Navegando por Autor "Sedrins, Adeilson Pinheiro"
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Item Aspectos descritivos e sócio-históricos da língua falada em Pernambuco(EDUFRPE; FACEPE, 2015) Sedrins, Adeilson Pinheiro; Sá, Edmilson José deItem Estudos sobre língua, literatura e ensino(EDUFRPE, 2019) Sedrins, Adeilson Pinheiro; Lima, Rafael Bezerra de; Albuquerque, Emanuelle Camila Moraes de Melo; Santos, Eudes da SilvaApresentamos, neste livro, trabalhos apresentados na III Semana de Letras da Unidade Acadêmica de Garanhuns da Universidade Federal Rural de Pernambuco (III SeLUAG – UFRPE) e do I Seminário de Estudos Linguísticos e Literários Aplicados ao Ensino (I SELLAE). Esses eventos, realizados no período de 3 a 7 de dezembro de 2018, na UFRPE/UAG, em Garanhuns, Pernambuco, foram frutos da iniciativa de professores e alunos do curso de licenciatura em Letras da referida Unidade, com apoio do Programa de Mestrado Profissional em Letras da UFRPE. Após um hiato de quatro anos, o curso de licenciatura em Letras da UAG, por iniciativa do Grupo de Estudos em Teoria da Gramática (GETEGRA), retomou a sua Semana, com o objetivo de promover espaços de produção e divulgação do conhecimento, envolvendo seus alunos e professores em atividades científicas, acadêmicas e culturais. O tema da III SeLUAG, “Novos desafios para o ensino de língua e litera tura: diversidade, pluralismo teórico e formação de professores”, buscou discutir os desafios para a docência na área de Letras na contemporaneidade, com vistas a provocar reflexões e produzir ações concretas em prol de uma melhoria do ensino básico e superior, que se mostre inclusivo, democrático, plural e, por isso, mais justo e efetivo. O I Seminário de Estudos Linguísticos e Literários Aplicados ao Ensino (I SELLAE) foi promovido pelo Mestrado Profissional em Letras da UFRPE/UAG – Profletras –ocorrendo dentro da programação da III SeLUAG, com o objetivo de promover atividades para a discussão da formação docente, no âmbito da Linguística, da Literatura e da Educação. Ao todo, a III SeLUAG e o I SELLAE foram constituídos por 4 mesas-redondas, 3 conferências, 1 sessão de pôster, 14 minicursos, 19 sessões de simpósios temáticos e atividades culturais promovidas em diferentes momentos da programação. Foram cerca de 115 trabalhos aprovados para apresentação e 250 inscritos. Este livro reúne trinta e três trabalhos apresentados durante os dois eventos, que estão divididos em seis seções temáticas: Estudos em teoria e análise linguística; Estudos do texto e de gêneros textuais; Estudos em Análise do Discurso; Estudos sobre o ensino de Literatura; Estudos em Literatura; Estudos sobre o ensino de língua. O objetivo desta obra é divulgar os resultados de pesquisas realizadas por pesquisadores e professores, a fim de promover, junto ao leitor, novas reflexões sobre a língua, a literatura e o ensino. (Texto extraído da apresentação do livro).Item A pronúncia das vogais médias pretônicas em Serra Talhada – Pernambuco(2018) Souza, Ivonete de; Sedrins, Adeilson Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/7619692078072334The present work entitled The pronunciation of the pre-vowel middle vowels in Serra Talhada-Pernambuco, arose due to the lack of studies concerning this subject in the city of Serra Talhada. In this way, it intends to characterize the Serra-talhadense dialect within the Brazilian linguistic scenario. The main objective of this work is to record the linguistic variation of the region with emphasis on the vowels performed in the pretextual position, / e/ and / o /, from the perspective of the Theory of Variation, based on the speech of 12 informants (six females and six males) varying the age group between 15 and 25 years, residents and natural of the municipality of Serra Talhada, Pernambuco. The corpus used in the study comprised 20 words that presented the context of the research (words with previous and posterior average vowels in a pre-position). From these words, 240 occurrences of the variants [ɛ,e, i, ͻ,o] were verified. The results obtained showed that the medium-low vowels [ɛ,ͻ] are the most active, in the Serra-talhadense community.