Navegando por Assunto "Capital humano"
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Item Capital humano e desigualdades econômicas: uma análise das relações de desigualdades educacionais e da qualidade institucional sobre a convergência de renda dos municípios brasileiros(2021-12-03) Santos, Andréa de Araújo; Lima, Sergiany da Silva; http://lattes.cnpq.br/5314745114599013Este trabalho buscou analisar a convergência dos municípios brasileiros no período de 2000 a 2010, condicionado a fatores de capital humano e qualidade institucional. A principal hipótese dessa pesquisa é de que a desigualdade intergeracional do capital humano é um dos principais responsáveis pela desigualdade de renda do Brasil. Para investigar essa hipótese, são estimados dois conjuntos de equações: um com a convergência da educação municipal nos níveis fundamental, médio e superior; e o segundo com o crescimento econômico e convergência de renda condicionada ao crescimento da educação municipal. Ambas as equações são modeladas condicionada a qualidade institucional dos municípios. Assim, dada a natureza endógena das instituições sobre o nível de desenvolvimento econômico, todos os modelos são estimadores por Mínimos Quadrados em Dois Estágios (MQ2E). Os resultados confirmam que na medida em que o crescimento educacional tem suas desigualdades reduzidas, as desigualdades de renda são atenuadas.Item Convergência Condicional da Renda dos Estados Brasileiros: uma análise a luz do modelo de Solow com capital humano(2018) Souza, Ana Cledia Ferreira de; Lima, Sergiany da Silva; http://lattes.cnpq.br/5314745114599013; http://lattes.cnpq.br/0739821604017578Tendo em vista a acentuada desigualdade que existe no Brasil e a melhoria no ambiente macroeconômico após os anos 2000, este trabalho tem como objetivo principal analisar hipótese de convergência de renda per capita dos estados brasileiros no período de 2006 a 2014. Para tanto, esse estudo foi realizado com base nas funções de produção dos modelos de crescimento de Solow simples e aumentado, utilizando o a teoria de β convergência absoluta e condicional. A análise foi feita com base nos dados extraídos da RAIS, IPEADATA, Secretaria do Tesouro Nacional. O método de estimação dos resultados foi o de regressão linear múltipla com dados em painel. Os resultados empíricos condizem com a literatura do crescimento econômico, de modo que, o investimento e o capital humano afetam positivamente com o crescimento do PIB per capita. O parâmetro de depreciação (n+g+d) apresenta relação negativa com o crescimento econômico, assim como discutido na teoria. A análise empírica indica que há presença tanto de convergência absoluta quanto de convergência condicional. No entanto, a velocidade de convergência aumenta de 0.06 no modelo de convergência absoluta para 0.13 no modelo de convergência condicional com capital humano. Isso demonstra o efeito do capital humano sobre o potencial produtivo dos estados brasileiros no equilíbrio de longo prazo. Os resultados sinalizam que as políticas públicas realizadas no período da pesquisa surtiram efeitos positivos para redução das disparidades interestadual.Item O processo de decisão em investimento em capital humano: o caso dos alunos de instituições de ensino superior na Região Metropolitana do Recife(2019) Silva, José Pedro Caldas da; Silva Filho, Guerino Edécio da; http://lattes.cnpq.br/2977795200183918A presente monografia tem como objeto de pesquisa o estudo do comportamento de estudantes universitários com relação a seu processo de tomada de decisão acerca de futuros investimentos em capital humano. A análise parte do ponto de vista microeconômico tradicional, mas focaliza sobre a chamada e Economia Comportamental, corpo de literatura que busca identificar mecanismos e vieses cognitivos associados ao processo decisório dos seres humanos. Para a realização deste trabalho foram utilizados como referência a contribuição de diversos autores que tratam de temas do comportamento humano relacionados ao processo de tomada de decisão. Assim, este trabalho teve como objetivo geral identificar os motivos que tendem a influenciar o processo decisório dos estudantes universitários da UFRPE relativamente aos seus investimentos futuro sem capital humano. Os objetivos específicos são os seguintes: identificar quais elementos comportamentais podem causar interferências em suas decisões de investimento em capital humano, verificar como os vieses comportamentais interferem nessa tomada de decisão e sugerir formas de os mesmos tomarem decisões mais seguras.Foi aplicado um questionário com estudantes universitários com o intuito de medir a percepção dos mesmos com relação a quais âmbitos de suas vidas teriam maiores impactos em suas escolhas de investir em capital humano.Foram feitas análises das respostas do questionário avaliando seus pesos do ponto de vista de concordância ou discordância e o percentual de respostas para cada pergunta.Item Perfil educacional da mão de obra do Estado de Pernambuco: como ocorre a absorção do capital humano nos setores da economia de Pernambuco no período de 2006-2016(2018) Silva, Larissa Araújo da; Coelho Júnior, Álvaro Furtado; http://lattes.cnpq.br/1248468009730949A Teoria do Capital humano foi formalizada em 1961 por Theodore W. Schultz, a expressão Capital Humano foi utilizada por Shultz pela primeira vez ao publicar o artigo Investment in Human Capital, assim reconhecendo as habilidades e conhecimentos adquiridos por um indivíduo como forma de capital. Com o fim da Segunda Guerra Mundial, as nações estão focadas no crescimento e desenvolvimento econômico. A educação passa a ser entendida como um elemento importante para atingir esse objetivo. Porém mesmo sem a sua formalização esse importante fator já era percebido por diversos estudiosos à exemplo Adam Smith já o reconhecia em sua obra a Riqueza das Nações publicada em 1776. O conceito de Capital Humano foi sendo aperfeiçoado com o desenvolvimento da teoria econômica específica. Estudos como o de Pereira (2008), faz uma análise da importância do nível de escolaridade dos trabalhadores para o crescimento econômico da região Norte do Brasil, chegando a conclusão de que um aumento médio nos anos de escolaridade tende a reduzir o diferencial na distribuição de renda entre os habitantes. Para contribuir com esse debate, este presente trabalho tem como objetivo apresentar o perfil educacional, de acordo com o nível de instrução dos trabalhadores, absorvido pelos setores econômicos atuantes no estado de Pernambuco ao longo do período de uma década. Para isso utilizam-se os dados da RAIS que quantificam nível de escolaridade, absorção de escolaridade nos diversos setores e informações sobre remuneração média para cada nível de escolaridade, para os anos de 2006, 2010 e 2016. Com base nos dados utilizados verifica-se a constatação de que as evidencias teóricas ocorrem no contexto do estado de Pernambuco. Observa-se que há uma mudança de absorção do nível de escolaridade no decorrer do período analisado. Também se pôde concluir que há aumentos de salários quando há um maior nível de escolaridade.Item Relações entre instituições, capital físico e acumulação de capital humano nos municípios brasileiros(2021-12-03) Siqueira Neto, Francisco Gomes de; Lima, Sergiany da Silva; http://lattes.cnpq.br/5314745114599013Este artigo busca analisar os fatores que influenciam o capital humano e sua mobilidade sobre a ótica e os pressupostos do modelo de crescimento econômico neoclássico. A análise é restringida para os municípios do Brasil no período censitário de 2000 a 2010. Esses dados contemplam os investimentos em infraestrutura e formação de capital humano, estimulados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). Este estudo valida-se para averiguar uma possível convergência do estoque de capital humano entre os municípios brasileiros. A estimação econométrica utiliza dados cross-section com o uso do estimador em dois estágios para tratar a endogeneidade institucional, utilizando latitude e média de precipitação pluviométrica como variáveis instrumentais. Os resultados obtidos sugerem que houve convergência do capital humano entre os municípios brasileiros, segundo as simulações realizadas com as proxies do número de pessoas com grau de instrução completo em nível de ensino fundamental e médio.
