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    A ética na formação do educando como um ser social
    (2020-06-09) Alves, Fernando José; Correia Neto, Jorge da Silva; http://lattes.cnpq.br/6369240444943934; http://lattes.cnpq.br/7224777480894951
    A ética trata da formação do caráter das pessoas, das instituições e dos povos, nos permitindo ser conscientes. Sendo assim, existe uma capacidade dialógica entre si, entretanto é factual que precisamos cultivar hábitos que nos transformem internamente mediante boas obras, o ser humano enquanto ser sociável necessita um do outro para poder sobreviver de forma digna e respeitosa, alimentando assim, uma sociedade justa e igualitária, promovendo a liberdade entre seus compatriotas. Este estudo objetiva analisar a formação do educando para a sociedade. Neste viés precisamos refletir e questionar como está se processando a formação ética e moral do educando no âmbito escolar. Metodologia: Esta pesquisa de caráter descritivo, promoveu uma análise de abordagem qualitativa(indutiva) dos dados referendados do questionário respondido pelos estudantes do 1º ano do Ensino Médio da Escola pública, EREM Des. José Neves Filho, situada em Cajueiro Seco, Jaboatão dos Guararapes-PE. Envolvendo 110 alunos, onde levantamos questões sobre ética, moral e seu ensino na escola. Resultados: Verificou-se uma conscientização mínima sobre a ética e a moral dos estudantes no âmbito escolar. Essa formação no seu contexto ético/moral tende a formar um cidadão focado na discussão de seus deveres e direitos dentro da comunidade, entretanto na práxis pedagógica é essencial a presença de todos os envolvidos. Conclusões: a conscientização dos valores mínimos necessários para uma convivência humanizada nas relações bilaterais foi destacada nesta pesquisa. Ademais, o conhecimento prévio está presente no contexto social, onde se busca uma ética máxima direcionada à felicidade.
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    Ética na gestão de conflitos em serviços de alimentação
    (2024-02-21) Souza, Ynglides Natasha Feliciano de; Shinohara, Neide Kazue Sakugawa; http://lattes.cnpq.br/7105928729564845
    A ética no ambiente de trabalho, especialmente no setor de serviços de alimentação, é fundamental para o sucesso das empresas. A segurança alimentar, a qualidade dos produtos e a satisfação dos clientes dependem de um ambiente positivo e produtivo, onde os conflitos sejam gerenciados de forma eficaz, além de serem essenciais para a sustentabilidade da empresa. A ética na gestão de conflitos é essencial para o sucesso das empresas no setor de serviços de alimentação. Ao investir em práticas éticas, as empresas podem construir ambientes de trabalho mais saudáveis, fortalecer os relacionamentos entre os funcionários e impulsionar o crescimento sustentável. Este estudo teve como objetivo compreender como a ética é entendida pelos colaboradores/gestores, se é praticada entre colaboradores e empresas e como a gestão de conflitos pode influenciar nessas ações. No levantamento, 57,5% dos respondentes acreditam que seus colegas não agem de forma ética no ambiente de trabalho. Em relação às experiências frequentes com situações antiéticas, uma parcela considerável das respostas (85%) já vivenciou situações que consideraram antiéticas no trabalho, como assédio moral (30%), discriminação (22,5%), fofoca (17,5%) e preconceito de gênero (5%). Foi relatado com preocupação a falta de canais de denúncia eficazes e seguros, por isso, apenas 7,5% dos colaboradores relataram o(s) conflito(s) aos seus superiores, demonstrando a preocupação do medo e receio de punições e constrangimentos no ambiente laboral. Diante desses achados, faz-se necessário implementar treinamentos, campanhas de conscientização e códigos de conduta que reforcem a importância da ética; criação de canais de denúncia seguros e eficazes; investigar e punir casos de comportamento antiético, demonstrando que a empresa não tolera comportamentos inadequados.
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    Ética no enfrentamento ao racismo institucionalizado durante a pandemia do covid-19: uma análise sobre as respostas governamentais
    (2021-04-26) Silva, André Erick da; Melo, Paulo Thiago Nunes Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/2786487491698072; http://lattes.cnpq.br/9488581756275111
    Diante de níveis abissais de desigualdade social no Brasil, os efeitos desproporcionais da COVID-19 afetarão, com mais incidência, parcelas mais vulneráveis da população brasileira, como a população negra. Este estudo tem como objetivo explorar o enfrentamento ao racismo institucionalizado nas respostas governamentais em uma perspectiva da ética. O caminho metodológico escolhido trata-se de um estudo qualitativo. Quanto aos seus objetivos, trata-se de uma pesquisa exploratória. Como fontes de dados, foram coletados documentos de respostas governamentais à pandemia. Neste estudo, o processo de análise foi pautado em elementos da análise crítica dos discursos. Os resultados abordam a desconstrução de uma identidade negra apesar da cultura eugênica, perpassando pelas condutas corruptas; o encarceramento em massa e o desemprego; bem como os impactos da pandemia no mercado de trabalho negro, a busca por uma isonomia racial e os protestos antirracistas. Como conclusões na perspectiva da ética das virtudes, prepondera-se a figura do negro tentando construir sua identidade. Na perspectiva da responsabilidade, observa-se o branco racista que enxerga a pessoa negra como alguém sem utilidade. Na perspectiva deontológica, foi identificada a figura do Estado negacionista que atenta contra a dignidade da pessoa humana.
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    Virtudes morais abordadas por organizações voltadas à inserção de pessoas no mercado de trabalho
    (2022-09-28) Silva, Micaelly Sheyla Gomes da; Melo, Paulo Thiago Nunes Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/2786487491698072; http://lattes.cnpq.br/0367532075732286
    O presente trabalho tem por objetivo analisar como organizações voltadas à inserção de pessoas no mercado de trabalho abordam as virtudes morais. As tradições culturais de uma sociedade são em grande parte formadas por elementos de culturas diversas e permeiam os ambientes em que as pessoas estão inseridas. As virtudes morais são hábitos cultivados e qualidades que norteiam o comportamento humano, sendo elementos essenciais na construção do caráter e para se compreender o ser humano e a sociedade. As virtudes morais têm grande influência nas organizações, uma vez que são intrínsecas às pessoas que as compõem, de forma que essas possam contribuir para seus objetivos. É adotado como método uma pesquisa qualitativa e documental, analisando o conteúdo das divulgações de organizações voltadas ao desenvolvimento de características pessoais e habilidades profissionais das pessoas. Como resultados, percebeu-se que o multiculturalismo é visto também nos ambientes organizacionais, onde diferentes culturas, personalidades e valores se encontram e tornam-se grandes influenciadoras dos mesmos. Entende-se que é através do desenvolvimento das habilidades comportamentais que a entrada das pessoas no mercado de trabalho é facilitada, e cabe principalmente a elas buscarem se conhecer. A preservação de um comportamento ético e a formação de habilidades comportamentais são de suma importância para qualquer pessoa em qualquer ambiente em que esteja inserido. O estudo buscou contribuir para o entendimento de como as virtudes morais são formadas e podem ser desenvolvidas, e como podem influenciar o comportamento das pessoas e os ambientes em que estão inseridas.
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