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Navegando por Assunto "Ciências - Estudo e ensino"

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    Análise da III Feira de Ciências e Mostra Científica de Serra Talhada - PE e seus impactos na aprendizagem e divulgação científica
    (2019) Siqueira, Francisca Suene Alcântara; Bezerra, Bruna Herculano da Silva; Câmara, Maria Suely Costa da; http://lattes.cnpq.br/9163311260887432; http://lattes.cnpq.br/1039531472437739; http://lattes.cnpq.br/4198097343466398
    As feiras de ciências que se constituem em ambientes não formais de aprendizagem, são locais que proporcionam a exposição pública de trabalhos científicos desenvolvidos por estudantes e professores. O principal objetivo deste trabalho foi analisara produção científica e o papel da feira de ciências e mostra científica na concepção dos estudantes apresentadores, professores orientadores e seus impactos em relação à aprendizagem e à divulgação da ciência no município de Serra Talhada-PE. Utilizamos como instrumento para a coleta de dados: as fichas de inscrição dos trabalhos, fichas de avaliação preenchidas pela pesquisadora na ocasião da apresentação dos trabalhos e entrevistas estruturadas realizadas com alguns professores e estudantes envolvidos no evento.Na análise, buscamos elementos quantitativos e qualitativos que nos permitissem compreender o evento como um todo e a produção científica deste. Para isso, analisamos: a distribuição de trabalhos por escolas participantes; áreas do conhecimento, aproximação com o tema central da mostra científica.Assim como as categorias nas quais os trabalhos foram desenvolvidos- tomando como referência as ideias de Mancuso(1993)- e asprincipais perspectivas de ensino que caracterizavam os trabalhos científicos do evento, delimitando a análise as perspectivasmais conhecidas e que norteiam também os documentos oficiais sobre currículo do país.Entre os principais resultados, observamos que houve uma quantidade significativa de escolas participantes, e muitos trabalhos na área de conhecimento Ciências da Natureza e suas Tecnologias,sendo os trabalhos informativos e a perspectiva construtivista de maiorexpressividadena feira em estudo. Quanto às entrevistas realizadas com os principais atores sociais envolvidos: observamos um conhecimento superficial e fragilizado sobre o conceito de feiras de ciências e outros aspectos relacionados, bem com acerca da noção de divulgação científica. Os resultados reafirmam a importância do trabalho com feiras e mostras científicas no nosso país, e, sobretudo, no município de Serra Talhada-PE. Apontam importância da feira de ciências para a cidade e circunvizinhanças. No entanto, entre os desafios de trabalhos dessa natureza ressaltamos para a necessidade da compreensão do que são as feiras e mostras científicas pelos atores sociais envolvidos nesse processo e seu papel para a aprendizagem e divulgação científica.
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    Concepções de licenciandos em química da UFRPE–Sede sobre o uso de analogias e suas influências no processo de ensino-aprendizagem de ciências
    (2018-08-01) Oliveira, José Elivelton Gomes de; Souza, Sandra Rodrigues de; Lima, Analice de Almeida; http://lattes.cnpq.br/2273105974559580; http://lattes.cnpq.br/4678692939311710; http://lattes.cnpq.br/8408629611124567
    O raciocínio analógico está presente em teorias científicas, em livros didáticos e pesquisas baseadas na utilização das analogias como recurso didático para o ensino de química e por esse motivo, torna-se essencial analisar as concepções de licenciandos em química da UFRPE-SEDE “futuros professores” sobre o uso das analogias e suas influências no processo de ensino-aprendizagem de ciências. Os instrumentos para a coleta dos dados foram dois questionários, resolução e discussão em grupo acerca de uma questão do ENADE 2017, observação e gravação de áudio. Os sujeitos da pesquisa foram compostos por quinze licenciandos que cursavam a disciplina de Estágio Supervisionado Obrigatório I no 7º período noturno de licenciatura em Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE unidade SEDE em Dois Irmãos. Os resultados mostram que, apenas seis licenciandos definiram as analogias utilizando os termos comparação e associação, mas também dois licenciandos confundem esse conceito com um exemplo. Além disso, no decorrer do questionário II, percebe-se que eles reconhecem as analogias como facilitadora do processo de ensino-aprendizagem, porém acreditam que há limitações no seu uso. Por isso, eles julgam que é de muita relevância a formação inicial para o preparo docente na utilização desse recurso didático, e para eles o emprego das analogias em suas aulas seria pertinente, porém, as mesmas seriam planejadas e podendo ser feitas também de forma espontânea para responder algum questionamento dos alunos. Ao ser questionado a presença do estudo das analogias no decorrer da graduação, percebe-se que a maioria considerou que foi pouco o tempo dedicado ao tema, e esse resultado juntamente com as pesquisas estudadas, alertam para o fato de que, durante sua formação inicial, há uma necessidade de um preparo mais específico em relação aos recursos analógicos. Pois, os licenciandos não reconheceram nenhuma metodologia para a utilização das analogias como recurso didático, mesmo em fase conclusiva do curso de graduação, e ao participarem dessa pesquisa puderam rever suas concepções quanto às práticas docentes com analogias, a partir da resolução do questionário II e da questão do ENADE, em que estabeleceram justificativas pedagógicas para o uso ou não das analogias.
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    Educação sexual em livros didáticos de ciências utilizados na rede pública estadual de Pernambuco
    (2024-03-07) Valentim, Niķson Nathan Lopes; Araújo, Monica Lopes Folena; http://lattes.cnpq.br/7902118982606429
    Atualmente, com o avanço da tecnologia e do acesso a recursos digitais, o número de ferramentas úteis para o ensino da disciplina de ciências se diversificou e cresceu. Entretanto recursos didáticos como o livro didático (LD) permanece sendo um dos mais importantes e acessíveis para os professores. Portanto, é válido ressaltar que a qualidade do conteúdo presente no LD é um fator essencial para a qualidade da prática docente. Nesse sentido, a sexualidade é um tema essencial na vida de qualquer pessoa. Desde cedo, os indivíduos são expostos a questionamentos e descobertas acerca da própria identidade sexual. Por isso, é extremamente importante que esse assunto seja abordado de forma adequada nos LD, que são uma das principais fontes de conhecimento para os adolescentes do ensino fundamental anos finais. Logo, o presente estudo tem como principal objetivo apresentar uma pesquisa desenvolvida por meio da análise de três livros didáticos utilizados por escolas públicas de ensino fundamental do estado de Pernambuco. A pesquisa teve como objetivo analisar de que modo a temática “sexualidade” é referida em livros didáticos (LD) do Ensino Fundamental, do 8º ano, adotados por uma escola pública da rede do estado de Pernambuco. Diante dos achados, foi evidente que os LD se concentram a princípio em expor os conteúdos que valorizam predominantemente os aspectos biológicos dos seres humanos. Ao concentrar-se exclusivamente nos aspectos biológicos da sexualidade, os livros didáticos culminam reforçando estereótipos de gênero, normas e padrões tradicionais de comportamento, contribuindo para a manutenção de uma visão conservadora e limitada sobre o assunto. No entanto, foi encontrado LD que contemplaram o conteúdo relacionado a sexualidade dentro dos aspectos sociais e psicológicos.
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    O uso dos aplicativos Whatsapp e Telegram no ensino das Ciências da Natureza: uma revisão sistemática da literatura
    (2021-07-15) Queiroz, Antônio Victtor Alves de; Leite, Bruno Silva; http://lattes.cnpq.br/4932752031807872; http://lattes.cnpq.br/1840464693617513
    Na atual sociedade da informação as tecnologias digitais têm provocado significativas transformações também na educação, promovendo novas formas de comunicação e de interação social. Desse modo, o uso das tecnologias digitais, em especial o uso dos dispositivos móveis, tem possibilitado maior acesso a informações, que por sua vez, podem se transformar em conhecimento. Alguns dos recursos mais utilizados pelos indivíduos, por meio das tecnologias digitais, são os aplicativos para dispositivos móveis. Dentre os inúmeros aplicativos disponíveis, os de mensagens são os mais utilizados pela sociedade, que outrora tinham por função a comunicação entre as pessoas e agora assumiram um papel importante no processo de ensino e aprendizagem, assim, conhecer sua real contribuição no processo de construção do conhecimento se mostra importante. Neste sentido, esta pesquisa teve como objetivo investigar de que forma os aplicativos de mensagens WhatsApp e Telegram estão sendo utilizados no ensino das Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química). Para isso, realizamos uma revisão sistemática de literatura em algumas bases de dados (Google Acadêmico, Portal de Periódicos da CAPES, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações), tendo como referência o trabalho de Gonçalves, Nascimento e Nascimento. Como resultados encontramos um total nove trabalhos nas bases de dados investigadas. Além disso, constatamos que não haviam trabalhos utilizando o Telegram como recurso pedagógico. Por meio da descrição e análise dos estudos observamos que o aplicativo WhatsApp vem sendo utilizado no ambiente educacional, em que boa parte dos seus recursos são explorados. Contudo, a baixa quantidade de estudos encontrados utilizando o WhatsApp em sala de aula e a não existência de trabalhos com o Telegram no ensino das Ciências da Natureza apontam para a necessidade de mais pesquisas sobre estes aplicativos no ensino de Biologia, Física e Química, de modo que possamos saber qual é o real impacto do uso dos aplicativos de mensagens no processo de construção do conhecimento.
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