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    A percepção dos consumidores a partir das embalagens de barras de proteína
    (2025-03-18) Pais, Luiz Vynnicius Claudino; Oliveira, Gabriela Araujo Ferraz; http://lattes.cnpq.br/6517400043469005; http://lattes.cnpq.br/3882621322910326
    Este trabalho tem como objetivo geral investigar a percepção de atributos pelos consumidores a partir das embalagens de barras de proteína. Inicialmente, foi realizado um mapeamento exploratório de imagens de barras de proteína no Google, focando no sabor chocolate, resultando em 50 embalagens diferentes. Após análise, foram excluídas embalagens duplicadas e antigas, além de agruparmos por predominância cromática. Foi selecionado as seis marcas mais citadas em pesquisas online: Probiótica, Nutrata, Integralmedica, Banana Brasil, Max Titanium e Bio2. Utilizamos um questionário no Google Forms, respondido por 135 pessoas, para avaliar a percepção dos consumidores. As perguntas do questionário foram estruturadas para coletar dados gerais dos respondentes, bem como suas percepções sobre atributos específicos das embalagens, como "nutritiva", "saudável", "saciedade", "performance", "saborosa", "força", "dieta" e "energia". A pesquisa constatou que as embalagens utilizam predominantemente uma linguagem gráfica verbal, combinada com elementos visuais como tipografia sem serifa, cores variadas e esquemas gráficos para destacar informações nutricionais. As embalagens analisadas apresentaram cores predominantes distintas, sendo o preto, marrom, vermelho, branco, preto e prata, e azul e branco, que transmitem diferentes mensagens aos consumidores. Observou-se que embalagens com fotografias e esquemas gráficos específicos são mais apreciadas pelos consumidores, gerando uma percepção positiva dos atributos do produto. Concluiu-se que a categorização das embalagens é essencial para direcionar projetos de design que considerem o estímulo das emoções e a percepção dos consumidores. A análise dos elementos visuais das embalagens pode servir como ferramenta para medir e aprimorar a eficácia da comunicação do produto, contribuindo para estratégias de marketing mais eficientes e atraentes.
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    Avaliação mercadológica e dos hábitos de consumidores de cerveja artesanal na cidade de Recife/PE
    (2019) Silva, Daiane Gomes da; Siqueira, Leonardo Pereira de; http://lattes.cnpq.br/9772792357816313; http://lattes.cnpq.br/7036859964970447
    As cervejas artesanais vêm conquistando cada vez mais no mercado nacional, angariando um número crescente de apreciadores deste produto milenar, oferecendo ao consumidor a oportunidade de conhecer diversos estilos deste produto. As microcervejarias regionais comemoram a adesão do público local e investem cada vez mais neste segmento. O universo cervejeiro vem se fazendo mais presente no nosso cotidiano e a oferta destes produtos diferenciados vem se popularizando. Deste modo, o objetivo desse trabalho realizado em 2016 e utilizado para Equiparação do PIC em 2019, foi analisar a tendência mercadológica e os hábitos do público consumidor de cervejas artesanais na cidade de Recife, Pernambuco. Com esse fim, identificamos os principais marcas e estilos de cervejas artesanais comercializadas no comércio local, bem como, foram verificadas as preferências e hábitos dos consumidores por meiode questionários presenciais e/ou on-lines.
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    Comida Japonesa: modismo ou adaptação. Um estudo sobre os hábitos dos consumidores em um bairro da Zona Norte do Recife
    (2019) Oliveira, Lucilene Maria de; Silva, Celiane Gomes Maia da; Silva, Laurileide Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/7869325906861017; http://lattes.cnpq.br/3760947810306402
    O crescente número de restaurantes de comida japonesa na zona norte da Cidade do Recife, a quebra de paradigmas quanto ao sabor dessa especificidade gastronômica, bem comosua relação com o consumo e hábitos alimentares dos comensais justifica a elaboração deste trabalho, o qual tem como objetivo estudar os modismos e as adaptaçõesalimentares presentes nos hábitos da população, relacionadosao consumo de comida japonesa, se realmente apreciam ou se estão influenciados pelo marketing e pelos modismos culinários. Para a realização dacoleta de dados utilizou-se o questionário,além da observação pessoal assistemática e não participante, a partir destas análises e para categorização dos dados, procedeu-se a elaboração de gráficos e tabelas que possibilitaram viabilizar os resultados e discussões/as. Notou-se que existe uma total adaptação do paladar por parte dos/asconsumidores de comida japonesa e que há também outros fatores que estão associados a essa frequência aos restaurantes. Outro fato a ser destacado é total possibilidade da presença do/aprofissional de Economia Doméstica atuando nos mercados estudados, com formação ampla e atuantenesta área de pesquisa.
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    Estudo de caso: o comportamento do consumo de livros digitais no Brasil no período de 2011 a 2019
    (2021-07-21) Santana Filho, João Carlos Adélio de; Coelho Júnior, Álvaro Furtado; http://lattes.cnpq.br/1248468009730949
    Esse trabalho tem como objetivo estudar as preferências dos consumidores de livros em relação ao formato de livro digital, levando em consideração as diferenciações do formato de livro físico e características envolvidas nos hábitos de leitura. A metodologia é de caráter qualitativo no primeiro momento e quantitativo no segundo momento, por meio da fórmula metodológica de entrevista, na aplicação de questionários em grupos de livros e leituras nas redes sociais. Dessa maneira foi possível averigua as preferências dos consumidores em relação ao livro digital e como ele impacta na sua tomada de decisão na hora da aquisição de um livro.
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    Ir ao cinema: entendendo o processo de decisão dos frequentadores de cinema de Recife
    (2023-09-22) Brito, Raul Júlio Ribeiro de; Leão, Éder Lira de Souza; http://lattes.cnpq.br/4434499456331867; http://lattes.cnpq.br/9542706552979460
    O cinema é uma das formas de entretenimento mais populares da atualidade, e continua em amplo crescimento, desde sua popularização no começo do séc.XX, o cinema se mostrou uma atividade cultural de grande valor comercial, devido, entre outros fatores, a sua fácil reprodução, facilidade que só aumentou com a era digital. Porém, devido a processos iniciados no Brasil, na década de 60, houve uma concentração das salas de cinema em shopping centers, o que pode trazer certa comodidade ao combinar espaços de socialização, lazer e consumo, mas também impõe limitações e funciona como agente segregador. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo entender o que leva o consumidor recifense a escolher qual cinema frequentar, utilizando questionários aplicados online via Google Forms e entrevistas aplicadas pessoalmente em cinemas de Recife, como forma de coleta de dados, e realizando o levantamento bibliográfico a partir de repositórios online e acervo pessoal.
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    Petite size: traçando um perfil de consumidores de vestuário de tamanho pequeno
    (2025-03-18) Watanabe, Daniela Victoria Aquino Guimarães; Rocha, Maria Alice Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/6818128111009316; http://lattes.cnpq.br/1782911052701620
    O objetivo deste estudo é levantar dados sobre consumidores petite size, aqui caracterizados como consumidores de vestuário de tamanhos pequenos. A pesquisa se baseia, particularmente, nas configurações corporais, vivências de consumo e os desafios que enfrentam ao procurar roupas que se ajustem bem aos seus corpos. O perfil das consumidoras foi composto, em sua maioria, por mulheres de 36 a 46 anos, com corpo retângulo e peso médio de 50 kg. Elas se perceberam com características corporais mais próximas das de jovens que de adultos, enfrentaram dificuldades para encontrar roupas, preferiram lojas físicas para experimentar as peças e frequentemente precisaram ajustá-las com costureiras. Muitas recorreram à seção infantil; o que foi indiferente para algumas, mas desconfortável para outras. Entre os homens, predominaram aqueles de 26 a 35 anos, com peso médio de 49 kg e corpo retângulo. Eles se viram com um corpo mais jovem e enfrentaram certa dificuldade ao comprar roupas, preferindo experimentar as peças que aparentavam servir bem. Seja em lojas físicas ou online, a prioridade era encontrar o que buscavam. Além disso, geralmente não compraram roupas na sessão infantil. Diante desses resultados foi possível traçar um perfil de consumidores de tamanhos pequenos.
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