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Navegando por Autor "Souza, Keyla Dayane Rodrigues"

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    Chemstories: uma proposta lúdica com muita imaginação, suspense e Química!
    (2022-06-02) Souza, Keyla Dayane Rodrigues; Simões Neto, José Euzébio; http://lattes.cnpq.br/3560726840212196; http://lattes.cnpq.br/2243457699504406
    Por ter um alto grau de abstração, exigir raciocínio espacial e matemático e pela abordagem, predominantemente centrada no ensino por transmissão, a Química é, para o estudante, uma das matérias escolares de maior dificuldade. Então, parecenos necessário que, entre outras ações, escolher atividades que possuam potencial de despertar o interesse, o que é um grande desafio, sobretudo em situações específicas, como educação de jovens e adultos, ensino noturno e, mais recentemente, a realidade do ensino remoto emergencial. Diante disso, é preciso que o professor busque a introdução de estratégias didáticas que possibilitem um ensino de Química mais atrativo, incluindo aquelas que são capazes de postar os estudantes em um papel ativo. Neste cenário, o trabalho com atividades lúdicas, principalmente jogos, está, cada vez mais, ganhando espaço nas salas de aula e grupos de pesquisa em ensino de Química, por ser um instrumento essencialmente motivador e atrativo, que pode proporcionar uma aprendizagem de forma prazerosa e espontânea. Por meio dos jogos, os estudantes despertam a autonomia, criatividade e concentração, aspectos essenciais para efetivamente aprender conceitos científicos. Se essas atividades são aplicadas frequentemente, se estabelece um ambiente em que sentir prazer estudando Química é algo natural e facilita a compreensão dos conteúdos programáticos. Assim, esse trabalho visa apresentar o ChemStories, um jogo didático para ser trabalhado nas escolas, e também em outros espaços, com o objetivo de aproximar a Química dos estudantes, motivando e desenvolvendo aprendizagens. Baseado no Black Stories, um popular e macabro jogo comercial (stricto) com muito suspense, diversão e imaginação, apresentamos nesse texto como ocorreu o processo de elaboração do ChemStories, mantendo todo o mistério das cartas originais e acrescentando a seção de conhecimentos da Química, presente no verso das cartas, com o objetivo de explicar cientificamente o que aconteceu nos enredos das histórias. Discutimos o jogo quando aplicado, pela primeira vez no Ensino Superior, de forma remota devido a pandemia da COVID-19, para que pudessemos analisar a jogabilidade do ChemStories, em seguida, em uma turma do 9° ano do Ensino Fundamental, em ensino híbrido e, por fim, com o 3° ano do Ensino Médio, de forma totalmente presencial. O ChemStories se mostrou eficiente, pois os estudantes participaram ativamente de todo processo. Parece-nos que atividades como essa são necessárias e que a Química está presente no nosso cotidiano em atividades que nem percebemos.
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