Navegando por Autor "Martins, Jéssica Pryscila Oliveira"
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Item A formação de professores diante da educação inclusiva: uma análise curricular dos cursos de licenciatura em educação física das Universidades Públicas de Pernambuco(2019-07-04) Martins, Jéssica Pryscila Oliveira; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221; http://lattes.cnpq.br/4539543104902351O Presente estudo discorre sobre o currículo no contexto da perspectiva inclusiva nos cursos de licenciatura em Educação física. Teve por objetivo geral: analisar de que forma a perspectiva inclusiva se apresenta nos currículos das Universidades Públicas do Estado de Pernambuco e como objetivos específicos: a)compreender os aspectos conceituais e históricos da Educação Física Inclusiva; b)Problematizar a Educação Física Inclusiva enquanto componente curricular; c)Identificar aproximações e distanciamentos das disciplinas nas matrizes curriculares com a temática Educação Física Inclusiva. A pesquisa tomou por referências norteadoras para sua produção a Declaração de Salamanca (1994), Stainback e Stainback (1999), entre outros autores e documentos, bem como, o Projeto Político Pedagógico de cada instituição aqui estudada. Para tratar das questões relacionadas ao histórico das pessoas com deficiência, trazemos Sassaki (2003), Amiralian (2000), entre outros, questões relativas ao contexto histórico do currículo, trazemos Goodson (1995), Moreira (1999), entre outros. E questões ligadas à educação, Garcia (1999), entre outros. Baseou-se na abordagem metodológica de pesquisa de natureza qualitativa, do tipo exploratória. Para tanto a técnica de coleta de dados utilizada como instrumento foi: a análise documental. Onde foram analisados programas de disciplinas que tem como eixo temático, a inclusão e para compreensão e tratamentos dos dados, usou-se a análise de conteúdo. Conclui-se que currículo das universidades de Pernambuco nos cursos de Licenciatura em Educação Física apesar de constar em sua matriz curricular constar disciplinas voltadas para a inclusão, isto não se evidencia no contexto educacional para o ensino no contexto educacional inclusivo, onde requer que seja oferecido maior suporte para a materialização dos conhecimentos da Educação Física. Sendo importante ampliar e aperfeiçoar a perspectiva da Inclusão no curso, para que assim os discentes e futuros professores, sintam-se aptos e habilitados para atuação educacional na perspectiva da inclusão. O trabalho apresenta de modo sucinto, aspectos relacionados á formação acadêmica para professores do curso de Educação Física, ofertada pelas Universidades Públicas de Pernambuco por meio da grade curricular.
