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Navegando por Assunto "Escravidão - Brasil"

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    O uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICS) para ensinar história da África e escravidão no Brasil
    (2024-01-04) Nascimento, Jefferson José Ramos do; Corrêa, Lucas Mariani; http://lattes.cnpq.br/1710180569222932; http://lattes.cnpq.br/6350726367624805
    A tecnologia é uma forte ferramenta educacional, quando bem utilizada potencializa a prática docente, e torna o aluno protagonista do aprendizado. O professor que procura utilizar as tecnologias em suas aulas demonstra avanço e compromisso com o novo. Ensinar sobre África e Escravidão no Brasil torna- se um desafio que pode ser superado com a união entre tecnologia e domínio docente do conteúdo apresentado. Ensinar é um privilégio, dominar o assunto e as tecnologias é uma potencializador do ensino aprendizagem na educação brasileira. O presente trabalho aborda a temática África e escravidão no Brasil, assim como as leis que as regulamentam, partindo do pressuposto que a prática docente envolve o professor ter domínio sobre o tema em questão e se qualificar para lecionar uma temática importantíssima. No decorrer dos capítulos, é levada em consideração a importância do ensino de História da África na formação dos discentes que atuarão no ensino regular. Temos como eixo principal da temática do presente trabalho abordar as TDICs no ensino de História e Cultura Africana, apontando os seus benefícios e desafios. Outro ponto importante envolve o uso das TDICS para se ensinar sobre a escravidão dos africanos no Brasil e como deve ser abordada essa temática de suma importância para que a prática docente atinja os objetivos propostos. Por fim, o debate gira em torno do uso dos recursos digitais existentes, como aplicativos, websites, jogos, etc., tudo voltado para a educação e o ensino de História da África e da Escravidão no Brasil. É debatida a importância dos docentes utilizarem esses recursos para o enriquecimento e a inclusão de seus alunos nas aulas
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    Racismo dos dias atuais ao seu processo histórico — para entender as ações afirmativas. Proposta de sequência didática para a semana da Consciência Negra
    (2023-04-18) Silva, Ana Eliza de Jesus Lima Vieira da; Santos, Maria Emília Vasconcelos dos; http://lattes.cnpq.br/4794117737260000
    Esse trabalho visa compreender a adoção de políticas educacionais e estratégias pedagógicas de valorização da diversidade e como tais propostas podem promover a superação da desigualdade étnico-racial que ocorre no Brasil. Compreendendo como o Estado promove e incentiva políticas de reparação às populações subjugadas e afastadas da narrativa histórica, sendo a educação escolar o principal caminho de combater o racismo e trabalhar as reivindicações das populações afro-brasileiras. Considerando a educação como meio para trabalhar justiça e igualdade de direitos sociais, civis, culturais, econômicos e o reconhecimento das contribuições das populações africanas para a formação do Brasil, além de valorizar a diversidade nacional. Utilizando a habilidade (EF08HI20) que propõe: identificar e relacionar aspectos das estruturas sociais atuais com os legados da escravidão no Brasil, na formulação e aplicação da sequência didática para os 8 anos do Ensino fundamental. Possibilitando aos alunos conhecer e compreender as políticas afirmativas, sua função social e o legado histórico de racismo que as fizeram necessárias enquanto medida reparatória.
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