Navegando por Assunto "Contos"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item A literatura infantil na educação de crianças da pré-escola em tempos de isolamento social(2021) Silva, Mariane Torres da; Araújo, Maria Izabel Bezerra de; Souza, Sandra Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/4678692939311710Este artigo traz uma reflexão sobre leitura de contos na Educação Infantil e os desafios e possibilidades enfrentadas em um contexto de pandemia e distanciamentos social. Neste sentido, objetivamos compreender como a literatura infantil está inserida na educação de crianças da pré-escola em cenários de isolamento social. Tendo por objetivos específicos (1) Investigar a importância da literatura infantil na primeira etapa escolar da criança e sua contribuição no desenvolvimento infantil em um contexto de pandemia, (2) Analisar se as práticas de leitura utilizadas que evidenciam o interesse pela leitura das crianças e (3) Refletir sobre as contribuições do uso da literatura para a formação de leitores em diferentes realidades e contextos. A abordagem utilizada é de caráter qualitativo, valendo-se da pesquisa bibliográfica e um estudo exploratório, considerando o desenvolvimento do levantamento bibliográfico sobre a temática trabalhada. Nesta pesquisa, evidenciamos os principais estudos e estudiosos responsáveis pelas discussões em torno da literatura infantil no contexto de pandemia e como a prática docente é uma importante aliada nesse processo em busca do conhecimento e aprendizagem das crianças. Dessa forma, entende-se que a literatura na Educação Infantil emerge a partir de textos, contos, fábulas, crônicas e outros diversos textos que são introduzidos na educação de crianças cada vez de uma maneira mais ampla, diversa e comunicativa. No caso dos contos, essa literatura chega aos ouvidos das crianças como forma de encantamento, relacionando-se o mundo real e o mundo imaginário e fictício das histórias. Em um contexto de pandemia, no qual o ensino ganhou novos cenários e formas de acontecerem, os contos surgem no cotidiano escolar das crianças como um aporte de informações para as crianças, que com o impacto do isolamento sentem a mudança de rotina de seus cotidianos e a literatura infantil surpreende de forma lúdica e dinâmica no processo de ensino e aprendizagem.Item A perspectiva existencial e a imagem da mulher na fusão humano-ambiental em Doze Reis e a moça no labirinto do vento(2019) Silva, Auricélia Nunes da; Almeida, Maria do Socorro Pereira de; http://lattes.cnpq.br/3185435491287172; http://lattes.cnpq.br/6296537709996947O presente trabalho tem como objetivo estudar alguns contos presentes no livro Doze Reis e a Moça no labirinto do vento (2006), de Marina Colasanti, com enfoque nos contos “A mulher ramada”, “Uma concha à beira-mar” e “Doze reis e a moça no labirinto do vento”, no intuito de perceber como a figura feminina é constituída bem como observar a relação das personagens com o contexto socioambiental. Mostramos que a autora escreve contos de fada a fim de atingir não apenas o público infanto-juvenil, mas também adultos, pois o estilo empregado nas narrativas foge da tradição do “era uma vez” e do “viveram felizes para sempre”, mostrando o humano da atualidade que busca a liberdade, o amor e o sonho. Discutimos sobre a fusão humano-ambiental para melhor entender a relação entre mulher e outros elementos da natureza na obra e o autoconhecimento, determinando seu posicionamento na sociedade patriarcal. A pesquisa é de cunho bibliográfico e também buscou-se conhecer melhor a formação literária da autora e a sua constituição como escritora feminina e feminista, tanto esses aspectos quanto as análises dos contos foram embasados nos pressupostos de algumas estudiosas feministas como Martha Robles (2006), Rose Marie Muraro (1970), Ruth Silviano Brandão (2006), entre outros também importantes para pesquisa. Contudo, foi possível verificar que os contos colassantianos possuem grande significação humano-existencial, capaz de fazer refletir sobre os aspectos da realidade humana, bem como a representação da mulher na sociedade e são apresentados de maneira mágica, aludindo a mitologias cristã, grega, e africana.Item A representação da mulher negra em contos do livro Olhos d’Água, de Conceição Evaristo(2020) Santana, Jéssica Stefanny Gonçalo de; Teixeira, Renata Pimentel; http://lattes.cnpq.br/9559607314682706Item Alice e Maria Camila: o papel e a representação da mulher em dois contos de Antes do baile verde, de Lygia Fagundes Telles(2020) Duque, Diana Olimpia dos Santos; Teixeira, Renata Pimentel; http://lattes.cnpq.br/1789141041884024; http://lattes.cnpq.br/5877697650419314Item Formação de leitores no ensino médio: a literatura em cena(2023-11-10) Soares, Conceição Maria da Silva; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833A formação de leitores no Ensino Médio é permeada por desafios que envolvem uma dinâmica bastante relevante no processo de ensino-aprendizagem do estudante. Isso pode ser feito por meio da leitura compartilhada em sala de aula, discussões e análises dos elementos literários, como personagens, enredo e estilo. O objetivo principal desta pesquisa é analisar estratégias e leitura para a formação de leitores críticos no Ensino Médio, considerando as potencialidades da literatura em processos de fruição estética no campo artístico-literário. Quanto ao aporte teórico, recorremos às abordagens de: Cosson (2021), Kleiman (2016), Soares (2004), Villard (1999), Martins (2006), Candido (1995), dentre outros autores. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa-ação, com abordagem qualitativa, realizada em consonância com o Programa de Residência Pedagógica-PRP/Capes, Núcleo de Letras/ Língua Portuguesa EAD, da Universidade Federal Rural de Pernambuco/UFRPE - UAEADTec. A pesquisa-ação foi conduzida em uma escola pública do estado de Pernambuco e envolveu um ciclo contínuo de avaliação diagnóstica, ação-reflexão-ação.A pesquisa começou com o mapeamento das opiniões dos alunos e outros envolvidos na escola sobre sua relação com a literatura. Com base nessas informações, foi desenvolvido um Plano de Ação Pedagógica (PAPE), seguindo modelo da sequência didática básica de Cosson (2021). Posteriormente, as etapas de ensino do PAPE foram aplicadas, aproveitando as características do gênero literário conto e integrando-o a outras formas de expressão artística. Os resultados da pesquisa indicaram que o uso de formas artísticas familiares aos estudantes, especialmente na fase inicial de motivação da sequência básica, teve um impacto positivo na forma como os discentes interpretavam as obras literárias e no desenvolvimento de sua capacidade crítica como leitores. Assim, as conexões dialógicas entre diferentes formas de expressão artística se mostraram estratégias eficazes na promoção da formação de leitores literários críticos.Item Microcontos no Instagram: potencialidades para práticas de letramentos literários na cultura digital(2021-08-21) Melo, Yalle Rafaella Silveira de; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/9664453472374400Com o avanço das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC e o dinamismo do ciberespaço, os gêneros literários se transformam e inauguram formas emergentes em diálogo com o fenômeno da ciberliteratura (SANTAELLA, 2012). Nesse contexto, surge o microconto literário divulgado nas mídias digitais, com destaque para a concisão na narratividade, além da unidade de tempo-espaço, e da supressão de personagens e episódios secundários, ou seja, características estilísticas e estéticas importantes na composição do gênero. O objetivo geral desta pesquisa é investigar as percepções dos seguidores de contas do Instagram sobre o microconto literário, tendo em vista o conhecimento do gênero e suas potencialidades para dinamizar práticas de letramentos literários na cultura digital. O aporte teórico prioriza abordagens sobre microcontos, com base nos enfoques de Spalding (2014), Alvarés (2012), Seabra (2010), bem como os estudos de Cosson (2009) sobre letramento literário. Em termos metodológicos, a pesquisa é de natureza aplicada, com desenho descritivo/interpretativo e prioriza a abordagem qualitativa. Destaca-se, ainda, estudo exploratório/bibliográfico em portais de teses, dissertações e periódicos, tendo em vista descritores, como: microcontos literários, microliteratura, microcontos no Instagram. Vale salientar que o principal resultado dessa pesquisa parte do conhecimento e da expansão do gênero microconto no Instagram, tendo em vista que essa rede social pode ser utilizada como instrumento para práticas de letramentos literários.Item Monteiro Lobato e José Lins do Rego: um diálogo possível na literatura infantil e juvenil brasileira(2019-12-10) Costa, Amanda Karoline Alves da; Almeida, Sherry Morgana Justino de; http://lattes.cnpq.br/5332850255576710; http://lattes.cnpq.br/9496121313393774A obra literária de Monteiro Lobato que toma como público as crianças constitui um marco importante na literatura infantojuvenil brasileira. O criador do Sítio do Pica-pau Amarelo tornou-se o escritor do porviroscópio, por sua visão de mundo voltada para o progresso e repleta de ideias arrojadas para o desenvolvimento socioeconômico do país. Lobato acreditava na influência da literatura na formação do homem, por isso dedicou-se a produzir para crianças, uma vez que as enxergava como edificadoras do futuro Brasil, desenvolvido social, econômica e culturalmente. Nacionalista crítico dedicou-se à pesquisa das raízes culturais brasileiras, erigindo no Sítio um imaginário ficcional cujas histórias são contadas com auxílio de várias personagens que integram o folclore nacional, tais como o saci e a cuca. Tal interesse pelo folclore brasileiro não foi prerrogativa de Monteiro Lobato. Outros escritores, nas primeiras décadas do século XX, hoje consagrados como clássicos, voltaram-se a escrever livros narrando histórias recolhidas da sabedoria popular. Neste artigo, iremos estabelecer uma relação entre as histórias contadas nos livros Histórias da Velha Totônia (1936), de José Lins do Rego, e Histórias de Tia Nastácia (1937), de Lobato. A narrativa oral de cunho folclórico é o pano de fundo das obras, que reúnem textos da tradição oral europeia, indígena e africana - bases em que se apoia o imaginário do folclore brasileiro. Através de uma comparação entre os recursos temático-estilísticos utilizados pelos autores, apontaremos para a existência de uma produção literária consistente para o público infantil que dialoga diretamente com o universo ficcional que, aos poucos, fomentou em Monteiro Lobato a criação do imaginário do Sítio, dando-lhe base para a escritura da obra literária infantojuvenil até hoje mais importante da literatura brasileira. Para tanto, embasamo-nos em estudiosos como Arroyo (2011), Benjamin (1994), Coelho (2010), Perrone-Moisés (2007), entre outros.
