Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Thalia Ferreira dos Santos"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Uma proposta de sequência didática para debater violência racial e de gênero na aula de inglês
    (2021-03-02) Silva, Thalia Ferreira dos Santos; Cavalcanti, Larissa de Pinho; http://lattes.cnpq.br/7660087236639667; http://lattes.cnpq.br/3248418086185259
    O presente artigo discute uma proposta de ensino-aprendizagem de inglês para o primeiro ano do Ensino Médio, atrelando experiências do estudante, questões cotidianas e problemáticas sociais à pedagogia de multiletramentos, através do gênero canção, usando como apoio o videoclipe e memes. A sequência didática planejada para seis horas aulas faz uso de textos multissemióticos para debater temas socialmente relevantes, especificamente, a violência racial e de gênero. Considerando que o Brasil é um país racista e ainda com um índice de violência elevado, principalmente contra a mulher, dá-se a importância da abordagem dessa temática. Na contramão da insuficiência das metodologias tradicionais empregadas no ensino de língua inglesa no ensino básico da escola pública, que gera desmotivação e crítica nos estudantes, nossa proposta permite integrar discussões sociais e uso da tecnologia digital, como previsto na Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e em demanda pelo contexto pandêmico. Nossa fundamentação teórica abrange a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (2018) e a BNCC (2018), que norteia o ensino-aprendizagem no Ensino Médio; Baladeli (2020), Santana e Kupske (2020), Santos (2014), Santos et al. (2017), Anjos (2016), Castro e Oliveira (2016), Ferraz et al (2019), Sarmento (2004), Cani (2019), referente ao uso de gêneros textuais para o ensino de inglês. Assim, espera-se contribuir para um ensino mais humano e significativo para o indivíduo que aprende
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão