Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Guilherme, Betânia Cristina"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 18 de 18
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Abordagem dialógica sobre educação sexual na escola: orientações e informações sobre a sexualidade de forma consciente e respeitosa
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco(SEDE); Departamento de Biologia, 2011) Guilherme, Betânia Cristina
    O interesse por saúde do adolescente vem crescendo muito nos últimos anos graças à importância que se tem dado a esse grupo, nossa geração futura, que poderá ser constituída por pessoas doentes e ignorantes quanto à manutenção de seu próprio corpo, ou por gente que se respeita e se cuida, pensando sempre na própria qualidade de vida e na dos outros. “Abordagem dialógica sobre Educação Sexual na Escola: orientações e informações sobre a sexualidade de forma consciente e respeitosa” têm como objetivo orientar os alunos de escolas públicas quanto à abordagem dialógica da sexualidade na adolescência, bem como, identificando junto aos mesmos os métodos contraceptivos. O trabalho será desenvolvido em : Escola Erundina Negreiros de Araújo e na Escola Gilberto Freire localizadas no bairro da Macaxeira e Dois Irmãos/Recife. As atividades serão realizadas em turmas do Ensino Fundamental e Médio (3 turmas do 8º ano do Ensino Fundamental, tendo cada uma cerca de 40 alunos por sala de aula e 1º e 2º e 3º). Durante a execução do projeto serão realizadas atividades, tais como: Palestras, produção de cartilhas, construção de cordéis e poemas coletivos e oficinas pedagógicas, contendo atividades lúdicas, jogos educativos e apresentação de teatro com fantoche.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Aproveitamento dos resíduos da mariscagem e pesca artesanal
    (EDUFRPE, 2022) Silva, Thamires Maria Brito da; Nascimento, Ariane Maria do; Guilherme, Betânia Cristina; Silva, Flávia Carolina Lins da; Cidreira Neto, Ivo Raposo Gonçalves; Cruz, Renata Carolina Maria da; Morais, Risoneide Nunes de; Nascimento, Regina Célia Macêdo do; Costa, Weruska de Melo
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Composição da nematofauna em uma praia urbana tropical impactada por efluentes de esgoto
    (2022-10-07) Bezerra, Pâmela da Silva; Guilherme, Betânia Cristina; Silva Filho, Mário Guimarães da; http://lattes.cnpq.br/0770757545098826; http://lattes.cnpq.br/3131730022364100; http://lattes.cnpq.br/7169142852187773
    Sandy beaches have complex hydrodynamic processes and they are widely used for tourism and recreation. The interstitial space provides habitat for organisms of the Phylum Nematoda, considered the most abundant in unconsolidated bottom benthic ecosystems. The distribution tends to suffer interference, mainly, from granulometry, in addition to other factors. The present study investigated the nematofauna composition on a tropical urban beach impacted by sewage effluents, to test two hypotheses: 1) the structure of the nematofauna community is influenced by granulometric characteristics and 2) the nematofauna composition on the beach of Barra de Jangada presents temporal differences, considering the trophic groups and maturation stages. The collections were carried out in the months of July (rainy season) and September (dry season) of 2020. In each one, two transects were established, one of them located close to a sewage along the intertidal zone and the other distant at 100 meters. In each transect, four sampling points were marked, then biosedimentological replicas and for granulometric analysis were collected. Samples were screened and nematodes identified at the genus level. The sediment was predominantly classified as moderately well sorted fine sand. We recorded 42 genera, belonging to 20 families, Xyalidae being the most representative, with greater abundance and richness of genera. The genera Promonhystera, Theristus, Mesacanthion, Paracanthonchus and Pseudosteineria represented more than 90% of the samples. The greatest richness found occurred in the dry season and, considering the transects, the first one showed greater diversity. The upper midlittoral region had the lowest diversity between the zones in both months. PERMANOVA indicated significant differences in communities and DistLM showed that granulometry significantly influences community composition. The most abundant trophic group was non-selective deposit eaters. Juveniles were dominant in the both periods.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Contribuições do método aba para o desenvolvimento cognitivo e pedagógico da criança com autismo
    (2021) Silva, Laysa Sinara Torres da; Cavalcanti, Jacqueline Santos Silva; Guilherme, Betânia Cristina; http://lattes.cnpq.br/3131730022364100; http://lattes.cnpq.br/9841407418433772; http://lattes.cnpq.br/2334872072452722
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Distribuição espaço-temporal da meiofauna em uma praia arenosa tropical
    (2022-10-03) Oliveira, Bruna Rodrigues Fidelis de; Guilherme, Betânia Cristina; http://lattes.cnpq.br/3131730022364100; http://lattes.cnpq.br/8456510680790890
    Sandy beaches have a high biodiversity and protect one of the most extent environments throughout the Brazilian coast. Presenting a fauna of invertebrates that are resistant and adapt to various changes. Meiofauna is projected by invertebrate metazoan organisms that measure 0.044 mm and 0.5 mm. The research aims to characterize the space-time structure of the medium-phained community based on composition and abundance. The collections were performed on Cup beach during the sea bass and two perpendicular transects were chosen to the waterline and equidistant in 100 meters. In each transect, four average collection points were defined in three portions (upper, middle and lower) and one in shallow infralitoral. In each of these points three replicated medium and additional replicated replicated were collected for analysis of particle size factors, using a 9.6 cm2 internal PVC cylindrical witness. As a sample of the biological material were added to 4% - prepared saline plastic pots. Meiofauna samples were washed through the overlapping geological sieves set, with 500 μm and 45 um laboratory mesh intervals and treches on Dolfuss plates under stereomicroscope for screening and identification of the middle -phanainistic organisms present. The half -black was composed of 11 taxa being: Nematoda, Copepoda, Polychaeta, Oligochaeta, Acoela, Acari, Gastrotricha, Ostracoda, Nemertea, Tardigrated and Amphipoda. The Nematoda group was the most abundant in both months. The total density of months,being higher, varied between the months (July and August) and lower in the dry period (September and November). Among the areas, average and infralittoral medium litoral stand out for the highest densities of organisms. Permanova's result also confirmed the significant differences in the meiofauna community between the months, transects and zones of the nMDS figures viewer. Among the abiotic variables, they confirm the average grain size that stands out having an influence of 68% of the meiofauna community.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Educaestuários: saberes e perspectivas socioambientais da mariscagem
    (EDUFRPE, 2022) Guilherme, Betânia Cristina; Nascimento, Regina Célia Macêdo do
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Influência da heterogeneidade ambiental na dinâmica espaço-temporal da meiofauna: um estudo na praia de Maracaípe, Pernambuco
    (2024-03-08) Nascimento, Ariane Maria do; Guilherme, Betânia Cristina; Silva Filho, Mário Guimarães da; http://lattes.cnpq.br/0770757545098826; http://lattes.cnpq.br/3131730022364100; http://lattes.cnpq.br/5607763576722364
    As praias arenosas são ecossistemas altamente dinâmicos, principalmente na zona entremarés, onde se estabelece um gradiente ambiental que influencia na distribuição dos organismos bentônicos. Dentre estes, encontra-se a meiofauna, composta por microinvertebrados de hábito intersticial e que apresentam alta sensibilidade, alta abundância e rápido ciclo de vida, sendo uma ótima ferramenta em estudos ambientais. Partindo desta premissa, este trabalho tem como objetivo caracterizar a distribuição espaço-temporal da estrutura da comunidade da meiofauna, na zona entremarés, de uma praia arenosa com diferentes subsistemas naturais e uso antrópico. As coletas foram realizadas na praia de Maracaípe – PE, durante os meses de outubro/2021 e julho/2022. Três pontos ao longo da praia com condições ambientais distintas foram selecionados: o primeiro caracteriza-se por um estágio morfodinâmico mais reflectivo e baixo uso antrópico, o segundo apresenta um estágio intermediário e alta ocupação antrópica e o terceiro apresenta um estágio dissipativo, alto uso antrópico, além da presença de recifes e um estuário. Em cada ponto, um transecto foi demarcado, permitindo a coleta nas três zonas do mediolitoral (superior, médio e inferior), em dois estratos de profundidade (0-5 cm e 5-10 cm). Três réplicas do sedimento de cada estrato em cada zona foram coletadas para análise da meiofauna e granulometria, além da aferição de outras variáveis abióticas (temperatura, salinidade, pH, oxigênio dissolvido, condutividade e precipitação). As amostras biológicas passaram pela técnica de flotação com sílica coloidal para separação dos organismos e triagem em placas de dolffuss sob estereomicroscópio. A granulometria foi analisada seguindo a metodologia de peneiramento à seco. Utilizando-se da estatística descritiva, foram realizadas análises univariadas e multivariadas para comparar a distribuição quali-quantitativa dos organismos. A comunidade da meiofauna esteve composta por 9 taxa, com maior abundância de Nematoda, Copepoda e Tardigrada. Foram constatadas diferenças significativas na estrutura da comunidade entre os meses, transectos, zonações e estratos. A comunidade do mês chuvoso apresentou menor densidade. A região da praia que apresentou maior densidade da meiofauna, embora caracterizada por um intenso uso antrópico, também apresenta características naturais únicas e favoráveis para o sucesso da comunidade. As diferenças nas condições ambientais ao longo da praia, como no hidrodinamismo e na granulometria apresentaram influência na distribuição vertical e horizontal dos organismos. Os resultados evidenciam a complexidade da dinâmica da meiofauna em ambientes de praias arenosas, podendo auxiliar na orientação de medidas de conservação adequadas.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Nematoda de praias arenosas: o que os pesquisadores estão estudando?
    (2022-06-09) Silva Filho, Leonele Menezes da; Guilherme, Betânia Cristina; Cidreira Neto, Ivo Raposo Gonçalves; http://lattes.cnpq.br/5326095246015406; http://lattes.cnpq.br/3131730022364100; http://lattes.cnpq.br/4660128951448062
    This work is a systematic review of the literature with emphasis on the occurrence of Nematoda on sandy beaches around the world, seeking to relate its abundance with abiotic factors, verifying the most expressive families in the selected works. To obtain the data, the online databases Science direct, SCIELO and CAPES were used with the following keywords: Sandy beach+nematoda+meiofauna and nematoda+meiofauna, with no restriction on the year of publication of the articles. 161 articles were selected from a total of 1,747 and after the screening process, 77 articles were selected using the PRISMA method. The BioEstat program version 5.0 was used to create the graphics, and IRAMUTEQ was used to verify similar word classes in the abstracts of the articles, in order to find a pattern of how words occur in the proposed Nematoda theme on sandy beaches. We found 22 families belonging to the orders Desmodorida, Enoplida, Monhysterida,Chromadorida, Araeolaimida, Desmoscolecida, Triplonchida. Of the families found in the different orders, the most representative was Xyalidae, which had values of abundance in sediment environments classified as fine. The abiotic parameters that were most recorded in the articles in relation to water were salinity (n=32) and temperature (n=17), while in the sediment, granulometry obtained 59 occurrences and organic matter with 31, respectively. Thus, we consider that Nematoda are limited to dispersion and their distribution is directly influenced by environmental conditions, since the environmental variables that most explained the distribution and density patterns were granulometry, food and dissolved oxygen. We emphasize that even with the data recorded from such environmental variables, it is necessary to understand that the distribution and/or diversity of Nematoda may be linked to sets of factors. The results of the systematic review come to reverberate in different ways for researchers to select their sampling methods for future research on sandy beaches, at the time of the in situ collection of the Nematoda group.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O uso de modalidades didáticas na formação docente: relato de experiência da monitoria na disciplina de prática de biologia animal
    (2023-05-04) Costa, Lucas Miranda da; Cidreira Neto, Ivo Raposo Gonçalves; Guilherme, Betânia Cristina; http://lattes.cnpq.br/3131730022364100; http://lattes.cnpq.br/5326095246015406; http://lattes.cnpq.br/5467175492861814
    As modalidades didáticas são fundamentais para tornar o ensino de biologia mais dinâmico e atrativo para os estudantes. No entanto, muitas vezes, essa estratégia não é explorada de forma adequada no curso de formação de professores em biologia, o que acaba perpetuando um ensino tradicional e abstrato, que ainda é um sistema presente nas salas de aula. É importante explorar essas modalidades de forma criativa e inovadora, para que os estudantes possam aprender de forma significativa e prática. Neste contexto, o objetivo central deste trabalho foi investigar sobre o uso das modalidades didáticas que foram utilizadas na disciplina de prática de biologia animal, a partir da experiência como monitor. Verificando quais foram as mais utilizadas e de qual forma elas foram aplicadas. Além disso, é importante avaliar as contribuições dessas modalidades para a disciplina e para a aprendizagem dos alunos e para isso, foi elaborado um questionário no Google Forms, onde foi aplicado através do Google Classroom e Whatsapp para averiguarmos a visão dos estudantes sobre o tema. A partir dessa análise, foi possível identificar as modalidades mais utilizadas e eficientes na disciplina. Ao total, foram identificadas diversas modalidades didáticas diferentes, na qual o estudo em grupo, aula expositiva e estudo de texto se sobressaíram em relação às demais. A preferência dos estudantes sobre as modalidades didáticas também foi analisada, onde a aula de campo e aula prática foram o grande destaque. A partir dessas informações, conseguimos verificar a importância que as modalidades didáticas exercem na disciplina.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Percepções sobre a educação ambiental e sua inserção no currículo escolar
    (2019) Pereira, Maria Elizabete Alves; Guilherme, Betânia Cristina; http://lattes.cnpq.br/3131730022364100; http://lattes.cnpq.br/3922122165023084
    The ecological movements that occurred in the 60s and 70s in Europe and the United States were important discussions for society to understand how we are degrading the environment, due to the capitalist system through the high industrial production and the use of natural resources to satiate our consumption power. In this way, the Environmental Education began to integrate the components of the curriculum at all levels of education in an interdisciplinary way. In order for this theme to be worked on in school, the school curriculum must include the cross-sectional theme indicated in the National Curriculum Parameters to be developed during the school year. The objective of the present study was to analyze the Environmental Education practices developed by elementary school teachers of the final years, about the perspective of how social and environmental issues are present in our society.However, it was possible to perceive that the problems of the community are esplanades in the classroom, but the Environmental Education still happens in a discreet way, without its environmentalization in the curriculum. And so, inclusions of actions applied in the school would be important so that the practice of Environmental Education can be continuous and interdisciplinary.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    PIBID e modalidades didáticas: contribuições na formação inicial de professores de Biologia
    (2021-03-04) Melo, Dayanne Lima de; Guilherme, Betânia Cristina; http://lattes.cnpq.br/3131730022364100; http://lattes.cnpq.br/7662933214092475
    The educational process involves a set of several factors, with regard to the teaching of Science, some teaching practices have discouraged students such as excessive use of textbooks and lectures, lack of visual information, difficult nomenclatures and little contextualization, this shows the need for new teaching alternatives. In this research, we cover the scenario of initial teacher education, encouraging a rethink about this process. For this, we explore the context of initial training associated with the Institutional Scholarship Program for Initiation to Teaching (PIBID) as an opportunity to experience the school environment in the formative period and the theme of didactic modalities as a facilitator of the teaching-learning process. PIBID is a program offered by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), which seeks to intensify the training process for undergraduates, integrating the university and the school. Thus, we were guided by the following question: How does PIBID contribute to the initial training of students in the area of Biological Sciences through its actions and experiences in the school locus? Based on this question, our general objective was: to understand how the actions of PIBID contribute to the initial training of future biology teachers. For this, we had as specific objectives: to report pedagogical practices experienced in the school environment and to raise secondary data on PIBID in the initial teacher training process. This research was carried out based on the nature of descriptive research with a qualitative and quantitative approach. With this, we performed the description of 16 didactic modalities developed during the period of work at PIBID by the author of the research, bringing her conclusions about this experience. In addition, we quantitatively analyzed the presence of dissertations and theses with themes related to PIBID in the teaching of biology in eighteen universities in the northeast region of Brazil. The didactic modalities described in this research were practical classes, simulations, demonstrations, discussions and excursions carried out during the actions at PIBID/Núcleo Biologia at school. In the universities used as a research source, we recorded that only 07 (seven) had data. Therefore, this result demonstrates the need for research in the area to highlight the importance of the program for teacher education. Finally, we consider that PIBID and didactic modalities are factors that contribute to initial teacher education, allowing for autonomy, criticality and the (re)construction of the teaching identity, as it allows for the testing and critical analysis of teaching practice and modalities. didactics. Furthermore, the use of didactic modalities allows for greater familiarity between undergraduates and students, facilitating the teaching-learning process and making the rehearsal of the teaching practice pleasurable. Thus, we conclude that PIBID promotes the union of the learning acquired at the university by the licensor with the experimentation of these in a school environment.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Pode um processo de modificação de habitat alterar a comunidade da meiofauna? Estudo de caso de uma praia arenosa que sofreu um processo de engorda
    (2019) Cruz, Renata Carolina Maria da; Guilherme, Betânia Cristina; Silva Filho, Mário Guimarães da; http://lattes.cnpq.br/0770757545098826; http://lattes.cnpq.br/3131730022364100; http://lattes.cnpq.br/3354260053065916
    Sandy beaches are environments with a high biodiversity, presenting a fauna of invertebrates that are resistant and adapted to several adverse situations. The meiofauna is considered by metazoa that pass through the mesh of 0.5 mm of opening and are retained in a mesh of 0.044 mm. The objective of this work was to identify if the sandy beach ofPiedade-PE, which underwent a fattening process, has undergone a structural change in its meiofauna community. The animals of the meiofauna have a way of life adapted to the interstitial environment, and may vary according to the variation of the environment and grain size. The collections were made at Piedade beach before fattening, 1, 7, 15, 30, 60 and 90 days after sediment deposition, in the infralittoral and mediolittoral areas. The collection was performed during the low seas, where a transect perpendicular to the waterline was established and was extracted using a "corer" type sampler in the 10 cm of the sediment, three biosedimentological replicas and one for particle size analysis in the mediolittoral and infralittoral regions. The biosedimentological material was washed, elutrited, and taken to the stereomicroscope to count the meiofauna at the level of large groups. The sediment samples were processedusing a rot-up agitator. The PERMANOVA statistical test was used to verify if there was any change in the community after fattening. The meiofauna was composed of 17 taxa, the Nematoda group being the most abundant. Praia de Piedade underwent several changes in its structure, both in species richness and abundance. PERMANOVA's statistical test showedthat there are differences between the pre-and post-fattening community and that it tends to stabilize after 90 days of fattening may become similar to the meiofauna originally existing on the beach. Thus, the results indicate that after a fattening process the community will be modified.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Potencialidades do Programa de Iniciação a Docência durante o período pandêmico: relato de experiência das intervenções do Núcleo de Biologia
    (2025) Primo, Themis Paiva de Castro; Guilherme, Betânia Cristina; http://lattes.cnpq.br/3131730022364100; http://lattes.cnpq.br/0933098777826663
    O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID surgiu com o objetivo de incentivar a formação de professores cumprindo um papel importante na inserção do aluno de licenciatura no meio acadêmico, podendo estar em contato com a escola e seu cotidiano. Durante o período de 2020 a 2022 o mundo passou por um período de distanciamento social causado pela pandemia de Covid. Situações básicas do cotidiano como ir a supermercados, sair para restaurantes, passear em shoppings e frequentar instituições de ensino sofreram transformações. Com isso, surgia a indagação: Como será esse novo período? De que forma serão desenvolvidas as aulas e os métodos avaliativos? Quais caminhos seguir para manter os alunos online? Diante de tantas dúvidas e mudanças repentinas, o PIBID Núcleo Biologia da UFRPE precisou ser reformulado para práticas que pudessem ser realizadas de maneira remota. A partir disso, surge este relato de experiência que busca analisar quais práticas relevantes foram desenvolvidas nas monitorias realizadas e de que forma foi percebida a participação dos estudantes nessas vivências. Foram analisados registros referentes ao período do Ensino Remoto Emergencial (ERE) a partir dos relatos de experiências documentais vivenciados pelo núcleo de Biologia no PIBID de Outubro de 2020 a Março de 2022, mantidos pela coordenadora do programa. A pesquisa foi de natureza qualitativa focando em práticas docentes com metodologias ativas do tipo Gamificação/Jogos e Atividades Baseada em Problemas (PBL). Nas metodologias ativas observadas estão aulas de campo virtuais, visitação a museus virtuais, jogos em plataformas online, organização de eventos e outros. Diante da demanda por novas metodologias de ensino, o período do ERE contribuiu para o desenvolvimento de olhar mais amplo para o que já se encontrava disponível na internet e ainda não era tão explorado na educação básica bem como, novas tecnologias para futuras demandas escolares.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Práticas socioambientais: incentivando as relações entre a escola e a comunidade
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Biologia, 2011) Guilherme, Betânia Cristina
    Práticas socioambientais: incentivando as relações entre a Escola e a Comunidade Betânia Cristina Guilherme. O projeto apresentado é uma iniciativa da Área de Ensino das Ciências Biológicas do Departamento de Biologia da UFRPE, juntamente com o LECBio (Laboratório de ensino das Ciências Biológicas). O mesmo visa contribuir por meio de atividades extensionistas práticas educativas socioambientais em uma escola pública próxima ao campus universitário de Dois Irmãos (Recife). Para alcançar os objetivos propostos, foram consideradas quatro estratégias fundamentais: a) o desenvolvimento de um marco teórico integrador dos campos da educação ambiental (EA) com enfoque nas relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA); b) a relação comunidade-escola, de modo que se promova, de fato, a aproximação e o diálogo real entre os professores e gestores, professores e estudantes universitários e estudantes da escola básica; c) a elaboração, aplicação, acompanhamento e avaliação contínua e participativa de atividades práticas e reflexivas a respeito de problemáticas socioambientais locais, buscando uma visão crítica e participativa visando a cidadania ambiental; e, d) aproximar os licenciandos a desenvolverem competências e habilidades que os aproximem o máximo do seu campo profissional, bem como vivenciando a integração Escola-Universidade-Comunidade.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A relação entre Carijoa riisei (Cnidaria, Octocorallia) e a comunidade da meiofauna com ênfase em nematoda em dois naufrágios do Atlântico Sul
    (2019-12-12) Silva, William Johnson da; Guilherme, Betânia Cristina; Gomes, Paula Braga; http://lattes.cnpq.br/3289333472399959; http://lattes.cnpq.br/3131730022364100; http://lattes.cnpq.br/1055946306253948
    This is the first study that sought to understand the influence that Carijoa riisei has on the meiofauna and nematode community, we start from the hypothesis that the colonies of this octocoral may increase the abundance and/or diversity of the meiofauna in comparison to areas without C.riisei. In addition, we believe that there is a difference in some trophic groups of the nematode community for a particular sedimentary or the structure of the octocoral. Our results indicated that there is a direct and significant relationship between the meiofauna community found in the sediment of the shiwrecks and that associated with the colonies of C. riisei, this pattern was also observed for nematode community. The highest values of abundance as well as diversity and evenness were observed in the octocoral community, it was also possible to verify significant difference between the dry and rainy periods. Trophic groups had a preference for certain habitat, and were also influenced by seasonal variation. In summary, from 839 individuals found, 652 were associated with the octocoral structure, and only 184 in the adjacent sediment. Future information regarding biogeographic patterns and migration indices may contribute significantly to a better understanding of the relationship between organisms as substrate and the fauna living within.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Relato de experiência das ações desenvolvidas pelo Núcleo de Biologia do PIBID no período de 2020.2 a 2022.1
    (2023-05-04) Barbosa, Maria Salete; Guilherme, Betânia Cristina; http://lattes.cnpq.br/3131730022364100; http://lattes.cnpq.br/7521462239704079
    The strategies used to teach biology to the current generation are becoming more and more specific, because through not only human evolution, but also technological and digital, students are increasingly inserted in this informational currentness and with that comes the challenge for professors of produce more interactive, dynamic and interesting classes. With this, it is necessary that teachers and future graduates are always prepared and have mastery in the use of different didactic strategies. Therefore, the main objective of this study is to present the Experience Report of the Actions Developed in CODAI by the Biology Center of PIBID in the period from 2020.2 to 2022.1. The research was of a quali-quantitative nature with the detailing of a documental analysis of the portfolios and Google forms, based on the actions developed by the scholarship holders of the Institutional Program of Scholarships for Teaching Initiation (PIBID). And, from conducting the research process, it was possible to analyze that within the categories of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), the ones that stood out the most and were worked on during the period of validity of the project were the pedagogical didactic productions , bibliographic productions and artistic-cultural productions. Within the indicators stipulated by CAPES, those that were most worked on and used were the didactic sequences constructed and applied by the scholarship holders, the preparation of the environment week, which was an event that resulted in a lot of engagement from all disciplinary areas and the interconnection of several nuclei of PIBID and also the combination of active methodologies with social networks with the creation of a profile for the project on the Instagram platform to encourage students to engage more with the contents on a daily basis. Given the findings, and considering the importance and need for teaching strategies at all levels of society, especially in the school environment, it is considered extremely important to invest in training teachers to use teaching tools.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    REMAR: educação ambiental em busca do desenvolvimento socieconômico e da sustentabilidade da pesca artesanal
    (2022-06-08) Ramalho, Maryanna Costa; Guilherme, Betânia Cristina; Cidreira Neto, Ivo Raposo Gonçalves; http://lattes.cnpq.br/5326095246015406; http://lattes.cnpq.br/3131730022364100; http://lattes.cnpq.br/1998807310539106
    A pesca artesanal consiste na atividade onde o pescador, de forma individual ou coletiva, envolve-se diretamente na captura dispondo de instrumentos relativamente simples, essa prática apresenta-se como uma fonte essencial de alimento e emprego para diversas populações humanas. Dentre as modalidades da pesca, a mariscagem é culturalmente exercida por mulheres denominadas marisqueiras que realizam sua pesca coletando moluscos bivalves. Diversas atividades antrópicas tem o potencial causador de significativa degradação, sendo uma das principais problemáticas ambientais a geração e disposição inadequada dos resíduos oriundos da pesca (REMAR). A criação, implantação e monitoramento de ações para atenuar ou anular os efeitos danosos causados pelos resíduos são elemento indispensáveis em um modelo de gestão efetiva do REMAR. Nesse contexto, a Educação Ambiental busca auxiliar no manejo, gestão dos recursos provenientes da atividade pesqueira artesanal, e consequente transformação no olhar das pessoas com o ambiente que as cercam. O presente trabalho objetiva desenvolver estratégias de educação ambiental para o reuso destes resíduos, como forma de promover um desenvolvimento socioeconômico para as marisqueiras e garantir uma pescaria mais sustentável. O estudo foi realizado no bairro de Brasília Teimosa, tendo como público alvo as pescadoras artesanais e mulheres residentes da comunidade. A pesquisa foi composta por três módulos no tocante aos dados primários: i) aplicação de 40 questionários visando analisar o perfil econômico e socioambiental; ii) utilização de indicadores ambientais para gerar informações com relação a realidade do ambiente pesquisado; iii) produção de oficinas de artesanatos a partir do reuso das conchas. De modo geral, as marisqueiras não fazem uso das conchas de molusco, muitas vezes depositando-os na maré. O local de descarte analisado está situado em uma área considerada muito desenvolvida, apresentando quanto aos indicadores naturais e socioeconômicos as notas C e B respectivamente. Por fim, no que se refere às oficinas realizadas, a alternativa de reaproveitamento gerou uma perspectiva de incremento a renda das participantes bem com sua consequente autonomia, despertando interesse para a criação de modelos e peças além das que foram instruídas no curso.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Uso de metodologias ativas como recurso para o ensino de biologia animal: relato de experiência do programa de monitoria
    (2023-04-04) Santos, Amanda Roma França dos; Cidreira Neto, Ivo Raposo Gonçalves; Guilherme, Betânia Cristina; http://lattes.cnpq.br/5326095246015406; http://lattes.cnpq.br/9099593565324409
    As metodologias ativas de aprendizagem são ferramentas que tornam os estudantes como protagonistas do seu processo de aprendizagem e os docentes tomam o papel de mediadores ou facilitadores. Este estudo tem como objetivo analisar o impacto das metodologias ativas no ensino de zoologia, a partir do relato de experiências na monitoria da disciplina de Práticas de Biologia Animal em uma instituição de ensino superior, na formação inicial docente. O relato tem como foco a descrição das sete atividades desenvolvidas no decorrer da disciplina: Rotação por estações; mapa mental; Modelo didático e contação de histórias; Analogia e objetos análogos; Situação problema, Nuvem de palavras e trilha do Zika, bem como a análise do questionário avaliando as práticas vividas em três categorias: aprendizagem; possibilidade de utilização e facilidade de aplicação. O questionário foi elaborado na plataforma online Google Formulários, contendo três perguntas para cada atividade, totalizando vinte e sete questões. O questionário foi disponibilizado pelo aplicativo de mensagens WhatsApp, considerando a autorização dos estudantes para o preenchimento do mesmo, como autoavaliação da disciplina. Após a análise foi possível averiguar quais das metodologias ativas aplicadas foram mais representativas como estratégia de ensino e aprendizagem, houve uma grande adesão à metodologia de analogia e objetos análogos, em contrapartida a metodologia nuvem de palavras registrou uma alta rejeição. Por fim, constatou-se que os licenciandos se adaptaram muito bem e mostraram-se bem abertos e adeptos ao uso de metodologias ativas.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão