Navegando por Autor "Jeremias Junior, Jair"
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Item A influência da neuropolítica nas eleições presidenciais brasileiras nas redes sociais(2024-08-17) Silva, Maria da Conceição Cavalcanti da; Jeremias Junior, Jair; http://lattes.cnpq.br/7159566689096665; http://lattes.cnpq.br/9452836412600482Esta pesquisa tem como objetivo compreender os aspectos da neuropolítica e sua influência na tomada de decisões dos eleitores no ambiente digital, a partir da análise das campanhas eleitorais presidenciais do Brasil de 2018 e 2022, focando na atuação nas redes sociais, buscando investigar se o voto, nesse contexto, é influenciado por mecanismos de manipulação. O referencial teórico contemplou discussões acerca da neuropolítica e sua aplicação no cenário político, abordando a influência de processos emocionais, cognitivos e comportamentais na percepção do cidadão sobre a política, segundo Santos (2011). Os procedimentos metodológicos adotados consistiram em um estudo de caso de caráter qualitativo, com as redes sociais como campo de pesquisa, analisando as estratégias de campanhas eleitorais presidenciais brasileiras de 2018 e 2022. Os dados obtidos indicam que as campanhas eleitorais se apropriam de técnicas da neuropolítica, explorando imagens, informações e diferentes meios de comunicação digitais para influenciar os eleitores. Com base nos resultados e discussões apresentadas, considera-se relevante questionar a ética da aplicação da neuropolítica em campanhas eleitorais, avaliando o potencial de manipulação do eleitor no ambiente digital.Item Avaliação do nível de conhecimento/aplicação das ferramentas de qualidade por servidores públicos de um CRAS da prefeitura municipal de João Pessoa(2024-08-17) Cunha, Alyson Bruno Tavares da; Jeremias Junior, Jair; http://lattes.cnpq.br/7159566689096665; http://lattes.cnpq.br/7410991870076696Nos órgãos públicos, é imprescindível disseminar uma cultura voltada para a qualidade. No contexto organizacional, foram incorporadas ferramentas da qualidade cujo propósito é simplificar o processo de tomada de decisão e solucionar problemas. Esta pesquisa tem como objetivo avaliar o nível de conhecimento/aplicação das ferramentas da qualidade por servidores públicos de um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da prefeitura municipal de João Pessoa. Para tal, a pesquisa procurou apresentar as principais ferramentas da qualidade; analisar o nível de conhecimento dos servidores sobre as ferramentas da qualidade e verificar se há a utilização de ferramentas da qualidade pelos servidores. O referencial teórico contemplou discussões acerca de administração pública e qualidade. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram em um estudo quantitativo, descritivo e transversal com amostra não-probabilística. O instrumento de pesquisa aplicado foi um questionário estruturado o qual foi disponibilizado aos servidores na plataforma Google Forms. Os dados obtidos indicam que 42% dos entrevistados se mostraram muito interessados pelos assuntos relacionados às ferramentas da qualidade e 47% consideram que a gestão da qualidade e suas ferramentas devem ser implementadas no ambiente de trabalho. Com base nos resultados e discussões apresentadas, considera-se que há um interesse dos servidores pelos assuntos relacionados com as ferramentas da qualidade, porém predomina entre eles o não conhecimento das mesmas. Além do alto índice de desconhecimento, a implementação de ferramentas de qualidade é influenciada pela burocracia excessiva e pela resistência dos funcionários. A pesquisa contribui teoricamente nos estudos sobre a utilização de ferramentas de qualidade na administração pública. Também oferece uma contribuição prática ao sugerir a inclusão de treinamento e capacitação para os servidores públicos, visando integrar essas ferramentas ao cotidiano de trabalho.Item Gestão de processos como ferramenta de apoio à gestão integrada do processo de execução orçamentária do setor de orçamento e empenhos de uma prefeitura municipal(2024-08-17) Silva, Renata Karoline de Lima; Jeremias Junior, Jair; http://lattes.cnpq.br/7159566689096665; http://lattes.cnpq.br/3510854161169938A partir da necessidade de profissionalização e melhor performance da gestão pública brasileira, foi trazida a abordagem da gestão de processos para o âmbito de uma instituição pública municipal, cujo objetivo geral foi mapear as etapas e atores envolvidos no processo de execução orçamen-tária da folha de pagamento de competência do setor de Orçamentos e Empenhos da Secretaria Gestão de Pessoas e Administração da Prefeitura Municipal de Olinda do Estado de Pernambuco no exercício de 2024. A construção desse objetivo deu-se com a descrição do fluxo das atividades, identificação dos departamentos envolvidos, elaboração de fluxograma, identificação de pontos críticos e propostas de melhoria. Para contextualizar o trabalho foi apresentado um breve histórico da evolução da Administração Pública brasileira e trazidos os temas Gestão de Processos e o Processo de Execução Orçamentária das despesas públicas. Adotou-se como procedimentos metodológicos pesquisa qualitativa, descritiva, aplicada com utilização de fontes bibliográficas e pesquisa-ação. Foi realizado o mapeamento do processo e identificados pontos críticos relacionados às inconsistências e críticas identificadas no relatório de integração contábil e a dependência de acesso à internet para executar as atividades. Foram elaborados fluxogramas para o processo de empenhos da Folha de Pa-gamento na modelagem BPMN (Business Process Model and Notation ou Notação de Modelagem de Processos de Negócio); e relatório descritivo dos fluxogramas na simbologia BPMN. Como propostas de melhoria foram sugeridos a realização da coordenação das rotinas administrativas com suporte gerencial da abordagem da gestão de processos; e também o su-porte de outras operadoras de internet e gerador de energia para aumentar a capacidade de infraestrutura de rede e de energia elétrica. Propõe-se como estudo futuro a replicação em outros processos e em outros órgãos públicos municipais, buscando viabilizar a utilização da gestão por proces-sos, principalmente nos pequenos municípios que carecem de recursos para implantar uma estrutura de gestão de processos em toda a organiza-ção.Item O employer branding como ferramenta de gestão de pessoas na esfera municipal(2024-08-17) Silva, Klebson Pereira Cabral da; Jeremias Junior, Jair; http://lattes.cnpq.br/7159566689096665; http://lattes.cnpq.br/5451585995732440Este estudo tem como objetivo avaliar as técnicas de contratação aplicadas na gestão pública municipal da cidade de Tabira-PE, de modo a identificar os processos de contratação e admissão, descrevendo as práticas acerca da rotatividade na gestão de pessoas do município, elucidando quais as táticas e estratégias que a administração pública do município utiliza para recrutar e selecionar os agentes públicos. Dentro da pesquisa insere-se a ferramenta employer branding, que visa agregar ao processo de contratação e mitigação do turnover, característica esta que é nociva para o serviço público. Partindo de uma abordagem bibliográfica, abordou-se assuntos que se relacionam ao tema da pesquisa, discorrendo sobre a administração pública, as formas de ingresso no setor público e a gestão de pessoas atrelada ao âmbito público. Para atingir o objetivo da pesquisa, foi empregada a pesquisa de campo, por meio da aplicação de um questionário semi estruturado que serviu de base para a entrevista, a qual foi direcionada ao responsável pela Secretaria de Administração do município. Os resultados obtidos evidenciaram que a gestão municipal delega para uma empresa terceirizada a responsabilização pelo processo de contratação no município e que mesmo acreditando na adaptação e aplicação da ferramenta employer branding no âmbito público, apontam que ainda haverá influência política no recrutamento dos agentes públicos, ao passo que se asseguram em uma dosimetria entre despesas e plano de governo para uma gestão eficiente. Com base nos resultados e discussões apresentadas, a conclusão é que se faz necessário um olhar mais cuidadoso com a condução dos processos de contratação por parte da gestão, haja vista a terceirização do setor e negligência aos dados relacionados à rotatividade. Para futuros estudos sugerimos dar sequência ao diálogo entre processos de gestão de pessoas e a ferramenta employer branding, exis-tindo a possibilidade de aprofundamento maior do tema, como a sua aplicação em outras gestões municipais, sendo esta uma das limitações da pesquisa, o que trará novas análises, reflexões e discussões, buscando um panorama mais geral destas práticas no âmbito da administração pública.Item Os desafios e facilitadores do gestor público no âmbito da Assistência Social : uma análise a partir do Município de Limoeiro-PE(2024-08-31) Silva, Cyntia Priscilla do Nascimento; Jeremias Junior, Jair; http://lattes.cnpq.br/7159566689096665; http://lattes.cnpq.br/8320410560088962O presente trabalho foi estruturado dando ênfase à trajetória de carreira do gestor e de sua influência na sua vida profissional, com foco na atuação para as unidades de Assistência Social. Busca-se relacionar percepção de limites e perspectivas que o gestor enfrenta com sua trajetória dentro do espaço em que ele está inserido. A pesquisa tem como principal objetivo relacionar a trajetória de carreira do gestor e sua percepção diante os desafios e facilitadores que estão presentes em seu cotidiano, retratando sua realidade através do núcleo de Assistência Social do Município de Limoeiro-PE. A pesquisa inicialmente explora dados bibliográficos sobre gestão, se caracteriza por ser descritiva e qualitativa, com abordagem exploratória, tendo inicialmente a observação como perspectiva de análise de dados trazendo através de entrevista semiestruturada utilizando a estratégia de pesquisa de história de vida, captando a realidade sob a ótica do gestor, e assim trazer avaliações baseadas nas informações expressa por ele, correlacionadas com autores que trazem relevância com o tema. O resgate histórico foi de importante análise para entender a trajetória de um gestor e de como sua atuação se delineia sob os dias atuais, assim se fez entender como as inserções das políticas públicas e das redes de apoio em articulação junto à equipe de profissionais procuram alcançar seu objetivo, com reforço e efetivação, para alcançar pontos positivos.Item Panorama dos estudos sobre avaliação do bem-estar emocional dos técnicos de enfermagem desde o contexto da pandemia(2024-08-17) Mendes, Bruno Vinícios Medeiros; Jeremias Junior, Jair; http://lattes.cnpq.br/7159566689096665; http://lattes.cnpq.br/5287229777088505É de conhecimento geral, que a pandemia do COVID-19 representou um momento histórico na história do ser humano. Uma emergência sanitária como essa a muito não havia sido vivenciada, levando a um grande número de óbitos e ainda mais de sequelas emocionais. Objetivamos avaliar o bem-estar emocional do profissional de saúde, com foco no contexto pós-pandemia. Enfatizando a apresentação da evolução dos estudos relativos ao tema, identificando os principais aspectos no intuito de apresentar uma síntese dos estudos e buscar orientar a construção de estudos futuros relativos à temática. Foi realizada uma revisão sistemática sobre os temas, iniciado pela seleção dos descritores mais adequados a pesquisa, seguido pela seleção das bases de dados, sendo selecionados trabalhos cujo conteúdo se adequasse aos critérios estipulados dentro dos critérios de inclusão e exclusão. A partir disso, formou-se o portfólio da pesquisa, utilizando essa ferramenta na análise e desenvolvimento do trabalho, o mesmo foi organizado de forma a conter vários aspectos pertinentes, como: base de dados, título, ano, autores principais e secundários, instituições dos autores, periódico responsável pela publicação, metodologia utilizada, resultados e perspectivas para futuros estudos. Referente ao alcance dos objetivos, concluímos que muitos são os aspectos que carecem de atenção, mas que é fundamental o acompanhamento na gestão da equipe, a fim de realizar uma prestação de serviço de qualidade por parte dos colaboradores. No tocante ao bem estar emocional dos técnicos de enfermagem, apontamos uma rápida tomada de decisão por parte dos gestores, bem como um extremo esforço físico no combate na linha de frente. Seguido por um acompanhamento farmacêutico e profissional. Por fim, podemos evidenciar dois aspectos relevantes no tocante aos eventos subsequentes. Planos de contingência com a finalidade de minimizar os impactos sobre a gestão e os setores. E um acompanhamento psicológico regular dos técnicos de enfermagem, buscando proporcionar melhores condições de trabalho e consequentemente, uma prestação de serviço correspondente. O estudo teve suas limitações devido a ausência de mais estudos continuados que contemplassem o tema. Sugere-se pesquisar em outras bases de dados nacionais e internacionais, utilizando descritores mais abrangentes, bem como propõe-se uma agenda de pesquisa para o tema.Item Transparência na administração pública: uma análise dos portais eletrônicos das instituições públicas de ensino superior da Paraíba(2022-09-12) Braz, José Luis Rozendo; Jeremias Junior, Jair; http://lattes.cnpq.br/7159566689096665; http://lattes.cnpq.br/2410736249379627This study sought to identify the degree of transparency of the information disclosed on the electronic portals of the Public Institutions of Higher Education in Paraíba. As specific objectives: Characterize the Public Institutions of Higher Education of Paraíba; identify what information made available by the electronic portals of the Public Institutions of Higher Education of Paraíba fit into the components of IndexDUF; compare the transparency between the electronic portals of the Public Institutions of Higher Education of Paraíba. The theoretical framework included discussions about public transparency and transparency in Public Institutions of Higher Education, based on authors such as, Platt Neto et al., (2007), Cruz et al., (2012), among others. It is a research of quantitative nature, of descriptive type. For this, it was used the IndexDUF, proposed by Pessôa (2013), to identify the transparency of the electronic portals of four public institutions of higher education in Paraíba, namely, UFCG, UFPB, UEPB and IFPB. As for the results, it was found that the average percentage of overall disclosure of the electronic portals of the public HEIs of Paraíba was 77.65%. The individual results of the institutions pointed out a difference between the indexes, in which IFPB showed the lowest percentage of transparency, with an average value of general disclosure of 72.56%, followed by UEPB (75.46%), UFCG (80.76%), and UFPB, with 80.86%. Therefore, after analyzing the data obtained from the electronic portals of the HEIs, the need for improvement of the sites was verified, with the inclusion of items that were not identified during the survey, thus improving the level of transparency and allowing effective access by society to the information sought on the portals.
