Navegando por Assunto "Conservação da natureza"
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Item Arley e as tartarugas(EDUFRPE, 2018) Trindade, Ana Luiza de Souza; Santos, Ednilza Maranhão dosItem Banco de sementes do solo em áreas ciliares em processo de restauração florestal na Zona da Mata Sul de Pernambuco(2019-07-15T03:00:00Z) Silva, Lucas Benedito da; Feliciano, Ana Lícia Patriota; Silva, Marilia Isabelle Oliveira da; http://lattes.cnpq.br/1029149032423660; http://lattes.cnpq.br/9184673853412326; http://lattes.cnpq.br/2948005042743422Neste trabalho objetivou- se avaliar a composição e a diversidade de espécies do banco de sementes do solo em áreas ciliares com diferentes estágios de restauração florestal, localizadas no município de Sirinhaém, Zona da Mata Sul de Pernambuco. A presente pesquisa foi desenvolvida em duas áreas em processo de restauração, localizados na Usina Trapiche S/A, no município de Sirinhaém, região da Mata Sul do Estado de Pernambuco. A amostragem do banco de sementes foi realizada em 40 parcelas de 250m², 20 parcelas em cada área, sendo coletada duas amostras por parcela, totalizando 80 amostras. O solo foi coletado até uma profundidade de 0-5 cm, usando um gabarito quadrangular com dimensões de 0,25 m x 0,25 m (0,03625 m²). As amostras foram armazenadas em sacos plásticos e transportadas para o Viveiro Florestal do Departamento de Ciência Florestal da UFRPE. O experimento foi montado utilizando 80 bandejas plásticas perfuradas, com volume de 0,0767m³. As bandejas foram acomodadas em dois canteiros. Sobre o canteiro foi montando duas estruturas, uma coberta por tela de filó - (Pleno sol) e outra coberta por tela de sombreamento (70%), impossibilitando a contaminação por propágulos externos. Entre as bandejas de solo foram arranjadas aleatoriamente 10 bandeja com substrato esterilizado para evitar a contaminação entre as bandejas no interior da estrutura. A germinação foi avaliada quinzenalmente durante o período de seis meses. Todas as plântulas foram identificadas até o nível taxonômico mais baixo, quantificadas e seguidamente retiradas das bandejas. Os indivíduos emergentes foram repicados para sacos de polietileno que permaneceram até a sua floração, sendo as mesmas herborizadas e depositas no herbário, para fins de identificação. As espécies foram classificadas quando a síndrome de dispersão, grupo ecológico e sua origem. A riqueza e os parâmetros fitossociologicos, o índice de diversidade de Shannon (H’), a equabilidade de Pielou (J’), a Similaridade de Sorensen e o teste de Hutcheson foram calculados pelo programa MS-Excel 2016. As diferenças entre a abundância de sementes das duas áreas, suas medias e medianas foram obtidas pelo software R°. A densidade máxima de sementes encontrada na área 2 foi representada pela tela de sombreamento de 70% (3.205,2 sementes/m²) e para a área 1, em pleno sol (3.086,8 sementes/m²). Ambas as áreas quando comparadas apresentaram um alto índice de similaridade (Ss= 25,70%). A maior densidade em ambas as áreas foi representada pelas herbáceas com total de 10.916 sementes/m², sendo 5.771,2 para a área 2 e 5.144,8 para a área 1. As espécies com maior VIBS no banco de sementes na área 1 e 2 foram herbáceas (Lindernia crustacea (L.) F.Muell. e Ludwigia leptocarpa (Nutt.) H. Hara, área 1 e 2 respectivamente. Germinaram um total de 19 espécies pertentes a forma de vida arbustiva e arbórea, sendo 17 presentes na área 2 e 10 na área 1, apresentando 100% de pioneiras. As espécies Solanum paniculatum L., Cecropia pachystachya Trécul e Piper aducum L. foram as mais representativas. Dentre os indivíduos arbustivos e arbóreos totais presentes na área 1 (92,58%) são compostos por espécies que apresentam uma síndrome de dispersão Zoocórica.Item Entre o campo e a arte: experiências agroecológicas culturais(2024-03-04T03:00:00Z) Pinto, Anna Guilhermina de Abreu; Vasconcelos, Gilvânia de Oliveira Silva de; http://lattes.cnpq.br/3816764037807462; http://lattes.cnpq.br/7506637718136783Durante a minha caminhada no curso de Bacharelado em Agroecologia na Universidade Federal Rural de Pernambuco, tive a oportunidade de vivenciar uma trajetória acadêmica enriquecedora. Ao longo desses anos, pude adquirir conhecimentos teóricos e práticos que me permitiram compreender a importância da agroecologia como ciência transdisciplinar. Desde o início do curso, percebi que a agroecologia vai além de uma simples técnica de produção agrícola. Ela engloba aspectos sociais, econômicos e ambientais, promovendo a sustentabilidade e a preservação dos recursos naturais. Essa visão holística despertou em mim a vontade de aplicar os princípios da agroecologia no meu dia a dia, tanto no meu Sítio quanto na minha comunidade. Ao longo dos anos, produzi diversos projetos no meu Sítio, buscando unir a arte e a educação com a conservação do meio ambiente. Através de eventos e da utilização de técnicas artísticas e educativas, como oficinas de pintura, escultura e aulas de educação ambiental com materiais recicláveis e barro, consegui obter resultados tanto em termos de criatividade quanto de consciência ambiental dos participantes. A arte tornou-se uma ferramenta poderosa para transmitir mensagens sobre a importância da preservação da natureza, ao mesmo tempo em que proporciona uma experiência enriquecedora e inspiradora para todos envolvidos. Além disso, percebi que a educação e a cultura desempenham um papel fundamental no processo de difusão da agroecologia. Por meio de oficinas e trocas de experiências, pude compartilhar os meus conhecimentos com outras pessoas, incentivando-as a adotar práticas sustentáveis em suas propriedades. Em síntese, a minha formação acadêmica em Agroecologia foi essencial para o meu crescimento pessoal e profissional. Através dela, pude compreender a importância da agroecologia como uma alternativa viável para a produção de alimentos saudáveis, mas para além disso, ela também valoriza o modo de vida sustentável, a cultura, a arte e a educação como elementos fundamentais para a construção de uma sociedade mais equilibrada e consciente. Também, pude aplicar os conhecimentos adquiridos no meu Sítio e na minha comunidade, contribuindo para a construção de um futuro mais justo e equilibrado.Item ICMS Ecológico nas políticas ambientais estaduais(2019-11-28T03:00:00Z) Costa, Pétala Carvalho Ferreira da; Meunier, Isabelle Maria Jacqueline; http://lattes.cnpq.br/9202793669201466; http://lattes.cnpq.br/3783863960336698Analisou-se como os estados brasileiros adotam o ICMS Ecológico, principalmente em relação ao critério de Unidades de Conservação e avaliou-se como esse instrumento está sendo empregado em Pernambuco. Para tal, utilizaram-se pesquisa documental e bibliográfica e análises de dados estatísticos. Constataram-se diferentes formas de repartição, metodologias e requisitos adotados pelos estados, que na maioria das vezes não adotam, para unidades de conservação, critérios qualitativos. Chamado de ICMS Socioambiental de Pernambuco por adotar critérios ambientais e sociais, foi constatado que a categoria de manejo Área de Proteção Ambiental (APA) possibilita maior repasse de recursos em relação a outras categorias por apresentar maiores áreas e Itamaracá é o município que mais arrecada em função Unidades de Conservação. Analisou-se problemáticas que interfeririam na alocação dos recursos caso o estado adotasse critérios qualitativos, assim como, a influência do ICMS Socioambiental na gestão municipal.Item "Isso é um cururu?" Um aplicativo como proposta educativa para conservação dos anfíbios anuros do Parque Estadual de Dois Irmãos, Recife-PE(2018) Rocha, Eric Bernardino Gadelha; Santos, Ednilza Maranhão dos; http://lattes.cnpq.br/5812920432455297; http://lattes.cnpq.br/9341342233938949Os anfíbios anuros pertencem a um grupo de vertebrados de grande relevância em um ecossistema, por serem bioindicadores e biocontroladores, porém, são muito sensíveis às mudanças ambientais. No Brasil, esse grupo é um dos mais diversos principalmente na Mata Atlântica, todavia, devido às ameaças constantes que esse bioma vem sofrendo, algumas espécies encontram-se na lista de animais ameaçados de extinção. Iniciativas como o Plano de Ação Nacional para as Espécies ameaçadas vem estimulando e apoiando propostas e atuações conservacionistas nesse bioma para essas espécies e sua área de ocorrência, como é o caso do Parque Estadual de Dois Irmãos - PEDI. Essa Unidade de Conservação encontra-se situada na zona metropolitana de Recife/PE, e possui 40 espécies de anfíbios anuros, cinco delas com algum risco de ameaça. O presente trabalho teve como objetivo desenvolver e validar um aplicativo intitulado “Isso é um Cururu?” como ferramenta didática para educação ambiental para jovens e adultos, bem como, oferecer possibilidades pedagógicas quanto ao seu uso. Esse instrumento além de ser um objeto de uso de pesquisadores de anurofauna em atividades de campo, será um aliado importante nas atividades de educação ambiental dentro do PEDI. O aplicativo desenvolvido no software livre Android Studio, destaca as espécies ameaçadas e possui doze atributos sobre o animal, são eles: imagem da espécie, nome científico, nome popular, nível de ameaça estadual e internacional, endemismo, tamanho do animal em relação a mão humana, distribuição geográfica no Brasil, localidade tipo, hábito, habitat, modo de reprodução e canto de anúncio. O teste da ferramenta foi realizado no dia 18 de janeiro de 2019 no Zoonoturno, atividade do PEDI, a avaliação realizada com 24 pessoas sendo 98% o considerando de grande relevância correspondendo às expectativas do esperado para a usabilidade da app como ferramenta didática, destacando o canto de anúncio como característica animal mais destacada pelos participantes (90%), sendo esse o diferencial do aplicativo como uma ferramenta didática acessível com proposta gratuita desenvolvida para celulares. Nesse trabalho foram criadas três propostas pedagógicas com o uso do aplicativo que podem ser realizadas com visitantes do parque, além de estudantes do ensino superior, médio e fundamental.Item Livros técnico-científicos como ferramenta de vínculos na educação ambiental: uma visão analítica e intersubjetiva(2025-07-18T03:00:00Z) Freitas, Arthur Felipe Ferreira de; Moura, Geraldo Jorge Barbosa de; http://lattes.cnpq.br/1348666346504103; http://lattes.cnpq.br/2454032040901369A desconexão entre os estudantes e a fauna nativa gera um distanciamento afetivo e simbólico dos elementos da natureza, o que dificulta a construção de vínculos afetivos com o meio ambiente e não garante sensibilização da população relacionada à conservação ambiental. Esse problema se perpetua devido às metodologias de ensino que apresentam conteúdos genéricos, descontextualizados e centrados em espécies exóticas ou utilitárias, o que invisibiliza a biodiversidade nativa e compromete a formação de vínculos afetivos com o ambiente e seus recursos. Diante desse problema, este projeto tem como objetivo elaborar uma proposta de intervenção pedagógica para o Ensino Fundamental baseada no uso de um livro técnico-científico como ferramenta para promover vínculos afetivos entre os estudantes e os elementos materiais e simbólicos da natureza. De caráter qualitativo e descritivo-analítico, a proposta foi desenvolvida a partir do livro “Estação Ecológica do Tapacurá: Escorpiofauna, Herpetofauna e Quiropterofauna”, que reúne informações científicas acessíveis e ilustradas sobre escorpiões, anfíbios, répteis e morcegos encontrados nos fragmentos florestais da EET. A partir dessa obra, foram elaborados dois planos de aula distintos: o primeiro voltado aos anos iniciais do Ensino Fundamental, com atividades baseadas em leitura guiada, desenho observacional e produção de descrições escritas; e o segundo voltado aos anos finais, com foco na construção de teias alimentares, análise de desequilíbrios ecológicos e discussões em grupo. Ambos os planos buscaram integrar conteúdos das ciências da natureza com aspectos afetivos, simbólicos e expressivos, estimulando a aproximação sensível dos alunos à fauna local. Essas propostas revelam que a metodologia escolhida pelo docente, que é responsável por mediar o processo de ensino e aprendizagem, permite a utilização de um material técnico-científico. Quando o material é contextualizado e adaptado ao nível cognitivo do público alvo, este contribui significativamente para o engajamento dos estudantes, despertando curiosidade, empatia e respeito em relação aos animais silvestres da região. Assim, as atividades favorecem a construção de vínculos afetivos com espécies geralmente marginalizadas pelo senso comum, além de possibilitar o desenvolvimento de habilidades previstas na BNCC, especialmente no eixo de “Vida e Evolução”. Ao utilizar um livro técnico como ferramenta didática, o professor atua como mediador entre o saber científico e a experiência vivida dos alunos, o que pode ampliar o potencial formativo da educação ambiental. Além disso, a abordagem pode ser adaptada para diferentes regiões e realidades escolares, desde que respeite o contexto ecológico e sociocultural local. Por fim, uma proposta com metodologias permeadas pela afetividade podem extrapolar o uso pontual de material didático e se configura como um modelo de intervenção capaz de transformar a relação entre os sujeitos e a natureza que os cerca, contribuindo para uma formação mais sensível, ética e comprometida com a conservação ambiental.Item “O incrível mundo dos anfíbios e répteis da Mata Atlântica” ações educativas no entorno de unidades de conservação(2018) Amaral, Jéssica Monique da Silva; Santos, Ednilza Maranhão dos; http://lattes.cnpq.br/5812920432455297; http://lattes.cnpq.br/1830373986976646Com mais de 70% de sua cobertura original degradada a Mata Atlântica ainda possui uma alta biodiversidade e abriga cerca de 730 espécies de anfíbios e répteis, todavia, devido ao avanço da urbanização e a fixação de crendices populares que instigam a aversão da população a respeito desses animais, algumas espécies encontram-se ameaçadas de extinção. Sendo as Unidades de Conservação (UC’s) uma importante ferramenta para preservação das espécies. Portanto, é de fundamental importância a utilização de ações educativas para desmistificar e esclarecer a importância desses animais para a população humana, sendo um instrumento fundamental no plano de manejo de uma UC. Desta forma, o objetivo desse trabalho foi promover e avaliar ações educativas através de exposições itinerantes em escolas da rede pública do entorno de três Unidades de Conservação, Parque Estadual de Dois Irmãos (PEDI), Estação Ecológica do Caetés (ESEC-Caetés) e Refúgio de Vida Silvestre do Sistema Gurjaú (RVS Gurjaú), visando à valorização da importância dos anfíbios e répteis da Mata Atlântica, estimulando a sensibilização da comunidade humana para com as florestas e os animais. As exposições foram realizadas no período de três anos consecutivos voltadas para alunos do 7º ano do ensino fundamental II e 2º ano do ensino médio. Cada exposição continha um acervo de banners e placas comunicativas, cenário representando a floresta, animais vivos, em meio líquido e taxidermizados, fotos das espécies da herpetofauna, cartilha interativa e um questionário. Participaram das ações um total de 20 escolas e 2.141 alunos, com idades entre nove e 21 anos. Os alunos se mostraram participativos em todas as atividades, esclareceram lendas e crendices através das explicações, relataram o uso de anfíbios e répteis na alimentação humana, através das fotografias mostraram as espécies mais comuns na área onde residem, alguns alunos narram a coexistência com esses animais assim como sentimentos como afeição, medo e curiosidade. Após as explicações alguns alunos demonstraram interesse em ajudar na conservação desses animais assim como do Bioma, o que foi refletido em respostas positivas dos questionários, onde responderam que para ajudar na preservação do Bioma devem não matar os animais, cuidar da floresta e conscientizar outras pessoas e expuseram que iriam ensinar aos amigos e familiares a importância da herpetofauna e da Mata Atlântica em falas como “Vou falar para minha mãe que a mata tem que ser cuidada”; “Eu e meus amigos agora vamos ser os heróis dos animais”. Educação Ambiental é uma ferramenta fundamental para desmistificação, conscientização e valorização do meio ambiente, induzindo, no ser humano, a vontade de conservar sendo um pilar para o equilíbrio ecológico.Item Percepção ambiental em comunidades do entorno de unidades de conservação no Brasil: uma revisão integrativa(2019-12-06T03:00:00Z) Santos, Talita Lopes dos; Lima Neto, Everaldo Marques de; http://lattes.cnpq.br/6791561445213969Uma ferramenta de proteção às áreas naturais e a biodiversidade são as Unidades de Conservação (UC’s) que atuam não somente na preservação dos recursos naturais, mas, também, como locais de aprendizado e sensibilização da comunidade, acerca da problemática ambiental. O desenvolvimento dessas UC’s encontra-se associado à avaliação de percepção ambiental dos diferentes grupos da comunidade do entorno, desta forma a percepção cumpre o papel de auxílio na compreensão da relação humano-ambiente. Com a realização da avaliação de percepção torna-se mais direta a identificação dos conflitos ambientais que permeiam a gestão e o manejo das Unidades, pois, estas questões refletem no processo de formulação das políticas e diretrizes que envolvem a criação destes espaços. Partindo dessa perspectiva, o presente trabalho tem por objetivo listar e identificar pesquisas realizadas nos últimos dez anos que abordaram a temática de percepção ambiental no entorno de Unidades de Conservação no Brasil, considerando como pressuposto a importância da participação da população local na gestão da área protegida. Essa análise ocorreu a partir de uma revisão integrativa de pesquisas selecionadas em cinco bases de indexadores nacionais e internacionais, seguido de aplicação de filtros de elegibilidade sobre o tema. Como resultado a consulta sistematizada identificou 725 periódicos nos últimos 10 anos, sendo que destes 53 tratavam de percepção ambiental e 25 foram executados em comunidades do entorno. Além disso, as pesquisas selecionadas evidenciam a necessidade de compreender as alterações ambientais através da percepção dos moradores do entorno visto que conhecer as bases educacionais e socioculturais das comunidades, suas relações de usos e percepções são formas mais apropriadas e democráticas para gestão das unidades. Após análises dos estudos, recomenda-se a necessidade de uma formação mais voltada para essa temática, visto a importância social e ambiental das UC’s, na promoção da sustentabilidade e de geração de renda.Item Zoogeografia das espécies brasileiras em extinção(1978) Banks, Newton
