Navegando por Autor "Santana, Luana Briano de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item Uma proposta de sequência didática para abordar ácidos e bases utilizando o anime Dr. Stone(2023-09-22) Santana, Luana Briano de; Simões Neto, José Euzébio; Monteiro, Natália da Silva; http://lattes.cnpq.br/3668105176806261; http://lattes.cnpq.br/3560726840212196; http://lattes.cnpq.br/7258859470198175Com o avançar da sociedade no consumo de novas mídias, o ensino de Química não pode ficar preso a um passado em que as escolas não abordavam contextos importantes para a vida além de seus muros. Hoje, em um mundo globalizado e com a velocidade da Internet, para manter estudantes motivados e com vontade de aprender Química, cada vez mais os professores têm que se desdobrar na busca por novas estratégias. Utilizar elementos da cultura de massa, que influenciam os jovens em suas vivências cotidianas, a favor da aprendizagem se faz necessário, sendo uma tentativa de atrelar o mundo real e o conhecimento científico. Diante desta situação, este trabalho tem como objetivo propor o desenho de uma sequência didática visando a abordagem dos conceitos de ácido e base, centrado no anime Dr. Stone, voltada para o Ensino Médio. Mesmo animes ainda sendo pouco utilizados no ensino de Química, pesquisas já apontam seu potencial como ferramenta didática e elemento motivador dentro da sala de aula. A sequência foi elaborada e organizada de acordo com o método instrucional 5E, idealizado pelo grupo de pesquisa Biological Sciences Curriculum Study (BSCS), e dessa forma encontra-se dividida em cinco fases: engajamento, exploração, explicação, elaboração e avaliação. Assim, esperamos que a proposta aqui apresentada seja utilizada por professores de Química da Educação Básica.
