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Navegando por Assunto "Comunicação visual na arte"

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    As contribuições da comunicação visual e semiótica para o desenvolvimento do brasão de Gravatá: um estudo de caso
    (2021-12-13) Silva, Roberto Wagner Pedrosa da; Rolim, Amália Maria de Queiroz; http://lattes.cnpq.br/0046535721349104; http://lattes.cnpq.br/0274124247956555
    O objetivo deste trabalho é apresentar a utilização dos elementos das artes e comunicação visual no desenvolvimento do brasão de uma cidade. As imagens é um reflexo da nossa próprias visão do mundo ao nosso redor. Embasados na leitura de Hervé Thery sobre a Heráldica e sua linguagem rápida para distinguir as tropas amigas, a visão de Peirce sobre a Semiótica, e sua capacidade de leitura dos símbolos. O referencial teórico contemplou discussões acerca da aplicação dos elementos da Arte e Comunicação Visual, quanto a compreensão e pertencimento dos significados dos símbolos que representam a cidade e seus habitantes, além de dados sobre a história da cidade, agricultura, arquitetura com traços europeus e sua emancipação política. O brasão desenvolvido pelos artistas: Roberto Wagner e Cleuton Azevedo, seguindo para a apresentação ao Prefeito o senhor Joaquim Neto de Andrade Silva, sendo aprovado pelo mesmo e encaminhado para a Câmara Municipal de Vereadores, sendo aprovado com louvor. Foi sancionado e transformado em lei N. 3722/2017, conforme cópia de documentos que seguem no Anexo 01 e Apêndice A. Esta pesquisa tem abordagem qualitativos e quantitativa, sendo um estudo de caso da criação do brasão no ano de 2017 para a prefeitura do município de Gravatá, localizada no agreste do Estado de Pernambuco. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram em apresentar uma pesquisa com personalidades que fazem e fizeram parte da história da cidade para o desenvolvimento do brasão da cidade e demonstração da aplicação dos elementos da comunicação visual na construção da referida peça gráfica, publicitária e institucional. Com base nos resultados e discussões apresentamos a análise sobre a construção do símbolo heráldico de forma coletiva, tendo a Comunicação Visual e semiótica como ferramentas de identificação e sua contemporaneidade.
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    Grafite: comunicando a vida em cores e formas
    (2021-10-13) Rocha, Barthyra Albuquerque Pinheiro; Rolim, Amália Maria de Queiroz; http://lattes.cnpq.br/0046535721349104
    A comunicação é um dos meios que o ser humano se utiliza para dizer o que pensa, o que sente, o que deseja. Para se comunicar o homem desenvolveu estratégias como os desenhos, a escrita, os símbolos e isso, com a tecnologia ficou cada vez mais aprimorado. Sendo assim, o objetivo geral deste trabalho é buscar analisar o impacto visual e comunicativo que a arte do grafite exerce sobre o indivíduo na sociedade brasileira. O referencial teórico contemplou discussões acerca de uma análise, histórica e a origem do grafite em diversas sociedades; diferenciar os termos de pichação e grafitagem numa perspectiva teórica; identificar os efeitos positivos e negativos das expressões artísticas em lugares urbanos. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram em uma metodologia qualitativa, de natureza exploratória, pois foram realizadas pesquisas bibliográficas em artigos, periódicos e sites que tratam da temática. A técnica utilizada foi a entrevista semiestruturada, com um roteiro de perguntas para entrevistar o grafiteiro e rap, conhecido em Caruaru como Nino do Rap. Os dados obtidos indicam que os artistas do grafite, em Caruaru e região, necessitam de um apoio maior para que a divulgação e a disseminação do seu trabalho tomem o espaço do preconceito ao mesmo tempo em que ganha espaço nas paredes das periferias e das áreas urbanas das cidades. Como não há esgotamento no conhecimento, este trabalho pretende contribuir para que outros sintam-se desafiados e impulsionados a buscar investigar mais a respeito das questões que envolvem a comunicação visual por meio da arte do grafite.
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    O ensino de Artes Visuais como meio de interpretação da gramática visual do cotidiano
    (2021-08-27) Silva, Ana Paula Coelho da; Rolim, Amália Maria de Queiroz; http://lattes.cnpq.br/0046535721349104; http://lattes.cnpq.br/1728471759068683
    Este trabalho tem como objetivo analisar a compreensão dos discentes acerca dos significados existentes nos logos da cultura de massa e sua influência na nossa percepção de mundo a partir da identificação da relação entre os símbolos imagéticos e arte, compreendendo a arte presente nos logos e pontuando as contribuições das imagens no ensino de artes. O referencial teórico contempla discussões acerca da representatividade cultural das imagens no cotidiano; A importância da leitura de Imagens no Ensino de Arte para a compreensão da linguagem visual. Os procedimentos metodológicos adotados consistem em uma pesquisa com abordagem quantitativa e qualitativa utilizando como instrumento de coleta de dados questionário. A pesquisa foi realizada em uma escola da Rede Estadual de Pernambuco, e os participantes da nossa pesquisa foram alunos do 1 ano do Ensino Médio. Os dados obtidos e as discussões propostas a partir do contribuem para pontuar a relevância da compreensão dos elementos presentes nos logos, seu significado e sua influência na nossa percepção de mundo.
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