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Navegando por Autor "Souza, Gleidson de Oliveira"

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    Conectando saberes no curso de Licenciatura em pedagogia na EaD/UFRPE
    (Conexões Publicações, 2025) Guilherme, Betânia Cristina; Santos, Klyvia Leuthier dos; Souza, Gleidson de Oliveira; Melo, Maria Aparecida Vieria de; Nascimento, Regina Célia Macêdo do; Silveira, Thiago Araujo da
    A obra Construindo Saberes no Curso de Licenciatura em Pedagogia da EaD/UFRPE, Série “Formação de professores: da teoria à prática” resulta do trabalho de ensino, pesquisa e extensão de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos estudantes, juntamente com seus orientadores. Entretanto, é preciso pensar para além de TCCs. Historicamente, o curso de Licenciatura em Pedagogia EaD da UFRPE desenvolve pesquisas na área de Educação e suas subáreas, com intuito não somente de compreender sua área de atuação, mas também para formar verdadeiros professores-pesquisadores, que atuam de forma crítica, afetuosa, humana, justa e investigativa. Nossos egressos não são somente professores ou gestores, são investigadores de olhar apurado de suas práticas, da noosfera de atuação, das políticas educacionais e dos processos de ensino e aprendizagem. Uma obra como essa é importante ser lançada ao mundo porque esse conhecimento acumulado e diversificado precisa fazer parte das práticas e das referências nas pesquisas em Educação. A pesquisa em Educação é um espaço plural, dinâmico, dialético e complexo que discute as temáticas e relações do seu tempo e do seu local, enfrentando entraves epistemológicos, éticos, sociais, políticos e/ou metodológicos. Entretanto, mais do que meramente campo de compreensão ideal, a pesquisa é uma expressão viva, autêntica e real daqueles que a fazem.
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    Educação física escolar e saúde de adolescentes: uma revisão narrativa
    (2025-08-06) Souza, Gleidson de Oliveira; Oliveira, Marcelo de Santana; http://lattes.cnpq.br/5548486353463233; http://lattes.cnpq.br/0977263665311574
    Comportamentos de saúde ou de risco cultivados na infância e adolescência tendem a ser perpetuados na vida adulta. Cultivar hábitos saudáveis, alimentares e de atividade física na infância e na adolescência é fundamental para que esses comportamentos de saúde se perpetuem na vida adulta. No entanto, muitos fatores podem favorecer a inatividade física e hábitos alimentares de risco. O período de isolamento, durante a pandemia, que resultou no fechamento das escolas, possivelmente favoreceu comportamentos sedentários, diminuição da freqüência de atividade física e hábitos alimentares menos saudáveis. Partindo dessa problemática levantamos o seguinte questionamento: como os programas de educação física escolar influenciam a saúde dos adolescentes? Com o intento de responder a pergunta levantada, definimos como objetivo geral: Identificar como os programas que tratam da educação física escolar influenciam a saúde dos adolescentes. Ancorado ao objetivo geral, pretendemos: analisar a relação entre a educação física escolar e saúde nas escolas; e, identificar os programas que tratem da educação física escolar e saúde com foco nos adolescentes. Realizou-se uma busca na Biblioteca Virtual de Saúde, trabalhos dos últimos 10 anos, pela sua relevância e expressividade, cujos dados foram interpretados por meio da abordagem qualitativa. Sendo assim, para essa busca, definimos os seguintes termos: “educação física escolar”, “saúde” e “adolescente” como descritores, utilizando o booleano “AND”. Diante disso, verificou-se a insuficiência de trabalhos propondo Programas de educação física para a promoção da saúde de adolescentes sendo identificados apenas quatro. Os resultados apontam para a necessidade qualificar os docentes na Educação Física como caminho eficaz para estimular estilos de vida mais ativos, promoção da saúde e prevenção de doenças na juventude. A escola se mostra como importante para a implementação de ações de promoção da saúde e prevenção de doenças. Programas escolares com enfoque interdisciplinar se mostram importantes na promoção da saúde de adolescentes com excesso de peso, especialmente se tiver continuidade. Abordagens sensíveis educativas sensíveis e integradas no ambiente escolar podem favorecer a compreensão da percepção dos estudantes sobre seus corpos e a conexão entre as práticas prejudiciais à saúde.
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