Navegando por Assunto "Eficiência (Serviço público)"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item Aquisição de bens comuns por meio de pregão eletrônico: uma análise no Município de Taquaritinga do Norte – PE(2022-09-22) Costa, Viviane de Paula Vilarim; Alexandre, Rodrigo Danniel da Silva; http://lattes.cnpq.br/3855895703137244; http://lattes.cnpq.br/3634296387933433Any and all acquisition of goods and/or contracting of services must be through a bidding process, aiming at the search for the most advantageous proposal for the Public Administration. If the object to be bid is classified as a good of a common nature, the bidding modality will be the Trading, in its electronic form. The present work has as general objective to evaluate if the process of acquisition of common goods through the Electronic Trading in the Municipal Health Fund of Taquaritinga do Norte - PE is efficient. To this end, the specifics that led to the survey carried out during the years 2020 and 2021 were defined, as well as the definition of criteria for measuring a possible efficiency obtained in the 25 electronic auctions analyzed. Methodologically, a document analysis was used, collecting data and results obtained through the guiding criteria of this research, which were: celerity and economy. It was observed that the highest percentages of savings found were recorded in 2021 and that the average term of the internal phase of the trading sessions was also reduced. In this way, the aspect identified as a relevant influencer for the efficiency of purchases in the Municipal Health Fund was: the training that is essential for hiring based on advantages, avoiding damages to the public treasury and consequently to the population, in view of the everyday updates such as the implementation of the New Bidding Law. This work will add as another source of research among the few works carried out in the area of public administration, specifically in the theme of bidding, directed to small municipalities.Item Controle interno municipal : estratégias e desafios para eficiência administrativa no município do Jaboatão dos Guararapes(2024-08-17) Chaves, Rafael da Silva; Barbosa, Antônio Maria Pereira; http://lattes.cnpq.br/7274411488341929; http://lattes.cnpq.br/8719284349015490O propósito deste artigo é relatar a relevância do controle interno para gestão municipal, identificando suas estratégias e os desafios enfrentados pelos gestores públicos municipais na atividade e manutenção de um sistema de controle interno com capacitação contínua de seus membros de modo a alcançar um nível ideal de acompanhamento e coordenação em aplicação de verbas públicas seguindo as orientações das cortes supremas de fiscalização como Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, Tribunal de Contas da União e Controladoria Geral da União. Consolidar informações e disponibilizando em meios que as tornem públicas, servindo como instrumento que ofereça respostas a sociedade de como estão sendo utilizados os recursos que o município administra. Assim se conclui que analisando os trabalhos desempenhados pelo controle interno é necessário superar os problemas no exercício de suas atividades e manter um fluxo contínuo de capacitação com utilização de Institutos e órgãos públicos que possibilitam esse aprimoramento, possibilitando compreensão dos gestores públicos nos benefícios de um órgão que compõe a estrutura municipal é capaz de realizar na execução de seus trabalhos, considerando a legalidade imposta por órgãos governamentais e alcançando êxito na atividade administrativa do poder público municipal.Item Eficiência dos gastos públicos em saúde durante a pandemia da covid-19: um estudo das unidades federativas do Brasil(2022-05-25) Lima, Weslley Lopes de; Pontes, Tricia Thaíse e Silva; http://lattes.cnpq.br/0497598665441136; http://lattes.cnpq.br/2870184276904066The objective of this study is to measure the relative technical efficiency of public spending on health in the federative units of Brazil, in the years 2020 and 2021, which correspond to the first and second year of the covid-19 pandemic in the country, given the importance of optimization financial resources to meet the different socioeconomic realities of the population. For that, a descriptive, documentary and quantitative research was carried out, with the application of Data Envelopment Analysis (DEA), CCR model, oriented towards output, to identify the efficient units in each period. Per capita expenditure on health was used as an input and as an output the number of tests, beds, people recovered, inverse of deaths, inverse of hospitalizations, doctors and vaccines per thousand inhabitants. The results showed that none of the units in the Northeast and Center-West obtained efficiency scores equal to 1 in the analyzed periods. In 2020, Acre, Rio Grande do Sul and São Paulo were efficient, while in 2021, Acre, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro and Tocantins were efficient in the application of resources. It can be seen that, among the efficient units, only two (Acre and São Paulo) were efficient in both years, 2020 and 2021, and the Federal District was the most inefficient unit in both years Through the analysis, it was possible to infer that a higher per capita expenditure on health does not necessarily result in efficiency, as well as a lower expenditure does not guarantee efficient services.Item O controle interno como propulsor de eficiência na gestão pública(2024-08-17) Silva, José Leonardo da; Ferreira, Allyne de Almeida; http://lattes.cnpq.br/1602543789179240; http://lattes.cnpq.br/2726739330951359O objetivo foi averiguar como a implementação e a condução do controle interno na administração pública podem servir como propulsores de eficiência na gestão pública. A metodologia utilizada foi uma revisão de literatura com busca na base de dados do google acadêmico. Os resultados demonstram que, embora o controle interno seja um pilar fundamental para a eficiência na gestão pública, sua implementação e operação enfrentam desafios consideráveis, incluindo a falta de capacitação, limitações de recursos e uma cultura organizacional que pode não valorizar adequadamente esses sistemas. Contudo, quando implementado de forma eficaz, o controle interno pode significativamente melhorar a eficiência da administração pública, promover a transparência e garantir a correta aplicação dos recursos públicos. Concluiu-se que a implementação e condução eficaz do controle interno são vitais para a promoção da eficiência na gestão pública. Portanto, o controle interno deve ser visto não apenas como uma exigência legal, mas como um elemento estratégico essencial para alcançar a excelência na administração pública.
