Navegando por Assunto "Drogas"
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Item Interações de drogas com DNA monitoradas por espectrometria UV-Vis(2019) Santos, Hitala Nicole Lima dos; Oliveira, Severino Carlos Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/7976654736038580; http://lattes.cnpq.br/1590532323360691O crescimento desordenado de células alteradas que invadem tecidos e até órgãos, causando o aparecimento de inúmeras doenças, é conhecido como câncer. Essas doenças são desenvolvidas como consequência da influência dos agentes endógenos e exógenos, que causam alterações na sequência dos genes do ácido desoxirribonucleico (DNA). Um dos principais meios de tratamento do câncer é a quimioterapia, que utiliza antineoplásicos para atuar na destruição das células neoplásicas. A interação desses fármacos e de espécies endógenas ou exógenas com o DNA causam danos irreversíveis para a molécula do DNA pela modificação de sua estrutura. É, portanto, muito importante o estudo do mecanismo dessas interações para elucidar o comportamento das drogas e seus efeitos tóxicos e quimioterápicos. Inúmeros métodos de análise de alta seletividade e sensibilidade são empregados com a finalidade de investigar as reações envolvidas nas interações de inúmeras espécies químicas com o DNA, com destaque para métodos baseados em espectrometria UV-Vis. Esta monografia contempla uma parte teórica e uma parte experimental voltada para este tema de interações de espécies químicas com a molécula do DNA. A parte teórica apresenta uma revisão bibliográfica sobre os modos de interação de diversas espécies com o DNA e identificação de ocorrência de danos na molécula do DNA utilizando a espectrometria UV-Vis, além de discutir a estrutura, propriedades e funções do DNA. A parte experimental apresenta uma investigação da interação do brometo de etídio (BE) com o DNA de hélice dupla (dsDNA) por espectrometria UV-Vis. Os resultados mostram claramente que a interação BE-dsDNA acarreta uma significativa mudança no espectro UV-Vis do BE, caracterizada pelo hipocromismo (diminuição de absorbância) e batocromismo (deslocamento da banda para maiores comprimentos de onda). Tal comportamento está de acordo com a formação de um complexo estável entre o BE e o dsDNA via intercalação da molécula do BE na dupla hélice do dsDNA.Item Sequência didática sobre o estudo químico das drogas: uma abordagem contextualizada para o ensino de funções orgânicas(2024-03-07) Bomfin, Flávia Barros do; Simões Neto, José Euzébio; Silva, Leiliane Alves da; http://lattes.cnpq.br/7921207915607413; http://lattes.cnpq.br/3560726840212196; http://lattes.cnpq.br/1968699659499222Essa pesquisa buscou propor uma sequência didática para dar subsídios teóricos e práticos para os educadores na abordagem da temática “Drogas” na sala de aula de Química. A disciplina de Química trabalhada nas escolas continua, por vezes, sendo organizada por meio de perspectivas pedagógicas tradicionais, com foco na ideia de transmissão-recepção e sem considerar que o processo de construção de conhecimento, pelo estudante. Ainda, temos um ensino focado apenas em aspectos conceituais, definições de lei e memorização de conteúdos isolados. Desta forma, pensando nos estudantes como seres sociais e com o propósito de utilizar a contextualização como ferramenta necessária para a transposição entre os saberes científicos e os saberes escolares, apresentamos uma proposta de Sequência Didática (SD) a partir de um tema gerador de caráter social, as drogas e a prevenção ao seu uso abusivo, associado à introdução das funções orgânicas. Frente ao uso crescente de drogas ilícitas pela juventude, a escola deve assumir um papel fundamental no trabalho de prevenção e de adequado encaminhamento dessa questão. Muitos educadores podem apresentar ansiedade sobre o que fazer em sala de aula quando o assunto são as drogas, decorrente da falta de preparação durante a sua formação inicial, ignorado na maioria dos cursos de licenciatura. Nesse sentindo, optamos por uma metodologia de abordagem descritiva, com a SD fundamentada, do ponto de vista epistemológico e pedagógico, a partir dos Três Momentos Pedagógicos (3MP), que se caracteriza pela existência de três etapas importantes, a Problematização Inicial, a Organização do Conhecimento, e a Aplicação do Conhecimento. Como ponto de partida, apresentamos uma visão inicial da temática “Drogas” e posteriormente exemplificando e abordando aspectos específicos de determinadas drogas e das funções orgânicas presentes, a partir do reconhecimento do grupo funcional. O tema “Drogas” permitiu uma ampla exploração, possibilitando aos estudantes a aquisição de conhecimentos sobre Química e o desenvolvimento de competências que ajudam na formação de cidadãos críticos e reflexivos.
