Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Cartas - Análise"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Análise diacrônica dos verbos "ser" e "estar" com sentido existencial no português em cartas de leitor do século XIX da cidade do Recife
    (2018-08-27T03:00:00Z) Vasconcelos Neto, Marcionilo José de; Lima, Emanuelle Camila Moraes de Melo Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/0470905904340465; http://lattes.cnpq.br/3002130100167194
    O presente trabalho busca empreender uma análise diacrônica a respeito do uso dos verbos copulares com sentido existencial, já que eles apresentam um dos maiores desafios para os pesquisadores que se interessam pelo tema. Para realizar essa pesquisa utilizamos dados históricos de cartas de leitor do século XIX da cidade do Recife, como também dados do português contemporâneo com o fenômeno em questão. Essa pesquisa se fundamenta nos pressupostos da teoria gerativa, tendo como principais autores Chomsky (1981; 1986), Avellar (2004; 2007); Sibaldo (2009; 2016), Tarallo (2009), entre outros. Esse trabalho empenha-se em contribuir para o crescimento da literatura sobre cópulas com sentido existencial, além de oferecer algumas reflexões sobre o que foi encontrado no corpus, trazendo algumas análises sintático-semânticas sobre a variação diacrônica que podemos encontrar no uso do verbo "ser" em sentido existencial.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão