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Navegando por Autor "Oliveira, Gabriela Pinheiro Gomes de"

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    Implicações da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) aplicada no ensino das ciências: uma revisão sistemática à luz da análise estatística implicativa (ASI)
    (2022-10-03) Oliveira, Gabriela Pinheiro Gomes de; Couto, Janaína de Albuquerque; Cordeiro, Priscila Aparecida dos Santos; http://lattes.cnpq.br/1352379618124390; http://lattes.cnpq.br/7709040837130788; http://lattes.cnpq.br/9889975714666120
    A Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) compreende o processo pelo qual um novo conhecimento se relaciona de maneira não arbitrária e não literal à estrutura cognitiva do ser que aprende, de modo que o conhecimento prévio do educando interage, de forma significativa e ganhando novo sentido, com o novo conhecimento que lhe é apresentado, provocando mudanças em sua estrutura cognitiva, em vista de ultrapassar a aprendizagem mecânica, literal, e arbitrária. Diante desse contexto, este trabalho teve como objetivo construir um estudo de revisão sistemática para caracterizar e identificar as principais tendências da TAS aplicada no ensino das Ciências de forma a compreender o perfil da produção científica referente ao tema mencionado, em um recorte temporal de 2011 a 2021. O estudo consistiu na análise dos artigos das bases de dados eletrônicas e foi elaborado em quatro etapas: busca eletrônica nas bases de dados (etapa 1), seleção e identificação dos artigos elegíveis (etapa 2), extração dos dados dos estudos incluídos na revisão (etapa 3) e Análise Estatística Implicativa – A.S.I. (etapa 4). Foram selecionados cinquenta e sete artigos que contemplaram os critérios de inclusão, sendo que cada um deles estudou a aplicação da Teoria da Aprendizagem Significativa em sala de aula. Os resultados apontaram que a TAS contribuiu para que o processo de aprendizagem ocorresse de forma mais dinâmica, valorizando os conhecimentos prévios dos discentes e instigando a motivação, o interesse e a curiosidade dos alunos no ensino das Ciências, propiciando uma significativa evolução conceitual dos mesmos. Os dados dos artigos passaram pelo tratamento estatístico do software CHIC que também opera a A.S.I. para a produção de Grafos Implicativos e outros tratamentos. A utilização da Análise Estatística Implicativa no processo de análise dos estudos incluídos na Revisão expandiu a visão de uma abordagem qualitativa para um tratamento quantitativo, se apropriando de elementos estatístico-probabilísticos, contribuiu de forma significativa para uma visão sistêmica e articulada dos dados. Dessa forma, as potencialidades da ferramenta A.S.I. demonstradas neste trabalho induzem a uma capacidade de expansão e complementação da abordagem qualitativa, despertando possibilidades e necessidades de sua aplicação em novas investigações e estudos em processos de ensino e aprendizagem.
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