Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Distribuição espacial"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Distribuição espacial de Elaeis guineensis Jacq. no Horto D’el Rey, Olinda - Pernambuco
    (2025-07-31) Oliveira, Roberto Mardônio de; Silva, Richeliel Albert Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/4633852866899003
    A palmeira Elaeis guineensis (Arecaceae) ocorre principalmente em fragmentos da Mata Atlântica, no Nordeste e, de forma ampla, no Norte do Brasil, sobretudo em plantios extrativistas. A espécie destaca-se pelo óleo de alto valor econômico, usado em alimentos e com grande potencial para produção de biodiesel, sendo uma das maiores fontes mundiais de óleo vegetal comestível. O objetivo do estudo foi caracterizar a distribuição espacial dos indivíduos da palmeira E. guineensis, visando compreender padrões de ocupação e possíveis impactos ecológicos. Para isso, os indivíduos da espécie foram amostrados em uma parcela de 1.500 m², no Horto D’el Rey, localizado no município de Olinda, PE. Após a obtenção dos dados, foi aplicada a função K de Ripley para avaliar a distribuição dos indivíduos, considerando distâncias entre eles. As análises consideraram distâncias de até 15 m, com intervalos de classes de 5 m, utilizando o pacote Splancs, no software R 4.5.0. A amostragem abrangeu 30 indivíduos adultos na população de E. guineensis. Considerando toda a população, rejeitou-se a hipótese de (CAE), pois o padrão de distribuição espacial foi aleatório até aproximadamente 13 m e, em seguida, agregado. Diante disso, recomenda-se o monitoramento das espécies nativas e o controle populacional da espécie, conforme a legislação ambiental vigente.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Distribuição intraurbana das atividades econômicas: uma análise espacial das empresas da cidade do Recife
    (2022-05-30) Filgueira, Hannah Arcanjo; Silva, Diego Firmino Costa da; http://lattes.cnpq.br/8895265465747877; http://lattes.cnpq.br/2614243330787307
    Esta monografia apresenta dados a respeito do padrão de localização e aglomeração das atividades econômicas da cidade do Recife entre os anos de 2018 e 2021, vislumbrando o período anterior e após o início da pandemia do Covid-19. São analisados os principais setores da cidade do Recife referentes às novas empresas abertas nesse período. Foi aplicada a medida de concentração baseada na distância para analisar o padrão de localização das empresas, estimados a partir da metodologia da função densidade K de Ripley, apresentada por Duranton e Overman (2005), pois, por ser uma variável baseada na distância, é possível estimar o grau de concentração dos pontos individualmente, sem agregá-los em unidades espaciais e permitindo medir a concentração ou dispersão sem viés de agregação. Conclui-se que, confirmando pesquisas anteriores, as atividades envolvendo o comércio varejista, sobretudo os serviços, demonstram um padrão de localização forte em curtas distâncias, mesmo ao passar da pandemia. No setor de indústria, não há padrão de localização para a cidade do Recife em todo o período estudado, divergente da literatura disponível. Já no caso do setor de Saúde Humana e Serviços Sociais, foram apresentados novos dados, demonstrando uma queda acentuada no padrão de localização, se tornando mais dispersos após o início da pandemia. Contudo, devido à falta de informações de outros setores, torna-se indispensável a realização de estudos complementares para uma maior contribuição das necessidades destas atividades, auxiliando, assim, na tomada de decisão acerca do espaço econômico urbano da cidade.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Escolha lacacional dos serviços de saúde: evidências para Recife
    (2018) Silva, José Matheus Lira da; Coelho Júnior, Álvaro Furtado; Rocha, Roberta de Moraes; http://lattes.cnpq.br/1129247214452992; http://lattes.cnpq.br/1248468009730949; http://lattes.cnpq.br/3050849380937461
    Motivado pela lógica de relevância que o setor dos serviços de atenção à saúde humana possui no ordenamento da população residente na cidade do Recife, esta monografia objetiva analisar a distribuição espacial desse setor ao longo do território pertencente à essa cidade. Utilizam-se os Microdados da RAIS-MTE como principal fonte dados, tomando-se como base os anos 2006 e 2010. Nessa perspectiva, analisa-se as decisões de escolha locacional em fundamento com as amenidades locais. Logo, utilizam-se como amenidades locais os fatores socioeconômicos e os fatores de acessibilidade e, parte-se do princípio de que os estabelecimentos desse setor de financiamento privado determinam suas escolhas locacionais dotados de seletividade espacial. Realiza-se, em seguida, uma catalogação dos tipos de serviços de atenção à saúde humana de acordo com o financiamento, nível de incorporação técnica, níveis de atuação e porte. Por conseguinte, obtêm-se evidências positivas à cerca da influência das amenidades locais na decisão de escolha locacional desses estabelecimentos.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão