Navegando por Assunto "Ensino técnico"
Agora exibindo 1 - 8 de 8
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item Continuação da inauguração do prédio do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas, CODAI, da UFRPE(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 1971) Universidade Federal Rural de Pernambuco; Biblioteca Central. Núcleo do Conhecimento Professor João Baptista Oliveira dos SantosFotografia original conservada, revelada em papel brilhante, em sépia, medindo 11 cm x 18 cm, no formato horizontal. Foi empregado como processo filme negativo. Esta fotografia integra o acervo fotográfico do Núcleo do Conhecimento Professor João Baptista Oliveira dos Santos da Biblioteca Central. Possui informações escritas a caneta no verso. Não possui duplicata.Item Currículo e destino do técnico em Agro-Pecuária; estudo em um colégio(1978) Sampaio, ElnyItem Inauguração do prédio do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas, CODAI, da UFRPE(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 1971) Universidade Federal Rural de Pernambuco; Biblioteca Central. Núcleo do Conhecimento Professor João Baptista Oliveira dos SantosFotografia original conservada, revelada em papel brilhante, em sépia, medindo 11 cm x 18 cm, no formato vertical. Foi empregado como processo filme negativo. Esta fotografia integra o acervo fotográfico do Núcleo do Conhecimento Professor João Baptista Oliveira dos Santos da Biblioteca Central. Possui informações escritas a caneta no verso. Não possui duplicata.Item Precificação de serviços educacionais: diretrizes gerais adotadas e oportunidades de aperfeiçoamento na precificação em uma instituição de ensino profissional e tecnológico(2021-12-17) Moreira, Camilla Gonzaga; Maia Filho, Luiz Flávio Arreguy; http://lattes.cnpq.br/2508376486299377O presente estudo tem como principal foco os métodos de precificação de serviços educacionais na formação de preço de cursos técnicos. O objetivo geral é identificar quais são os principais métodos adotados na precificação de serviços educacionais, mais especificamente cursos técnicos, em uma instituição de ensino técnico do estado de Pernambuco, bem como considerar eventuais oportunidades de aperfeiçoamento. Para tanto, definiram-se os seguintes objetivos específicos: resgatar autores e teorias relevantes para o contexto de precificação de serviços educacionais; reunir dados e informações consideradas na análise da estrutura de custos para formação de preço de uma linha de serviços (cursos técnicos) ofertados pela Instituição estudada; entender, em linhas gerais, como a Instituição converte as informações relevantes em preços efetivamente praticados e realizar uma análise de sustentabilidade do método empregado pela instituição. Abordar os métodos de precificação de serviços educacionais na formação de preço de cursos técnicos justifica-se pela sua relevância frente a um aumento da busca por sustentabilidade financeira das organizações de educação diante da economia em recuperação pós-pandemia. A metodologia utilizada tem caráter bibliográfico, com o estudo e comparação das obras de diferentes autores para maior aprofundamento sobre o tema, além de análise documental de natureza exploratória. Com resultados tratados de maneira qualitativa, a partir da coleta de informações em fontes secundárias e primárias, com dados fornecidos por uma instituição de ensino privada – mediante devida autorização de pesquisa, foi realizada a simulação, aumentando o número de participantes por turma e mantendo-se os custos fixos; identificou-se nos resultados que aumentar a quantidade padrão de participantes de 25 para 28 trariam resultados mais eficientes e crescimento no resultado operacional, em torno de 5 pontos percentuais. Com o levantamento de informações ao longo da pesquisa e da análise dos dados, foi possível concluir que os métodos teóricos de precificação são positivos na formação de preços de serviços educacionais auxiliando a instituição, na obtenção de custos bem definidos e na visão do resultado obtido.Item Professor Adierson Erasmo de Azevedo, reitor da UFRPE, durante a inauguração da Escola Lions Recife Parnamirim(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 1971) Universidade Federal Rural de Pernambuco; Biblioteca Central. Núcleo do Conhecimento Professor João Baptista Oliveira dos SantosFotografia original conservada, revelada em papel guache, em sépia, medindo 18 cm x 25 cm, no formato horizontal. Foi empregado como processo filme negativo. Esta fotografia integra o acervo fotográfico do Núcleo do Conhecimento Professor João Baptista Oliveira dos Santos da Biblioteca Central. Possui informações escritas a lápis grafite no verso informando apenas o nome do reitor e o período do seu reitorado. Não possui duplicata. Essa fotografia integra uma minicoleção composta pelas fotografias 0125, 0128 e 0135.Item Relatório final de estágio curricular obrigatório(2019) Souza, Adriana Miranda de; Silva, Suely Alves da; http://lattes.cnpq.br/3497194749381919; http://lattes.cnpq.br/5736862733212609Item Relatório final do estágio curricular obrigatório(2019) Paula, Alexsandra Silva de; Silva, Suely Alves da; http://lattes.cnpq.br/3497194749381919; http://lattes.cnpq.br/8160895943907205Item Relatório final do estágio curricular obrigatório(2018) Freitas, Rubenice Maria de; Silva, Suely Alves da; http://lattes.cnpq.br/3497194749381919; http://lattes.cnpq.br/4885593571195363
