Navegando por Assunto "Comunicação visual"
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Item A comunicação visual nos pôsteres de filmes de terror sul-coreanos: um estudo sobre o consumo e a influência da linguagem gráfica(2025-03-18T03:00:00Z) Santana, Crislayne Vitória Amaro Mendes de; Oliveira, Gabriela Araujo Ferraz; http://lattes.cnpq.br/8575811511688961Esta pesquisa tem como objetivo analisar como os elementos visuais presentes nos pôsteres de filmes sul-coreanos do gênero terror identificam o gênero, analisando a linguagem gráfica e identificando padrões. O estudo exploratório utiliza métodos mistos de pesquisa e aborda a popularização das produções audiovisuais sul-coreanas, com uma contextualização histórica que antecede o surgimento dos K-dramas, um breve apanhado sobre e o gênero cinematográfico terror e o K-horror, bem como a exposição dos elementos que caracterizam um poster e da linguagem visual que fazem parte de sua composição. Através da coleta de dados realizada por meio de um levantamento de pôsteres de terror disponibilizados pelo IMDB, e da aplicação de um questionário online, identificou-se o gênero cinematográfico atribuído pelo público aos pôsteres analisados. Indicando que os pôsteres desempenham um papel de influência na identificação do gênero, através de códigos visuais recorrentes, como paleta de cores semelhantes, tipografia expressiva e composições que remetem ao suspense e à violência. Demonstrando que a linguagem visual presente nas peças seguem padrões visuais que reforçam a atmosfera do gênero e influenciam a recepção do público.Item A percepção dos consumidores a partir das embalagens de barras de proteína(2025-03-18T03:00:00Z) Pais, Luiz Vynnicius Claudino; Oliveira, Gabriela Araujo Ferraz; http://lattes.cnpq.br/6517400043469005; http://lattes.cnpq.br/3882621322910326Este trabalho tem como objetivo geral investigar a percepção de atributos pelos consumidores a partir das embalagens de barras de proteína. Inicialmente, foi realizado um mapeamento exploratório de imagens de barras de proteína no Google, focando no sabor chocolate, resultando em 50 embalagens diferentes. Após análise, foram excluídas embalagens duplicadas e antigas, além de agruparmos por predominância cromática. Foi selecionado as seis marcas mais citadas em pesquisas online: Probiótica, Nutrata, Integralmedica, Banana Brasil, Max Titanium e Bio2. Utilizamos um questionário no Google Forms, respondido por 135 pessoas, para avaliar a percepção dos consumidores. As perguntas do questionário foram estruturadas para coletar dados gerais dos respondentes, bem como suas percepções sobre atributos específicos das embalagens, como "nutritiva", "saudável", "saciedade", "performance", "saborosa", "força", "dieta" e "energia". A pesquisa constatou que as embalagens utilizam predominantemente uma linguagem gráfica verbal, combinada com elementos visuais como tipografia sem serifa, cores variadas e esquemas gráficos para destacar informações nutricionais. As embalagens analisadas apresentaram cores predominantes distintas, sendo o preto, marrom, vermelho, branco, preto e prata, e azul e branco, que transmitem diferentes mensagens aos consumidores. Observou-se que embalagens com fotografias e esquemas gráficos específicos são mais apreciadas pelos consumidores, gerando uma percepção positiva dos atributos do produto. Concluiu-se que a categorização das embalagens é essencial para direcionar projetos de design que considerem o estímulo das emoções e a percepção dos consumidores. A análise dos elementos visuais das embalagens pode servir como ferramenta para medir e aprimorar a eficácia da comunicação do produto, contribuindo para estratégias de marketing mais eficientes e atraentes.Item Imagens gastronômicas: cozinha e a comunicação nas redes sociais(2023-04-27T03:00:00Z) Miranda, Ana Beatriz Gonçalves; Panetta, Monica Helena; http://lattes.cnpq.br/0760135351368402; http://lattes.cnpq.br/7423851247443718Evidencia-se que o crescimento da gastronomia vem guiando-a para outros espaços além da cozinha, nesse ponto atrelado ao processo comunicacional vivido pela sociedade que introduziu o uso das imagens como parte dessa linguagem, e se tornou importante com a disseminação das redes sociais. Para isso, é preciso compreender a relação entre as fotografias de preparações culinárias e a influência da rede social Instagram no consumo de imagens gastronômicas, demonstrando o quanto o visual de um prato é importante, o que aponta para a perspectiva do empratamento como visual atrativo. Desse modo, escolheu-se a metodologia qualitativa de caráter exploratório, sustentada no conhecimento bibliográfico e levantamento de informações por entrevistas semi-estruturadas, realizadas por meio da plataforma virtual Zoom, com a participação de um profissional de cada área, gastronomia, comunicação e fotografia, com método de análise de resultados por interpretação. Conclui-se que, foi possível perceber a notoriedade que as imagens das preparações têm, a partir das relações sociais trazidas por meio da comunicação e a exposição nas redes sociais.
