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Navegando por Assunto "Educação midiática"

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    Fake news e o ensino de História: uma abordagem educomunicativa no combate à desinformação (2016-2022)
    (2024-09-10) Silva, Robert José da; Silva, Giselda Brito; http://lattes.cnpq.br/2327404253426354; http://lattes.cnpq.br/3278754457412830
    Este trabalho historiográfico tem como objetivo analisar o “fenômeno das fake news” e suas correlações com o avanço da extrema-direita na Internet, destacando a necessidade de examinar o lugar da educação, particularmente do ensino de História, para o combate à desinformação e a garantia do regime democrático em nossa sociedade, com foco no período de 2016 a 2022. Em um contexto de avanço do extremismo e de negação das ciências, é preciso compreender como e por que as narrativas históricas têm sido manipuladas para influenciar as consciências individuais e coletivas através do Ciberespaço, com fins políticos. À vista disso, busca-se indicar a Educomunicação, sob a perspectiva de Ismar de Oliveira Santos (2011), como uma área do conhecimento capaz de auxiliar no combate ao cenário de desinformação, através de uma abordagem que revise as práticas de ensino e implemente uma nova práxis educativa baseada no diálogo democrático, na inclusão das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nas escolas, e no desenvolvimento de projetos que estimulem o letramento midiático e informacional dos discentes. Esperamos que essa revisão bibliográfica contribua para encontrar soluções no enfrentamento do negacionismo e do revisionismo histórico, retomando assim o protagonismo do ensino de História na formação das identidades e na construção da cidadania, evitando o progresso do neofascismo e as ameaças às democracias.
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    Letramento midiático: um estudo acerca do discurso docente e análise documental da Base Nacional Comum Curricular para o combate às "fake news"
    (2022-10-04) Vieira, Giovana de Almeida; Luna, Ewerton Ávila dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/0502123155013190; http://lattes.cnpq.br/8348461522868685
    Vivemos tempos de crise no sistema comunicacional, em que a desinformação é uma das maiores ameaças e se dá principalmente pela falta da capacidade de interpretação e criticidade. Nesse contexto, esta monografia tem por objetivo fazer uma análise documental da Base Nacional Comum Curricular e do discurso docente de quatro professoras da Região Metropolitana do Recife, por meio de uma pesquisa qualitativa que utilizou como instrumento o questionário, quanto ao conceito e à prática do letramento midiático, a fim de propor estratégias de reflexão sobre a importância do combate às “fake news” ou notícias falsas. Desta forma, os principais aspectos tratados neste estudo estão no entorno de habilidades necessárias ao exercício prático de participar criticamente e de forma responsável do ato de produzir, consumir e repassar informações nas redes sociais, além de propor a capacitação de pessoas para que consigam distinguir por si só as narrativas de caráter deliberadamente falso das que são imprescindíveis de fato nesse meio.
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