Navegando por Autor "Melo, Paulo Thiago Nunes Bezerra de"
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Item Aspectos sociais das mulheres empreendedoras na cidade de São José do Belmonte-PE(2022-06-27) Silva, Edna Neroneide da; Melo, Paulo Thiago Nunes Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/2786487491698072; http://lattes.cnpq.br/7520182798484847The main objective of this study is to analyze the social aspects of women entrepreneurs in the city of São José do Belmonte-PE. Entrepreneurship is on the rise in Brazil. With the growing insertion of women in the labor market, the dream of opening their own business arises, associated with the desire to have financial independence, achieve success and be their own boss. From this process of female growth, numerous challenges emerge. Women face sociocultural barriers that, added to the problems of the business world, form their new social context. The research was developed through a qualitative study, exploratory and descriptive, with direct observation and in-depth interviews. From the analysis carried out, it is noticeable that debates such as gender bias and family-work conflicts still frequently emerge, composing the main challenges they face and their evident capacity for resilience. The set of aspects that motivate women to set up their own businesses are diverse. Through the courage to take risks, entrepreneurs seek their personal and professional fulfillment. It is concluded that women entrepreneurs in São José do Belmonte face several conflicts in their social context, however it is clear that determination is a common characteristic.Item Capital social no contexto brasileiro: contribuições da área da Administração(EDUFRPE, 2015) Melo, Paulo Thiago Nunes Bezerra deEste livro é uma coletânea de artigos, desenvolvidos na área da administração, sobre a teoria do capital social no contexto brasileiro. A ideia que deu origem a este livro foi a necessidade de um refinamento teórico das bases conceituais que dão suporte para as discussões acerca do capital social na área da administração. A teoria do capital social não é exclusiva de uma área de conhecimento específica, sendo intensamente desenvolvida na sociologia, nas ciências políticas, bem como na administração. A área da administração é caracterizada por adotar bases teóricas de outras áreas de conhecimento, como a engenharia, a sociologia, a psicologia, as ciências biológicas, entre outras. Essa característica faz com que alguns pesquisadores contestem sua delimitação como ciência autônoma. Entretanto, essa mesma característica permite a incorporação de abordagens teóricas desenvolvidas em outras áreas, como a teoria do capital social. Este livro está organizado buscando esclarecer as diferentes abordagens que têm sido utilizadas nas discussões teóricas e decisões metodológicas acerca da teoria do capital social na administração. O capítulo 1 discute os princípios epistemológicos da teoria. As bases sociológicas da teoria são ressaltadas nos capítulos 2, 3, 4 e 5. Por sua vez, os capítulos 6, 7 e 8 abordam a teoria destacando seu aspecto político. E, por fim, os capítulos 9, 10 e 11 discutem a teoria a partir das contribuições próprias da administração. Os textos escolhidos para compor este livro passaram pela avaliação dos principais periódicos nacionais na área da administração, tais como os Cadernos EBAPE.BR, a Revista de Administração de Empresas, a Revista de Administração Pública, a Revista de Gestão Social e Ambiental, a Revista Organizações & Sociedade e a Revista Psicologia: Organizações e Trabalho.Item Ética no enfrentamento ao racismo institucionalizado durante a pandemia do covid-19: uma análise sobre as respostas governamentais(2021-04-26) Silva, André Erick da; Melo, Paulo Thiago Nunes Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/2786487491698072; http://lattes.cnpq.br/9488581756275111Faced with abyssal levels of social inequality in Brazil, the disproportionate effects of COVID-19 will affect, mostly, more vulnerable portions of the Brazilian population, such as the black population. This study aims to explore the fight against institutional racism in governmental responses from an ethical perspective. The methodological path chosen is a qualitative study. As for its aims, it is an exploratory research. As sources of data, documents were collected from governmental responses to the pandemic. In this paper, the analysis process was based on elements of critical discourse analysis. The results address the deconstruction of a black identity in spite of the eugenic culture, going through corrupt behaviors; mass incarceration and unemployment; as well as the impacts of the pandemic on the black labor market, the search for racial equality and antiracist protests. In conclusion, from the perspective of virtue ethics, prevails the figure of black community trying to build their identity. From the perspective of responsibility, the racist white people who see the black community as useless. In the deontological perspective, the figure of the negationist state that violates the dignity of the human being was identified.Item Processo de comercialização nas feiras de produtos convencionais e orgânicos em Afogados da Ingazeira – PE(2022-09-28) Santana Junior, Luciano de Moura; Melo, Paulo Thiago Nunes Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/2786487491698072O objetivo desse trabalho é comparar a comercialização na feira de produtos orgânicos com a feira de produtos convencionais no município de Afogados da Ingazeira – PE. O aumento da renda real do brasileiro até o ano de 2014 possibilitou um maior consumo de alimentos de valor agregado. Os consumidores desses produtos estão mais exigentes. A sustentabilidade socioambiental é um grande desafio, com isso é de extrema importância desenvolver um modelo de gestão de marketing. Apesar de ter um custo de produção relativamente mais baixo, alimentos orgânicos chegam à mesa do consumidor com um preço maior, devido às exigências e certificações dos selos desses produtos. O presente estudo se caracteriza por utilizar uma abordagem qualitativa, realizando um estudo comparativo entre as feiras de produtos orgânicos e de convencionais em Afogados da Ingazeira. Quanto à origem dos produtos, nota-se que os produtos convencionais vêm da região do Vale do São Francisco, enquanto os produtos orgânicos são produzidos na zona rural de Afogados da Ingazeira. Os clientes de produtos convencionais preferem produtos mais baratos, enquanto os de orgânicos preferem produtos mais saudáveis. Quanto aos preços aplicados, os clientes de produtos convencionais são mais econômicos, enquanto os de orgânicos são mais exigentes e não se preocupam com o preço, mas sim com a qualidade. Os clientes podem ser influenciados por fatores como preferências de produtos, preços aplicados, atendimento, barganha e fidelização. Na feira de produtos convencionais, os consumidores preferem economizar e ainda podem barganhar com os feirantes.Item Virtudes morais abordadas por organizações voltadas à inserção de pessoas no mercado de trabalho(2022-09-28) Silva, Micaelly Sheyla Gomes da; Melo, Paulo Thiago Nunes Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/2786487491698072; http://lattes.cnpq.br/0367532075732286O presente trabalho tem por objetivo analisar como organizações voltadas à inserção de pessoas no mercado de trabalho abordam as virtudes morais. As tradições culturais de uma sociedade são em grande parte formadas por elementos de culturas diversas e permeiam os ambientes em que as pessoas estão inseridas. As virtudes morais são hábitos cultivados e qualidades que norteiam o comportamento humano, sendo elementos essenciais na construção do caráter e para se compreender o ser humano e a sociedade. As virtudes morais têm grande influência nas organizações, uma vez que são intrínsecas às pessoas que as compõem, de forma que essas possam contribuir para seus objetivos. É adotado como método uma pesquisa qualitativa e documental, analisando o conteúdo das divulgações de organizações voltadas ao desenvolvimento de características pessoais e habilidades profissionais das pessoas. Como resultados, percebeu-se que o multiculturalismo é visto também nos ambientes organizacionais, onde diferentes culturas, personalidades e valores se encontram e tornam-se grandes influenciadoras dos mesmos. Entende-se que é através do desenvolvimento das habilidades comportamentais que a entrada das pessoas no mercado de trabalho é facilitada, e cabe principalmente a elas buscarem se conhecer. A preservação de um comportamento ético e a formação de habilidades comportamentais são de suma importância para qualquer pessoa em qualquer ambiente em que esteja inserido. O estudo buscou contribuir para o entendimento de como as virtudes morais são formadas e podem ser desenvolvidas, e como podem influenciar o comportamento das pessoas e os ambientes em que estão inseridas.