Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Aprendizagem centrada no aluno"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Afetividade na educação infantil: a relação entre os profissionais e as crianças no espaço escolar
    (2019-11-20) Silva, Diana Izabela da; Lins, Mônica; http://lattes.cnpq.br/8311084641303194
    A afetividade ainda é entendida como uma conduta carinhosa, afetuosa, e por conta disso, é sentida a falta de trabalhos que abordem a importância da mesma na aprendizagem do ser humano. Por este motivo, esta pesquisa tem uma problemática embasada na busca por compreender como ocorre a influência da afetividade nas crianças que frequentam a Educação Infantil. Por isso, a afetividade abordada na presente pesquisa, está pautada na teoria de Henri Wallon (1984), que defende que ela vai além de atos de carinho, isto pois está ligada ao conhecer, ouvir e se importar com o desenvolvimento do outro, que neste caso, está focado no estudante; com o objetivo principal de fazer uma análise da influência das relações afetivas entre as crianças e profissionais que atuam em sala, no processo de aprendizagem. Para a coleta de dados, foram utilizadas a entrevista semi-estruturada e observação, pois a intenção é que através desses instrumentos, seja possível compreender a concepção dos profissionais acerca da afetividade e se ela condiz com suas atitudes, para isto, seis profissionais participaram da pesquisa, além dos alunos. Durante a exploração do material obtido, foi utilizada a análise de conteúdo segundo Bardin (2011), que permitiu fazer descrições das características que serão importantes para o tema. E os resultados, mostraram que existe uma falha na concepção de afetividade, mas que isso não interfere na prática, pois em qualquer relação de pessoa para pessoa, a relação afetiva está presente.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O leitor literário no primeiro ano do ensino médio: a interação entre aluno e texto a partir de contos de mistério
    (2019) Lima, Moniza Dark Mendes de; Almeida, Maria do Socorro Pereira de; http://lattes.cnpq.br/3185435491287172; http://lattes.cnpq.br/5670635914769712
    Esta pesquisa tem como objetivo identificar as causas do afastamento do aluno do Ensino Médio do texto literário e refletir sobre a importância desses textos na interação entre aluno e obra, para que assim possamos estabelecer métodos, que contribuam para a aproximação do aluno com as narrativas, por meio da leitura e análise de contos de mistério, para despertar o interesse desse público leitor à leituras mais complexas a exemplo de romances. Desta forma, se fez necessário compreender como se deu o processo de escolarização da literatura e como ela é trabalhada na escola nos dias atuais, problematizando os empecilhos no desenvolvimento do letramento literário e destacando algumas das especificidades do aluno iniciante dessa fase escolar. Adotamos os contos de mistérios “As Formigas” e “Venha ver o pôr do sol”, da autora brasileira Lygia Fagundes Telles, como indicação de leitura a ser feita em sala de aula com esse público iniciante, pois compreendemos que esse tipo de narrativa possibilita o desenvolvimento de um trabalho que permite aos educandos compreender as características de um texto narrativo, a fim de proporcionar uma experiência de leitura capaz auxiliar na formação do aluno enquanto leitor e encanta-los. Se fez necessário uma abordagem sobre o conto e suas características narrativas para que melhor pudéssemos analisar os contos acima citados. Essa pesquisa é definida como bibliográfica e nos embasamos nos estudos de autores como Almeida (2014/2018), Cadermatori (2009), Candido (2004), Carvalho (2017), Cortazár (1993), Cosson (2006), Gotlib (2006), Moisés (2006), Zilberman (2009) dentre outros, visando compreender como o ensino de literatura e o trabalho com os textos literários é desenvolvido e pode ser modificado por meio de propostas que envolvam o letramento literário com o auxílio dos contos de mistérios. Dessa forma, percebemos a importância do trabalho com textos no processo de leitura e de interação entre aluno e obra literária.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão