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    Diagnóstico sócio-ambiental e elaboração de cartilha ambiental técnica em escola pública de ensino médio em Camaragibe - PE
    (2021-01-05T03:00:00Z) Melo, João Gabriel de Freitas; Santos, Alessandro Herbert de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4144662357044277; http://lattes.cnpq.br/9014815379063183
    A presente proposta visa o diagnóstico sócio-ambiental do público- alvo e do seu núcleo familiar, discussão de conhecimentos relacionados ao ambiente e suas interferências na qualidade de vida da população, palestras informativas relacionadas aos temas ambientais. Baseado nos resultados obtidos pela análise dos diagnósticos, elaborar cartilha ambiental técnica em conjunto com o público-alvo e disseminação dos conhecimentos através das cartilhas. Estes conhecimentos devem ser disseminados tanto com o público-alvo, bem como o núcleo familiar dos mesmos. Com isto pretende-se, além da discussão dos temas abordados, aumentar a percepção ambiental das pessoas e conseqüentemente melhorar a qualidade de vida dos mesmos.
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    Estudos de cinética química a partir da elaboração e uso de uma cartilha didática sobre produtos de limpeza para lavagem de roupas
    (2023-09-18) Nascimento, Ismani Adalgiza do; Amaral, Edenia Maria Ribeiro do; http://lattes.cnpq.br/5241130686153506; http://lattes.cnpq.br/0285664573551889
    A presente pesquisa trata da elaboração e validação de uma cartilha que contém conceitos da cinética química, sendo estes apresentados a partir da ação de saneantes destinados à lavagem de roupas. O objetivo deste estudo é analisar as potencialidades e limitações da cartilha, assim como verificar a participação e interação dos estudantes durante o uso do material e avaliar como a associação da ação dos saneantes aos conceitos da cinética química pode auxiliar os estudantes na compreensão deste assunto. Para que o trabalho fosse desenvolvido, após a elaboração da cartilha, foi proposta uma sequência didática composta por três momentos: levantamento das concepções prévias dos estudantes, trabalho em equipe com o uso da cartilha e aplicação do questionário final. Por meio da aplicação desta sequência foram obtidos alguns resultados: A maior parte dos estudantes conseguiu conceituar o que estuda a cinética química após o trabalho em equipe utilizando a cartilha, além disso, associou o estudo da velocidade da reação a outros exemplos do cotidiano, não se limitando à situação apresentada sobre a ação de saneantes para lavagem de roupas. Algumas potencialidades da cartilha identificadas pelos estudantes foram: linguagem acessível e clara do texto, promove interatividade e tem ludicidade. Além disso, os estudantes fizeram sugestões visando melhorar o conteúdo da cartilha: Utilizar menos fórmulas, discutir mais as teorias e ampliar a abordagem de outros assuntos. Com os resultados foi possível perceber que a cartilha é um material atrativo que pode ser utilizado como material de apoio pedagógico, contendo diversos assuntos de forma lúdica e interativa.
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    O uso de cartilhas educativas como ferramenta de aprendizado e sensibilização acerca do comportamento do sagui-de-tufo-branco (Callithrix jacchus): um relato de experiência
    (2025-07-25T03:00:00Z) Sá, Maria Luísa Salgado; Schiel, Nicola; Silva, Tamires Maria da; http://lattes.cnpq.br/7748606036321168; http://lattes.cnpq.br/5314455811830714; http://lattes.cnpq.br/5542963947184805
    A Educação Ambiental (EA) é um processo educativo multifacetado, que tem por objetivo a mudança na relação humano-natureza, através da sustentabilidade. A EA pode ser desenvolvida através de diversas práticas (e.g., rodas de conversas), fazendo uso de diferentes ferramentas (e.g., cartilhas educativas). Na EA, as cartilhas educativas se destacam como uma ferramenta de ensino lúdica, interativa e informativa, capaz de estimular o interesse, aprendizado e reflexão acerca de questões socioambientais, utilizando os recursos visuais. Em áreas onde há convivência entre as comunidades humanas e a fauna silvestre, como o sagui-de-tufo-branco (Callithrix jacchus), a falta de conhecimento pode levar a interações inadequadas com a fauna. Nesse cenário, as cartilhas podem ser valiosas, pois contribuem para informar e sensibilizar as pessoas, para uma convivência mais harmoniosa. Diante disso, este trabalho tem como objetivo relatar a experiência da aplicação de cartilhas educativas, com foco no aprendizado e sensibilização de estudantes acerca do comportamento do sagui. Inicialmente foi elaborada uma cartilha educativa sobre a ecologia comportamental dos saguis e as possíveis interações humanas com a espécie. A aplicação ocorreu através de uma intervenção pedagógica, com estudantes do 3° ano do Ensino Médio, em uma escola da rede pública, em Recife/PE. A intervenção foi estruturada em três momentos: (I) roda de conversa pré-cartilha, (II) leitura da cartilha e (III) roda de conversa pós-cartilha. As rodas de conversa foram conduzidas por meio de uma abordagem dialógica, nas quais os estudantes puderam compartilhar suas percepções, dúvidas e experiências pessoais relacionadas aos saguis. Os diálogos foram registrados por meio de gravações de áudio e anotações no diário de campo permitindo uma análise qualitativa das falas. No primeiro momento, observou-se que o conhecimento prévio dos estudantes sobre a espécie estava, em sua maioria, baseado em noções do senso comum, muitas vezes associando os saguis a uma condição de animal domesticado, alimentando-os recorrentemente. A partir da leitura da cartilha e da continuidade do diálogo, foi possível identificar mudanças nas concepções dos estudantes, evidenciando a ressignificação do conhecimento. A análise das falas evidenciou uma compreensão mais aprofundada sobre as consequências da interferência humana nos hábitos dos saguis e aspectos fundamentais da ecologia comportamental da espécie. Essa experiência reforça o potencial das metodologias participativas na EA e aponta o uso de cartilhas educativas e rodas de conversa como ferramentas que promovem valores ambientais.
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    Produção de cartilhas educativas referentes ao uso e aplicação de agrotóxicos no estado de Pernambuco
    (2024-03-13T03:00:00Z) Estevam Filho, Milton Raimundo; Evangelista Júnior, Walter Santos; http://lattes.cnpq.br/6728342264331935; http://lattes.cnpq.br/7683783580307528
    O estado de Pernambuco é um importante produtor agrícola se destacando na produção de frutas como manga, uva, banana e hortaliças como tomate, pimentão e repolho. Nos sistemas de cultivo agrícola é comum o agricultor se deparar com o aparecimento de pragas e doenças fazendo necessário o emprego de técnicas e insumos para o controle. Dentro dos métodos de controle de pragas e doenças os agrotóxicos é um insumo muito utilizado na agricultura, esta importante ferramenta se mal utilizada pode trazer sérios perigos a saúde das pessoas, animais e meio ambiente. É de suma importância a divulgação de práticas de uso correto e seguro visando a proteção da saúde das pessoas animais e meio ambiente. Uma importante ferramenta de divulgação de informações é pequenos livros ilustrados conhecidos como história em quadrinhos, os quais possibilitam a divulgação de informações em formatos de histórias hipotéticas imitando o cotidiano tornando a leitura mais atraente, prendendo a atenção do leitor, bem como sendo de grande importância essa elaboração da cartilha como uma ferramenta informativa para o manejo adequado dos produtos que possibilitará resultados benéficos tanto para os produtores, como para os consumidores dos produtos, e também para o meio ambiente.
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