Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Ivanda Maria Martins"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 20 de 39
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Alfabetização e letramento: um relato de experiências sobre estratégias de enfrentamento de dificuldades de leitura e escrita no ensino fundamental
    (2019) Silva, Ana Paula Rocha da; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O circuito da poesia do Recife : a literatura como patrimônio cultural
    (2023-11-24) Valentim, Davi Dornelles Rodrigues de Souza; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/0895349088668246
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Contação de histórias na era digital: a importância da literatura infantojuvenil na formação de leitores críticos
    (2019) Bandeira, Karina Bastos de Luna; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/7003805851081385
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Ensino de literatura em tempos de mídias digitais: análise das percepções dos docentes
    (2018) Nascimento, Emmanuelle Braz do; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/5841743166570218
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A escrita criativa de Fanfics em práticas de letramentos literários no 8º ano do ensino fundamental
    (2023-09-29) Rodrigues, Januária de Souza; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/3362568091344666
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O estágio supervisionado na formação inicial do docente em letras: diálogos com práticas de letramentos digitais
    (2021-08-21) Silva, Dênys Vytor de Queiroz; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/6115721169434026
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Formação de leitores no ensino médio: a literatura em cena
    (2023-11-10) Soares, Conceição Maria da Silva; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Gamificação como estratégia metodológica ativa para o ensino de literatura : leituras literárias gamificadas de poemas
    (2023-11-23) Santos, Érika Vanessa Fonsêca dos; Silva, Ivanda Maria Martins;  http://lattes.cnpq.br/8436216704557833
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Grande Sertão... (trans)docências: travessias dialógicas de uma educadora nas múltiplas e sinuosas veredas acadêmicas
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2024) Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; Borba, Vicentina Maria Ramires; http://lattes.cnpq.br/4023907282886164; Suassuna, Lívia; http://lattes.cnpq.br/3685495814664993; Alves, José Hélder Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/2352905993796166; Abranches, Sérgio Paulino; http://lattes.cnpq.br/9070763811045760
    “Grande Sertão... (Trans)Docências: travessias dialógicas de uma educadora nas múltiplas e sinuosas veredas acadêmicas” é um Memorial Acadêmico compreendido como registro da história de vida de uma educadora que (re)elabora narrativas de si como professora dialógica e reflexiva no repensar de suas ações pedagógicas nas múltiplas travessias acadêmicas e profissionais. Como docente da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE/UAEADTec, elaboro este Memorial com o objetivo geral de apresentar as minhas travessias acadêmicas e profissionais nos eixos de ensino, pesquisa, extensão e gestão, considerando processos formativos contínuos e vivências como discente e docente, nos cenários da Educação Básica e da Educação Superior. Em termos teórico-metodológicos, este Memorial destaca a noção de “(Trans)Docências”, tendo em vista a multiplicidade de interfaces na constituição de minha(s) identidade(s) docente(s), tais como: a docência dialógica, a tecnodocência, a polidocência, a docência polifônica, a docência exotópica, a docência cronotópica e a docência Severina. Destaco, ainda, a história de vida como aprendizagem biográfica reflexiva e prática de (auto)formação, com base nas noções de ateliê biográfico, fotobiografia, escrevivência(s), autoetnografia, ethos discursivo e o framework do TPACK - Technological Pedagogical Content Knowledge. Em uma imersão autobiográfica intertextual, em constante diálogo com a obra Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, e outras vozes da literatura universal, traço múltiplos autorretratos, sob um olhar plural que busca estreitar as conexões entre presente, passado e futuro à luz do viés cronotópico bakhtiniano. Narro as minhas vivências no “Sertão” das múltiplas docências, evidenciando percursos trilhados nos cenários da Educação Básica e da Educação Superior em contextos públicos e privados de ensino. Minha narrativa confunde-se com outras histórias que destacam o início das atividades no âmbito da Educação a Distância, na UFRPE, em sintonia com reflexões sobre o lugar desta modalidade educacional no cenário brasileiro. Conto, também, experiências que vivi no cronotopo pandêmico da Covid-19, um tempo-espaço marcado por intensos desafios, momento de rever rotas, traçar outros caminhos no repensar de processos de ensino e aprendizagens mediados pelas tecnologias. Busco elaborar um panorama reflexivo quali/quantitativo das atividades realizadas nos eixos de ensino, pesquisa, extensão e gestão, tendo em vista as diferentes fases da trajetória acadêmica. Destaco a escrita de si como estratégia articulada ao processo de biografização das experiências na construção das múltiplas identidades discentes e docentes (re)construídas durante as travessias acadêmicas. Faço esta imersão autobiográfica, resgatando memórias e lembranças nas interações dialógicas entre docências e discências que consolidam minha(s) identidade(s) como professora esperançosa e resiliente. Procuro (re)encontrar-me nas múltiplas e sinuosas veredas desse Grande Sertão... Trans)Docências, permitindo-me (re)leituras e (re)descobertas como educadora em contínuas e ilimitadas travessias, sempre aprendendo a aprender a cada instante.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A leitura literária no cárcere e o processo de humanização dos leitores no presídio de Itaquitinga-PE
    (2021-08-21) Silva, Alexsandro Rodrigues da; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Leituras de fábulas no 9º ano do ensino fundamental: rumo à metodologia ativa aprendizagem em pares para a formação de leitores críticos
    (2023-11-10) Santos, Ana Júlia Silva dos; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/1286580741023704
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Leituras de fábulas no ensino fundamental: conexões com a sala de aula invertida para a formação de leitores
    (2023-11-24) Silva, Laudivânia Alves da; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Leituras literárias e multiletramentos: caminhos para a formação de leitores no 8º ano do ensino fundamental
    (2023-11-24) Santos, Lígia Eloana da Silva; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Letramento na EJA do ensino médio: o gênero notícia em meios digitais como estratégia metodológica
    (2020-09-11) Cavalcante, Fernando Augusto de Araujo; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/5694169644237772
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Letramentos literários digitais de estudantes do ensino médio: interfaces com a rede social de leitores - SKOOB
    (2019) Lima, Carmem Lúcia da Silva; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/4940303696309141
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Letramentos literários digitais no ciberespaço: dialogando com as fanfics
    (2019) Almeida, Alexsandro Vital de; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/8065268277903070
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Literatura de cordel em sala de aula: dialogando com a formação de leitores
    (2019) Assunção, Milena Adrielly Soares de; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A literatura infantojuvenil no livro didático de língua portuguesa: análise de propostas de exercícios de leituras literárias
    (2018) Galindo, Olga Heloísa de Almeida; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/8911417079521641
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A literatura no "novo" ensino médio: trilhas de análise documental do currículo de Pernambuco
    (2023-11-24) Freitas, Lucas de; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Literatura para além das palavras: o gênero conto em diálogo com outras artes
    (2023-09-29) Santana, Lívia Carolina Nascimento; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/6787585752021755
  • «
  • 1 (current)
  • 2
  • »
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão