Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Santos, Carmi Ferraz"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 9 de 9
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Brincadeiras de tradição oral para curtir com as famílias
    (Grupo de Pesquisa em Educação, Linguagens e Práticas Pedagógicas; EDUFRPE, 2020) Cabral, Ana Catarina dos Santos Pereira; Santos, Carmi Ferraz; Cordeiro, Dilian da Rocha; Silva, Fabiana Cristina da; Salvador, Maria Aparecida Tenório; Carvalho, Maria Jaqueline Paes de; Soares, Michelle Beltrão; Souza, Sirlene Barbosa de; Gama, Ywanoska Maria Santos da
    Estas sugestões de brincadeiras foram preparadas por membros do GELPP- Grupo de Pesquisa em Educação, Linguagens e Práticas Pedagógicas. O GELPP é um grupo de pesquisa vinculado ao Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco. O grupo foi fundado em 2018 com o objetivo de desenvolver investigações no campo da educação, com especificidade no estudo das práticas de linguagens em contextos escolares e não escolares, assim como das práticas pedagógicas de docentes da educação básica. Os membros são professoras e estudantes da Universidade de Pernambuco, Universidade Federal de Pernambuco e da Universidade Federal Rural de Pernambuco.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A contação de história na educação infantil como prática pedagógica: concepções de professores da Região Metropolitana do Recife
    (2021-12-01) Oliveira, Luziara do Nascimento; Santos, Carmi Ferraz; http://lattes.cnpq.br/2322696001671542; http://lattes.cnpq.br/9474931273440740
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A contribuição do estágio supervisionado na formação do estudante de Pedagogia da UFRPE: a visão do discente
    (2021-06-30) Silva, Joziane Melo da; Santos, Carmi Ferraz; http://lattes.cnpq.br/2322696001671542; http://lattes.cnpq.br/3844256913646966
    Este trabajo trata sobre la asignatura de prácticas supervisadas en la carrera de Grado en Pedagogía. Nuestro interés fue conocer los aportes de la pasantía supervisada en la formación de estudiantes de Pedagogía de la Universidad Federal Rural de Pernambuco - UFRPE. El trabajo tiene como base teórica las discusiones sobre el contexto histórico de la pasantía y los documentos de la legislación que orienta la pasantía. También abordamos la pasantía y las diferentes concepciones, así como la importancia de esta en la formación inicial de los estudiantes. Utilizamos principalmente los estudios de Pimenta y Lima (2012); Barreiro y Gebran (2015), entre otros estudiosos del área que discuten el fenómeno investigado. Metodológicamente, adoptamos un enfoque cualitativo, y utilizamos un cuestionario como instrumento para la recolección de datos de investigación, además de utilizar el Proyecto Curso Pedagógico (PPC, 2010) para analizarlo. Los resultados de esta investigación señalan que los aportes de la pasantía obligatoria supervisada son grandes, ya que permite a los estudiantes de la carrera de Pedagogía de la UFRPE consolidar la relación entre teoría y práctica, la autonomía y constitución de la identidad docente, entre otras contribuciones. Además, este estudio nos mostró que la pasantía es un momento oportuno de formación que permite intercambios entre el ámbito académico y el ámbito escolar y viceversa, pudiendo así propiciar nuevos conocimientos, nuevas reflexiones sobre el locus de la actividad docente.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O ensino dos gêneros textuais no primeiro ano do ensino fundamental
    (2019-01-10) Nascimento, Myrleide Bias do; Santos, Carmi Ferraz; http://lattes.cnpq.br/2322696001671542; http://lattes.cnpq.br/4302555200868859
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Entre palavras e sinais: alfabetização e letramento de alunos surdos em duas escolas municipais de Pernambuco
    (2025-02-26) Silva, Inara Dantas de Melo; Cordeiro, Leane Pereira; Santos, Carmi Ferraz; http://lattes.cnpq.br/2322696001671542; http://lattes.cnpq.br/8538638475316742; http://lattes.cnpq.br/5437727266648733
    A educação de surdos possui diversos desafios, um dos maiores deles é a alfabetização e letramento e a forma a qual esses sujeitos são ensinados. Visto muitas vezes como incapazes ou impostos em uma prática oralista, esses alunos enfrentam acentuadas dificuldades linguísticas, muitas vezes por estarem inseridos em turmas com professoras que não compreendem as suas especificidades. Alguns surdos estão inseridos em turmas bilíngues com professoras surdas e fluentes em Libras, outros estão em contextos regulares com uma professora que não necessariamente tem domínio da língua de sinais, às vezes com a presença de instrutor e/ou intérprete. Nesta pesquisa, buscamos com o objetivo geral analisar as singularidades do processo de alfaletramento de alunos surdos em uma turma bilíngue para surdos, e em uma turma regular, ambas do ensino fundamental nos anos iniciais e com os objetivos específicos almejamos identificar o papel da Libras (L1) no processo de aquisição do sistema de escrita alfabética, bem como no desenvolvimento da leitura em contextos de regular e bilinguismo; verificar como se dá a relação aluno-professor-turma em contexto regular e de bilinguismo; compreender os principais desafios enfrentados pelas professoras, tanto em contexto inclusivo quanto bilíngue para surdos; entender o papel do instrutor e/ou intérprete no processo de alfaletramento desses alunos surdos. Um trabalho de caráter qualitativo do tipo pesquisa de campo utilizamos como instrumentos entrevistas estruturadas e a observação participante. O campo de pesquisa foi dividido entre duas escolas municipais da região metropolitana de Recife e os sujeitos foram duas pedagogas, um instrutor de Libras e uma intérprete. À luz de autores como Soares (2020), Morais (2005), Quadros (1997) entre outros, podemos compreender conceitualmente a alfabetização e letramento e os aspectos particulares da educação de surdos. Os resultados desta pesquisa destacam a fragilidade das formações continuadas oferecidas pelas redes municipais, a potencialidade de surdos em espaços bilíngues, tomando como ponto de referência o bilinguismo e o acesso à cultura surda, o contexto bilíngue, detém mais recursos (apesar das dificuldades) e está mais próximo do ideal para a educação de surdos, também revelam as dificuldades e barreiras encontradas em turmas regulares com alunos surdos, sendo a principal barreira à comunicação, ou a falta dela, e a importância de profissionais especializados presentes diariamente para oportunizar um alfaletramento de uma forma que de fato os alunos surdos possam desenvolver a língua escrita.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Os gêneros textuais e o ensino da leitura e da escrita na EJA
    (2018-12-20) Silva, Érica Cristina Pereira da; Santos, Carmi Ferraz; http://lattes.cnpq.br/2322696001671542; http://lattes.cnpq.br/9275904435223285
    This paper deals with the theme of literacy in the context of Youth and Adult Education - EJA. It sought to analyze how textual genres are included in the process of teaching reading and writing in an EJA class. This research has the characteristics of a case study, in which the work of literacy developed by a teacher, from a private institution, was the core of the observations of classes and from which the reflections about the use of the textual genres in the teaching of language . Soares (1998), Marcuschi (2002) and Santos (2006) are some of the fundamental theorists that were used to discuss and conceptualize the investigated phenomenon. The results point out some theoretical and methodological conflicts that arise in the teacher 's attempt to approach her practice of literacy theories, which, although very subtly, proposes a dialogue on social and functional aspects of texts.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Memorial descritivo para promoção à classe de professor titular da carreira de magistério superior
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2022-11) Santos, Carmi Ferraz; http://lattes.cnpq.br/2322696001671542
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A prática docente e o ensino da oralidade na EJA anos iniciais: um estudo de caso
    (2022-09-29) Silva, Emilayne Fabíola Ferreira da; Santos, Carmi Ferraz; http://lattes.cnpq.br/2322696001671542; http://lattes.cnpq.br/2724062827185435
    La rareté des études liées à la pratique pédagogique concernant l'enseignement de l'oralité dans les classes de l'éducation des jeunes et des adultes est évidente. Donc, il est fondamental de mener des recherches sur ce thème. Par conséquent, ce travail avait pour objectif général de reconnaître comment se déroule la pratique pédagogique de l'enseignement de l'axe oralité, dans une classe de premières années de l'EJA dans une école municipale de la ville de Recife. L'étude est de nature qualitative et l'entretien et l'observation des participants ont été utilisés comme instruments de collecte de données. En outre, il s'est basé, entre autres, sur les travaux de Souza (2013), Magalhães et Lacerda (2019), Souza et Santos (2018) et Cavalcante et Melo (2007).Concernant la collecte des données, quinze observations et un entretien avec l'enseignant de la classe recherchée ont été réalisés. En conséquence, il a été constaté que l'oralité apparaît comme une méthodologie d'enseignement, sans réellement travailler avec l'oralité comme un axe d'utilisation/enseignement de la Langue Portugaise.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Práticas de leitura com crianças de 0 a 3 anos em uma creche municipal do Recife
    (2019-11-28) Araujo, Marillia Maria dos Santos; Santos, Carmi Ferraz; http://lattes.cnpq.br/2322696001671542; http://lattes.cnpq.br/6341789909696311
    It is well known that involvement in reading practices brings contributions to the individual reader, contributions in different aspects such as the development of literacy, the acquisition of language, cultural appropriation, the expansion of critical capacity and worldviews, as well as contributions to the constitution of active subjects in society. Therefore, it is of paramount importance that such practices be experienced from early childhood education, specifically with children in day care centers, who, even if they are small, are able to engage in reading practices, to enjoy and acquire knowledge through reading. Therefore, this study aimed to analyze the pedagogical practice in a municipal daycare in Recife, in order to verify the presence or not of reading activities with children from 1 to 3 years. To support the work the theoretical reference presents discussions on the history and public policies of early childhood education, on the conceptions of reading and reading practices in day care centers, as well as discussions on the establishment of official documents for the conduct of reading practices in day care centers. As a methodology, the qualitative nature was assumed, carried out by means of a case study in group 2 in a CEMEI in Recife. The data collection was done through observations and interview with the teacher of group 2. The results showed that reading activities are frequent in group 2, also showed that the class teacher understands the importance of carrying out such practices with these children, as well as revealed that children are interested in reading and participating in collective and individual reading activities. This work enabled us to realize the accomplishment of different reading activities in the group researched, significant activities, with purpose in reading, in the pleasure of reading, activities that consider the autonomy of children, for the constitution of active readers, who attribute meaning to what they read.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão