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Navegando por Assunto "Barreto, Lima, 1881-1922"

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    Lima Barreto e Caio Prado Junior: olhares da ficção e da história sobre a sociedade brasileira
    (2021) Silva Neto, Mirko da; Bezerra, Antony Cardoso; http://lattes.cnpq.br/7274047087168768; http://lattes.cnpq.br/9357090702023832
    O presente artigo tem por objetivo analisar aspectos coincidentes entre as obras de Caio Prado Junior, Formação do Brasil Contemporâneo, e o Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto. O livro de Caio Prado Junior escrito em 1942 faz um retrospecto do Brasil Colonial, analisando questões econômicas, políticas e sociais que envolveram o país desde sua formação, atendendo-se ao caráter histórico deste artigo. Por outro lado, tem-se a percepção da obra ficcional de Lima Barreto, Triste Fim de Policarpo Quaresma, escrito em 1911, alguns anos após a Proclamação da República. Com base nessas obras, uma de cunho literário, outra de cunho histórico, pretende-se indicar suas coincidências factuais. Tem-se, por exemplo, o ineficiente aparato judicial brasileiro retratado por Caio Prado como uma justiça cara e morosa; e a péssima prestação jurisdicional ficcionalizada por Lima Barreto. A excessiva burocracia da administração pública destacados por um e por outro, como também aspectos sociais de nosso povo. Sobreleva-se a questão moral do indivíduo, que em seu cerne pouco contribuiu para a formação de pátria livre e transcende-se no tempo.
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    O "entre-lugar" vivido por Lima Barreto/Vicente Mascarenhas em Diário do Hospício e Cemitério dos Vivos: a natureza simbólica e a produção desejante
    (2022-10-10T03:00:00Z) Silva, Djaneide Jokasta Alves da; Teixeira, Renata Pimentel; http://lattes.cnpq.br/1789141041884024; http://lattes.cnpq.br/6255304125032046
    Este trabalho tem como objetivo analisar como o escritor Lima Barreto e a personagem por ele criada, Vicente Mascarenhas, ocupam seus lugares em uma sociedade marcada por um processo de eugenia e colonização: como o fazer literário dialoga com esse contexto, sobretudo, no que diz respeito às obras Diário do hospício (na qual a voz narradora do escritor Lima Barreto relata suas internações no Hospício Nacional dos Alienados, RJ e também é um projeto do romance que se elaborará: O Cemitério dos vivos) e O Cemitério dos Vivos (romance inacabado no qual cria a personagem Vicente Mascarenhas), ambos escritos entre 1919 e 1920 e publicados postumamente em 1953. Basearemo-nos nos conceitos de “entre-lugar” (SANTIAGO, 2000), Natureza simbólica/ representação do mito Trágico e sujeito edipiano (FREUD, 1930), Máquinas desejantes/ Produção desejante (DELEUZE e GATARRI, 1972), a constituição do sofrimento psicossocial do negro colonizado (FANON, 2008), entre outros, os quais foram usados como base teórica nesta proposta de leitura da obra. Pretende-se, assim, atribuir maiores possibilidades no fazer teórico-crítico relativo à obra de Lima Barreto.
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    O conto “Clara dos Anjos”, de Lima Barreto: transcrição e colação
    (2020) Silva, Marcus Vinícius Ferreira da; Bezerra, Antony Cardoso; http://lattes.cnpq.br/7274047087168768; http://lattes.cnpq.br/5867224217534161
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    O mecanismo do "jeitinho brasileiro" na figura de Cassi Jones no romance Clara dos Anjos, de Lima Barreto
    (2025-03-10T03:00:00Z) Silva, Wharlley Dawsley Oliveira; Teixeira, Renata Pimentel; http://lattes.cnpq.br/1789141041884024; http://lattes.cnpq.br/9845192264495307
    Este trabalho busca entender a configuração do “jeitinho brasileiro” na figura da personagem Cassi Jones presente na obra Clara dos Anjos (1920) de Lima Barreto, com foco na parcialidade do uso desse mecanismo na sociedade brasileira e a desmistificação do racismo velado do próprio conceito e das virulências de discursos hegemônicos. Apoiado em estudos como Jessé Souza (2018) que nortearam essa discussão; além de eventual fortuna crítica sobre a obra de Lima sobre o entendimento do jeitinho como um aspecto repetido e enraizado no caráter nacional brasileiro, trabalharemos na análise e explicitação desse mecanismo e sua utilização no cotidiano brasileiro. Traçaremos como essa configuração social é utilizada entre todas as camadas sociais do país, como é aceito ou se torna uma virulência dependendo de quem utiliza, e como configura situações de poder, além de mecanismo dissonante perante a burocracia. Ademais, identificaremos certos tipos de jeitinho apoiados nos estudos antropológicos de Lívia Barbosa (2005), Roberto DaMatta (1997), entre outros, e qual seria o tipo e jeitinho da personagem Cassi Jones e outros personagens do escritor Lima Barreto. Além de mencionar também cânones literários amplamente discutidos que se associam com os estudos do jeitinho na literatura brasileira para buscar entender o surgimento da sua configuração no panorama literário, mas também como uma instituição intrínseca, mas forjada a ferro na sociedade brasileira.
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    O romance Clara dos Anjos, de Lima Barreto: investigação do espaço narrativo
    (2020) Silva, Renatto Max de Oliveira da; Bezerra, Antony Cardoso; http://lattes.cnpq.br/7274047087168768; http://lattes.cnpq.br/2841416629191532
    Numa investigação que considera o elemento espacial, estudam-se as suas funcionalidades no romance Clara dos Anjos, de Lima Barreto. Primeiramente, comentam-se alguns fatos sobre o autor e a obra-chave da pesquisa. Na sequência, aprofundam-se teorias literárias ligadas ao espaço, o que descortina o nosso objetivo de analisar de modo mais reflexivo. Em um terceiro momento, analisa-se algumas características do enredo do romance que são afetadas pelo espaço e percebe-se como isso contribui para a construção narrativa. Como lastros teóricos, dialoga-se com: R. Bourneuf e R. Ouellet (1976), Osman Lins (1976), Luis Alberto Brandão (2013) e Antonio Dimas (1987). A contribuição parte de uma maior reflexão do romance Clara dos Anjos sob a luz das teorias do espaço na literatura.
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