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    Dialogismo e construção de sentido: uma reflexão dialógica acerca da campanha pela beleza real Dove
    (2025-01-23) Silva, Renata Maria Costa da; Cavalcanti, Maria Clara Catanho; http://lattes.cnpq.br/7119585850833863; http://lattes.cnpq.br/8684772761238542
    De acordo com Bakhtin, Dialogismo é a operação da linguagem como princípio constitutivo do enunciado. Ele molda as relações linguísticas, as práticas discursivas e a visão de mundo do pensador russo. Dialogismo é a característica essencial da linguagem que é formada no processo de interação entre indivíduos socialmente organizados. Linguagem para Bakhtin é práxis social, não um sistema abstrato de formas linguísticas. A publicidade é um aspecto regular da comunicação em nosso cotidiano. Suas mensagens carregam elementos que permitem efeitos variados de sentido repletos de significados e são discursos vinculados a eventos históricos, políticos e sociais. É nessa consideração que buscamos expor a presença do dialogismo no gênero publicitário. Portanto, o presente estudo tem como objetivos a identificação das relações dialógicas e construções enunciativas verbais e não verbais no âmbito do gênero propaganda. Para isso, realizamos uma análise de duas peças publicitárias empregando as concepções de enunciados à maneira bakhtiniana por meio da teoria do dialogismo.
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    Empreendedorismo e infância: um estudo sobre a materialização do discurso neoliberal
    (2019) Santos, Miguel Silva dos; Andrade, Fábio Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/9407924493644881; http://lattes.cnpq.br/0681480817620933
    No presente trabalho buscou-se observar como, a partir de uma realidade em que o neoliberalismo se apresenta como pensamento dominante, tem ocorrido a difusão de discussões que buscam se debruçar sobre a questão de uma infância empreendedora. No decorrer do texto busca-se delinear quais são as principais características do neoliberalismo, e como ele foi se construindo enquanto um discurso. Trabalha-se sobre a questão do empreendedorismo, caracterizando-o como a materialização, a concretude do discurso neoliberal. Foi realizada a análise de reportagens que falam sobre empreendedorismo e infância. Através delas verificou-se que ocorre uma forte ênfase sobre uma infância empreendedora, uma defesa que na maioria das vezes ocorre sem o acompanhamento de um exame de suas implicações. Concluiu-se que o neoliberalismo produz o fenômeno do empreendedorismo infantil como a única alternativa viável, e que busca construir nos indivíduos um comportamento específico.
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