Navegando por Assunto "Compras"
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Item Estruturação do processo de compras em um grupo de empresas de Serra Talhada-PE: estudo de caso(2021-02-19) Silva, Josefa Lauane Ferreira da; Ferreira, Renan Silva; http://lattes.cnpq.br/9980419912272571Considerando a relevância que a gestão de compras tem na aquisição de materiais e serviços de qualidade, no momento certo e com o menor custo, esta constitui uma das etapas mais importantes da cadeia de suprimentos das empresas. Por essa razão, um processo de compras estruturado e otimizado impacta diretamente no resultado organizacional, no que se refere a operação, atendimento de demandas e faturamento. Nesta perspectiva, o objetivo geral consiste em compreender a estruturação da gestão de compras de um grupo de empresas localizado no município de Serra Talhada-PE. Para tal, o procedimento técnico aplicado a esse artigo classifica-se como um estudo de caso, adjunto a uma pesquisa descritiva de natureza preponderantemente qualitativa. Utilizou-se também como instrumento de coleta de dados um questionário semiestruturado baseado no diagrama de Ishikawa. Como principais resultados de pesquisa, foram pontuados o excesso de solicitações, sobrecarga, atrasos, divisão inconsistente de tarefas como gargalos pertinentes à fase de desestruturação da gestão de compras do grupo, e seus respectivos impactos, que, por sua vez, foram sanados com ações corretivas para estruturar o processo de compras baseadas em quatro pilares, otimizando assim a performance de atuação do setor.Item Fatores determinantes de compra online dos consumidores do sertão do Pajeú(2021-12-10) Lopes, Raiane Souza; Carneiro, Jailson Santana; http://lattes.cnpq.br/0403978206266328Os ambientes de compra online têm cada vez mais se tornado preferência entre os consumidores. Diante disso, esse estudo tem o objetivo de identificar quais são alguns dos possíveis fatores determinantes para a decisão de compra em plataformas virtuais nas cidades no território do Sertão do Pajeú. Para tal, a metodologia tem como base uma pesquisa quantitativa descritiva. Após a aplicação do questionário disponibilizado virtualmente, deu-se início às análises dos dados. Quanto aos resultados obtidos, observou-se que os consumidores do Sertão do Pajeú, são mais afetados pelo fator “loja online”, que seja auto explicativo e que tenha os produtos dispostos e descritos de forma organizada, e menos afetado pelo fator “promoção”, relatando que sua intenção de compra não é influenciada pelo recebimento de anúncios.Item Padronização dos processos: um estudo de caso em uma pequena empresa de atacado e varejo(2022-10-06) Rocha, Hernandes Maia; Silva, Mello da; http://lattes.cnpq.br/8976586263200932As empresas estão buscando, cada vez mais, se tornarem mais competitivas no mercado, exigindo delas mais qualidade em seus produtos e serviços, além do pronto atendimento das exigências de seus clientes. Uma prática que muitas empresas vêm utilizando como alternativa para a melhoria da qualidade e adequação aos requisitos de seus clientes, é a otimização de processos de negócio. Diante disso, este estudo objetivou propor a padronização dos processos de negócios, na área de compras de uma pequena empresa de atacado e varejo. Para este fim, foi realizada uma revisão bibliográfica, sobre qualidade e suas ferramentas, processo de negócio e padronização de processos de negócio aplicados a área de compras em empresas de atacado e varejo. Dentre as metodologias e ferramentas propostas para este estudo destacam-se o Bussiness Process Management (BPM), o Bussiness Process Management Notation (BPMN), as folhas de verificação, ISO 9001 e a análise PFMEA. A interação dessas metodologias e ferramentas, resultou na proposição de um modelo genérico para a padronização de processos organizacionais. O modelo proposto foi aplicado na área de compras de uma empresa, a qual foi objeto de estudo deste trabalho. Como resultados da implementação do modelo, observa-se a melhoria do processo de compras, redução dos volumes de produtos desnecessários, aceitação da mudança dos processos pela direção e colaboradores, além da redução de custos e perdas dos produtos, o que possibilitou mais efetividade e otimização da rotina de trabalho desta área.
