavírus, que afeta fortemente o Brasil e Pernambuco. Tendo como base este contexto, foi realizada uma pesquisa científica, bibliográfica e descritiva, e, a partir da análise de dados secundários, obtidos de forma indireta pode-se concluir que: no período de 2003 a 2010, houve significativo aumento do crédito destinado às famílias pernambucanas. Este aumento do crédito estimulou o consumo e o PIB, aumentou o endividamento das famílias, mas não impactou negativamente na taxa de inadimplência que teve uma trajetória decrescente. No segundo período, 2011 a 2020, a expansão de crédito foi menor, mas o nível de endividamento das famílias estava elevado em virtude da fase anterior. No contexto de incertezas gerado pela crise econômica, instabilidade política e crise pandêmica, o crédito não foi suficiente para estimular o consumo, afetando o desempenho do PIB do estado, mas estes fatores não levaram ao aumento da inadimplência que permaneceu com taxas inferiores às observadas no período anterior.Item Os/as consumidores/as e o superendividamento: um estudo sobre as estratégias do Núcleo de Apoio ao Superendividado (NAS) em Recife/PE(2018-12-20) Oliveira, Irani Pereira de; Albuquerque, Hortência Cruz de; http://lattes.cnpq.br/4316127961561473Historicamente a população brasileira construiu uma relação adversa com a administração das finanças pessoais. Os longos períodos de crise econômica, má distribuição de renda e oportunidades, delegaram às famílias hábitos de consumo incompatíveis com o nível de renda mínimo do país. A crescente produção de mercadorias, o avanço do crédito para sua aquisição e a constituição da cultura de consumo, são alguns fatores que corroboraram para a consolidação e a propagação de uma sociedade “superendividada”. Na contemporaneidade, os/as consumidores/as sequer precisam comprovar renda para ter acesso ao crédito e assim adquirir bens e serviços, além disso, o consumo tem operado como via de significação e inserção social. A facilitação do acesso ao crédito não trouxe consigo a educação financeira, e a falta desta podem contribuir para que as famílias não usufruam de uma melhor qualidade de vida, podendo assim desencadear problemas como: endividamento, superendividamento, conflitos familiares e de saúde. Neste sentido, esse trabalho é fruto de uma experiência de estágio vivenciada no Núcleo de Apoio aos Superendividados (NAS/PROCON/PE) e tem como objetivo analisar as principais estratégias para a educação do consumidor e consequências do superendividamento enfrentado pelos/as consumidores/as que utilizam os serviços do NAS. Para isso, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório e natureza qualitativa. Pode-se indicar, como conclusão, que o problema do superendividamento está para além da falta de educação financeira e se materializa a partir do acesso precário à recursos financeiros, além dos incentivos a uma cultura de consumo insaciável que agrega aos bens valores, emoções, e sentimento de pertencimento.Item Vidas financeiras: a influência das heurísticas e vieses no comportamento para o superendividamento(2021-02-22) Silva, Genilda Karla Nobre da; Albuquerque, Hortência Cruz de; Melo, Jaqueline Ferreira Holanda de; http://lattes.cnpq.br/0639256942534141; http://lattes.cnpq.br/4316127961561473; http://lattes.cnpq.br/7054065410080769Entre os desdobramentos de determinados comportamentos de consumo, o superendividamento tem se apresentado como um dos principais dilemas dos brasileiros nestas duas primeiras décadas do século XXI. Logo, o objetivo geral deste trabalho foi compreender a vida financeira de consumidores/as que estão ou já estiveram em situação de superendividamento. Em relação aos procedimentos metodológicos, o presente trabalho possui caráter exploratório-descritivo de cunho qualitativo. Para a coleta de dados primários foi realizada observação in loco e a disponibilização de um formulário na plataforma do Google Forms. A partir do que se observou, podemos considerar que a escolaridade não é sinônimo de educação financeira; a renda, sua fonte e quantia, junto ao número de pessoas que coabitam, apesar de não serem fatores determinantes no superendividamento, podem auxiliar no agravamento tanto da situação de inadimplência como na qualidade de vida. Considera-se que este trabalho contribui para a criação de programas de prevenção ao superendividamento, proteção e educação do consumidor eficazes, com vistas a influenciar na saúde financeira e consequentemente na melhoria da qualidade de vida dos/as cidadãos/ãs.
