Navegando por Autor "Mota, Adalmeres Cavalcanti da"
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Item Crimes virtuais: aspectos legais e validade das provas e documentos gerados nas redes sociais, uma revisão integrativa(2017) Lima, Gustavo Pereira de; Mota, Adalmeres Cavalcanti da; http://lattes.cnpq.br/8012304290999299A internet tem uma função importante para distribuição de informações em pouco tempo e com a ajuda das redes sociais esse divulgação tem um alcance cada vez maior. A rede social tem grupos de participantes que tem interesses e valores comuns. Com o uso da internet não existe mais as barreiras geográficas assim as pessoas interagem entre si como se estivessem lado a lado pois as mensagens são recebidas e respondias em questão de segundos. Isso remete a prática da mídia, onde, é preciso estar atento também para o profissionalismo, visto que essas mídias necessitam de cuidados estratégicos onde o consumidor será encontrado, em qual tipo de mídia social ele está e o que ele procura nela, são algumas questões que merecem atenção. Com o objetivo de analisar a importância dos aspectos legais das leis de crimes virtuais com finalidade de mostrar a validade da veracidade dos fatos, foi feito uma revisão integrativa através de uma abordagem da pesquisa de cunho qualitativo, como forma de análise quando adentramos os estudos envolvendo as ciências humanas, do qual, Foram utilizados como coleta de dados artigos relacionados os crimes que são caracterizados como virtuais que tiveram veracidades nos fatos e reportagens integrativas as tipificações de crimes virtuais entre 2010 à 2016. Assim, os estudos abordaram as denuncias relacionadas aos conteúdos ilícitos na internet vem com uma variação entre 8,29%, aponta levantamento da central nacional de denúncias de Crimes cibernéticos da organização não governamental (ONG) SaferNet Brasil. Segundo o CERT(Centro de Estudos para Resposta e Tratamento de Incidentes em Computadores), permeia as denuncias causadas nas redes sociais onde estão 5.021 conteúdos racistas, 1.969 relacionados a pornografia infantil, 1.513 quanto a apologia eincitação a crimes contra a vida, 635 relacionados a homofobia, 494 à xenofobia, 233, à tráfico de pessoas, 186 neonazismo e 181 genocídio. Contudo, com todas as previsões legais contidas e explicitadas em lei, ainda é muito comum na sociedade a identificação de crimes raciais através da internet.Item Desafios e possibilidades no ensino fundamental II com a pandemia do coronavírus: o uso de novos dispositivos da tecnologia como ferramenta didática(2023-02-07) Motta, Marconi Henrique de Arruda; Mota, Adalmeres Cavalcanti da; http://lattes.cnpq.br/8012304290999299; http://lattes.cnpq.br/8575172164430513O avanço do Coronavírus responsável pela Covid-19, provocou várias mudanças em todo contexto social, econômico e político no mundo. No setor da educação, essas mudanças ocasionaram transformações referentes a didática e o método de ensino, exigindo do corpo docente uma ressignificação das práticas visando atingir a aprendizagem dos alunos de modo a não prejudicar o desenvolvimento deles. Diante disso, esse estudo objetivou discutir sobre os desafios e possibilidades que a pandemia do Coronavírus trouxe para o setor da educação, e discutindo sobre o uso das novas tecnologias como ferramentas didáticas. O trabalho se baseou em uma Revisão Bibliográfica e pesquisa netnográfica, cujos resultados identificaram uma maior necessidade de aprimoramento e capacitação dos professores para lidar com as novas demandas educacionais, principalmente no Ensino Fundamental II bem como a integração da escola-família no contexto da educação. A escolha dessa fase do ensino se deu pelo fato de que apesar da Lei de Diretrizes e Bases - LDB preconizar que o Ensino Fundamental pode utilizar complementação de aprendizagens em casos emergenciais, percebeu-se na prática lacunas e dificuldades relacionadas não somente às práticas docentes, mas a apreensão da aprendizagem por parte dos alunos e o acompanhamento dos pais. De forma repentina, em razão da pandemia do coronavírus, professores tiveram que ajustar seus planos de aula, buscar estratégias de ensino remoto, assim como alunos e pais tiveram que adaptar espaços em suas casas para se adequar a essa nova realidade desafiadora e que expôs a urgência nas mudanças didáticas de ensino.Item Polygons: um jogo para auxiliar no estudo dos polígonos(2021-04-01) Lima, Reidylla Maria Santos de; Mota, Adalmeres Cavalcanti da; http://lattes.cnpq.br/8012304290999299; http://lattes.cnpq.br/5801736910631091Os jogos possuem um poder de atrair, concentrar e ensinar fortemente ligado às capacidades cognitivas das crianças e adolescentes. A interatividade e intuição que os jogos digitais transparecem, despertam estímulos, competências e habilidades, ao mesmo tempo que proporcionam entretenimento e aprendizado. Tendo em vista este cenário, este trabalho apresenta o desenvolvimento de um jogo educacional, tipo quiz, realizado na ferramenta GDevelop e aborda um dos principais assuntos da matemática do 6 ano do ensino fundamental, os polígonos, tornando a aprendizagem divertida e dinâmica. Espera-se que a aplicação do jogo desenvolvido neste projeto contribua para a compreensão dos polígonos, e resulte em um desempenho positivo entre os alunos. A proposta é indicar as etapas de construção do jogo, o processo de escolha dos detalhes e a importância de introduzi-los em salas de aula como auxílio para o professor.Item Sistemas de backup: um comparativo entre Bacula Community e Google Drive para empresas(2022-06-28) Silva, Aluizio Felipe Miranda da; Mota, Adalmeres Cavalcanti da; http://lattes.cnpq.br/8012304290999299; http://lattes.cnpq.br/9623681574388800No mundo informatizado que vivemos hoje, em plena revolução da sociedade 5.0, os cuidados básicos com os dados ainda são uma forte preocupação dos profissionais de TI. Backups de dados são a forma mais eficaz de se tratar as recuperações de desastres. É um conceito antigo, mas que para acompanhar os novos formatos de dados, mídias e ataques mal-intencionados sofisticados, evolui a cada dia. Com os dados se tornando, nos últimos anos, um dos ativos mais valiosos das organizações, é necessário sempre estar atento às melhores soluções de backups. Este trabalho é um estudo de caso que faz um comparativo entre duas soluções de backup conceituadas e acessíveis do mercado, estabelecendo variáveis desde a instalação, passando pela configuração e operação em produção destas soluções. Ao final apresentando um questionário que serve de roteiro para apoiar a decisão de novos profissionais de TI, que possam estar em dúvida sobre qual a solução mais adequada para sua instituição.
