Navegando por Assunto "Capoeira"
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Item A capoeira como conteúdo de ensino da educação física escolar(2022-10-10) Silva, Gean Pereira da; Mello, Rachel Costa de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/8749101676171464O presente estudo busca trazer novos olhares sobre a capoeira como conteúdo de ensino pertencente à temática Lutas, nas aulas de Educação Física escolar, abordando seu sentido e significado cultural e histórico, expresso desde suas origens históricas na sua relação com a cultura africana. Indagamos como problema de pesquisa: qual o conhecimento tratado através da capoeira como conteúdo de ensino em Educação Física na escola em produções acadêmicas? Para tal, temos como objetivo geral: analisar a capoeira como conteúdo de ensino da Educação Física escolar no Ensino Fundamental nas produções acadêmicas. E definimos como objetivos específicos: identificar a importância da capoeira como conhecimento na Educação Física escolar a partir de sua história, e analisar o conteúdo referente a capoeira tratado nas políticas curriculares no Ensino Fundamental de escolas públicas estaduais de Pernambuco. Para tal, fizemos uma pesquisa bibliográfica sobre a capoeira na escola. Como conclusões, o referencial teórico e as pesquisas analisadas nos informaram sobre a validade da Capoeira em suas múltiplas dimensões, a serem vivenciadas como conteúdo da Educação Física escolar, considerando-se: seu sentido e significado, seus códigos de valores e rituais, sua historicidade, sua contribuição para a educação integral, sua relação com o esporte, com o jogo, com a dança.Item A importância da manifestação de cultura popular (a capoeira) e a perspectiva furtadiana de cultura(2022) Silva, Raphael Fernandes Xavier da; Sousa, João Morais de; http://lattes.cnpq.br/9057718684364301; http://lattes.cnpq.br/2822376827933592Item A invenção do vadio: entre ausência e emergência, a capoeira no jogo da vida(2020-11-06) Espírito Santo, Lindinaldo do; Andrade, Fábio Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/9407924493644881; http://lattes.cnpq.br/1869579112256947A invenção do vadio foi uma forma de produzir a ausência da capoeira e do capoeirista no Brasil. A categoria “vadio” foi um meio de desqualificar, invalidar um conhecimento ancestral e milenar usado como resistência pelos negros e negras trazidos para as Américas no período da colonização. Este trabalho foi resultado de uma pesquisa sobre a capoeira do século XIX e XX, sua criminalização e perseguição que resultou na sua proibição em 1890. O interesse aqui é compreender o que foi a colonização e quais as consequências para a capoeira nesse cenário. O objetivo foi estudar a relação da colonização sobre a capoeira e quais elementos de enfrentamento foram usados nessa relação. A contribuição do pensamento do sociólogo peruano Aníbal Quijano (colonialidade do poder), tanto quanto do sociólogo português Boaventura de Sousa Santos (sociologia das ausências e sociologia das emergências), foi de fundamental importância nos rumos deste trabalho. Pudemos constatar que a lógica ocidental, com suas formas de negligenciar os conhecimentos alternativos produz a ausência de outros conhecimentos possíveis. Constatamos que a ausência e a emergência da capoeira estão relacionadas com o resultado das “feridas” provocadas pelo processo de colonização (colonialidade). A capoeira reagiu e reage a esse padrão de poder por meio do resgate das tradições ancestrais, como coletividade, oralidade na transmissão dos conhecimentos, por exemplo. Apesar de ser patrimônio imaterial, hoje, a capoeira ainda é marcada como uma prática periférica. A colonialidade ainda configura um quadro de silenciamento do povo negro no Brasil. Nem mesmo o reconhecimento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) não impediu as ações racistas e truculentas contra o negro capoeirista que ainda é caracterizado como marginal.Item As práticas da capoeira no colégio normal municipal Doutor Antenor Alves Pedrosa, Correntes - PE(2019) Leoncio, Maria Angélica Silva; Costa, Caetano De' Carli Viana; http://lattes.cnpq.br/1659373322351561; http://lattes.cnpq.br/1832967083141724O presente trabalho tem como temática as práticas da Capoeira no Colégio Normal Municipal Doutor Antenor Alves Pedrosa na cidade de Correntes-PE, tem como objetivo analisar como as aulas de capoeira favorecem o ensino aprendizagem das disciplinas escolares de forma interdisciplinar, e para isso, foi realizada uma pesquisa participante, de modo que o pesquisador possa se inserir no campo de pesquisa para realizar algumas observações e entrevista com alunos e professores do colégio citado. Capoeira pode ajudar nas aulas das disciplinas escolares, a mesma abrange muitos aspectos positivos na vida dos educandos, é uma atividade física que reúne luta, cultura e música, ou seja, é uma arte que engloba várias outras artes; ajuda na prática de valores, como o respeito a regras, diversão, competitividade, solidariedade, cidadania, ludicidade e formação do caráter tanto mental como físico da criança, dito isto, ressalto ao longo do trabalho que a capoeira em si, deveria ser tratada como uma disciplina. No decorrer da pesquisa, pode ser observado um melhor comportamento e desempenho dos alunos durante as aulas.Item Capoeira e ensino de História: uma incursão pelos livros didáticos da educação básica(2024-09-02) Vasconcelos, Djalma Barros e Silva; Santos, Maria Emília Vasconcelos dos; http://lattes.cnpq.br/4794117737260000; http://lattes.cnpq.br/5285236021130806Até meados do século XX, a capoeira era uma prática marginalizada na sociedade. As pesquisas historiográficas sobre essa arte marcial revelam que os primeiros registros sobre ela estão predominantemente em documentos policiais. Com o tempo, a percepção e o tratamento da capoeira mudaram drasticamente: ela foi inicialmente proibida, depois legalizada e, eventualmente, reconhecida como patrimônio cultural. No entanto, a forma como a capoeira é abordada nos livros didáticos continua a desempenhar um papel crucial na perpetuação ou transformação dos paradigmas relacionados a essa arte. Com isso em mente, analisei a abordagem da capoeira em diversos livros didáticos utilizados na Rede Pública de Pernambuco.Item Capoeira: a expressão de luta e resistência nas aulas de educação física(2024-10-03) Silva Filho, Dimas Joaquim da; Silva, Eduardo Jorge Souza da; http://lattes.cnpq.br/5214370124132694O presente trabalho de pesquisa pretende, através de uma revisão de literatura, resgatar a essência histórica e cultural da capoeira; arte marcial de origem africana, desenvolvida e aprimorada nas senzalas do Brasil como forma de luta e resistência do povo negro escravizado. Como problema de pesquisa, trazemos a questão: Como a capoeira é tratada em produções acadêmicas enquanto expressão de luta e resistência cultural? O objetivo geral desta pesquisa é analisar o ensino da capoeira na Educação Física Escolar como uma manifestação de luta e resistência cultural, visando compreender suas implicações pedagógicas, seus benefícios para o desenvolvimento integral dos alunos e os desafios enfrentados pelos educadores. Concluiu-se que a capoeira como conteúdo de ensino da Educação Física se mostra como um conhecimento poderoso, alinhando-se aos objetivos delineados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ela preenche a lacuna entre o patrimônio cultural e as necessidades educacionais modernas, oferecendo uma abordagem dinâmica e significativa que ultrapassa os limites tradicionais da Educação Física.Item Muitas são as saídas de jogo: experiências de capoeira em uma escola da Rede Municipal do Recife(2024-09-24) Lôbo, Maria Eduarda César; Paiva, Andréa Carla de; Cordeiro, Izabel Cristina de Araujo; http://lattes.cnpq.br/0905745064754853; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185Apesar da nítida relação entre a formação da sociedade brasileira e a capoeira, ainda são escassos os estudos acadêmicos e, mesmo com os projetos da Secretaria de Educação e as Leis que garantiriam o acesso à arte, raros são os espaços formais de educação que se permitem ou conseguem abrigar tal manifestação cultural para dentro dos seus muros. O presente trabalho teve como objetivo geral analisar as contribuições da capoeira na educação escolar para a formação humana, e os objetivos específicos de identificar a capoeira como manifestação cultural, apresentar as experiências vividas com a capoeira sob o olhar da animação cultural e discutir procedimentos didáticos para o ensino da capoeira para as crianças. Trilhando o caminho da sistematização da experiência vivida numa escola municipal da cidade do Recife, tal experiência norteou procedimentos didáticos diferentes, cobertos de ludicidade. Levando-nos a concluir que da mesma forma que a academia não valoriza os saberes populares, os adultos não valorizam os saberes infantis, e quando um saber cala o outro, temos um saber empobrecido, logo, incompleto. Neste sentido, a pesquisa se desdobra em fomentar não apenas procedimentos didático-metodológicos para ensinar capoeira para crianças, mas também nos ajuda a refletir sobre como podemos engrandecer nossos saberes sem perder o brilho no olhar.Item Oficinas de capoeira nas aulas de artes: promover, reconhecer e preservar, na perspectiva das relações étnico-Raciais(2021-08-13) Cordeiro, Fabíola da Silva; Torres, Niedja Ferreira dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3501803097646190O objetivo da presente pesquisa foi trazer reflexões sobre a capoeira e os benefícios de ser trabalhada em instituições escolares formais com oficinas nas aulas de Artes Visuais, mais especificamente com oficinas de capoeira em seu contexto voltado para a Educação Étnicos-Raciais. Ao fazer uma análise investigativa na instituição, percebe-se a necessidade de levar esse aprendizado para o estudo em escolas de educação formal para que todos tenham acesso conforme está detalhado na Lei n. 10.639/03, onde é obrigatório e de responsabilidade legal das instituições quanto à oferta de disciplinas sobre a história e cultura afro-brasileira e africana. Com isso, torna-se imprescindível a alteração no currículo escolar, intensificando os estudos étnicos-raciais. A fundamentação teórica foi à luz de CRUZ (1997), COLI (1995) e LIBLIK (2011). Desta maneira, pretendemos estimular a inserção de oficinas voltadas para o aprendizado de forma teórica e lúdica das vivências culturais da Capoeira onde mostra que essa arte é genuinamente brasileira e faz parte da construção e da história dos povos africanos que foram escravizados no Brasil.
