Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Queiroz, Antônio Victtor Alves de"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O uso dos aplicativos Whatsapp e Telegram no ensino das Ciências da Natureza: uma revisão sistemática da literatura
    (2021-07-15) Queiroz, Antônio Victtor Alves de; Leite, Bruno Silva; http://lattes.cnpq.br/4932752031807872; http://lattes.cnpq.br/1840464693617513
    Na atual sociedade da informação as tecnologias digitais têm provocado significativas transformações também na educação, promovendo novas formas de comunicação e de interação social. Desse modo, o uso das tecnologias digitais, em especial o uso dos dispositivos móveis, tem possibilitado maior acesso a informações, que por sua vez, podem se transformar em conhecimento. Alguns dos recursos mais utilizados pelos indivíduos, por meio das tecnologias digitais, são os aplicativos para dispositivos móveis. Dentre os inúmeros aplicativos disponíveis, os de mensagens são os mais utilizados pela sociedade, que outrora tinham por função a comunicação entre as pessoas e agora assumiram um papel importante no processo de ensino e aprendizagem, assim, conhecer sua real contribuição no processo de construção do conhecimento se mostra importante. Neste sentido, esta pesquisa teve como objetivo investigar de que forma os aplicativos de mensagens WhatsApp e Telegram estão sendo utilizados no ensino das Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química). Para isso, realizamos uma revisão sistemática de literatura em algumas bases de dados (Google Acadêmico, Portal de Periódicos da CAPES, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações), tendo como referência o trabalho de Gonçalves, Nascimento e Nascimento. Como resultados encontramos um total nove trabalhos nas bases de dados investigadas. Além disso, constatamos que não haviam trabalhos utilizando o Telegram como recurso pedagógico. Por meio da descrição e análise dos estudos observamos que o aplicativo WhatsApp vem sendo utilizado no ambiente educacional, em que boa parte dos seus recursos são explorados. Contudo, a baixa quantidade de estudos encontrados utilizando o WhatsApp em sala de aula e a não existência de trabalhos com o Telegram no ensino das Ciências da Natureza apontam para a necessidade de mais pesquisas sobre estes aplicativos no ensino de Biologia, Física e Química, de modo que possamos saber qual é o real impacto do uso dos aplicativos de mensagens no processo de construção do conhecimento.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão