Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Ferreira, Jeneffer Cristine"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 6 de 6
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Abordagem sobre a efetividade dos apps Comunicação Aumentativa Alternativa (CAA) para crianças com TEA
    (2022-06-20) Santos, Anderson Bispo dos; Ferreira, Jeneffer Cristine; http://lattes.cnpq.br/3000364145302421; http://lattes.cnpq.br/3410216969927683
    O autismo e a tecnologia são assuntos muito abordados na atualidade, no entanto, há muito mais que simplesmente aplicativos e métodos neste contexto, é importante salientar quais os métodos e técnicas para um melhor tratamento e/ou educação da criança com TEA, foi abordado neste enunciado o AAC (Augmentative and Alternative Communication) que trata-se de um conceito aplicado a técnicas como por exemplo a ABA (Applied Behavior Analysis), onde foi realizado uma análise exploratória de um app chamado Matraquinha, que tem por objetivo “dar voz” às crianças com dificuldades de se expressar ou severidade verbal. Contudo, realizamos um estudo com crianças atípicas e neuro típicas, no intuito de melhor entender o funcionamento do App, validando sua eficiência e sua aplicabilidade baseando-se nos resultados alcançados em 15 dias de usabilidade, estudo realizado com 10 famílias diferentes, pertencentes a APAE Palmares-PE, onde estressamos o app ao máximo, a fim de não só identificar possíveis bugs, mas analisar o comportamento das crianças, dos pais e do próprio App.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Avaliação de algoritmos multi-classe para classificação de solicitações enviadas a Ouvidoria Geral do Estado de Pernambuco
    (2021-03-29) Carvalho, Luiz Henrique Teixeira; Ferreira, Jeneffer Cristine; http://lattes.cnpq.br/3000364145302421
    A Ouvidoria Geral é um órgão público que abrange todo o estado de Pernambuco e todos os dias recebe diversas solicitações com os mais variados temas envolvendo todos os outros órgãos do estado, com isso em determinadas épocas do ano, essas solicitações podem chegar a onerar os recursos do estado. O objetivo principal desse trabalho é aplicar os algoritmos de classificação multi-classe nos dados obtidos a partir do portal da transparência, e tentar prever as solicitações enviadas a Ouvidoria Geral do Estado de Pernambuco Para obtenção dos dados da Ouvidoria Geral do Estado de Pernambuco, foi executada uma raspagem de dados no Portal da Transparência de Pernambuco. Foram obtidos os dados dos anos de 2017, 2018 e 2019. Foi aplicado nos dados da ouvidoria os algoritmos de Arvore de Decisões(Decision Tree), Floresta Aleatoria(Random Forest), Bagging e kNN. Os resultados mostraram que os algoritmos de classificação automática de dados, particularmente os algoritmos de Decision Tree(Arvore de decisões), Random Forest (Floresta Aleatória) e Bagging conseguiram de 55 por cento e 32 por cento nas classes de tipo e órgão respectivamente, tendo um aproveitamento de um acerto a cada duas tentativas na classe de tipo e de um acerto a cada três tentativas na classe de órgão. Os algoritmos também foram avaliados acerca de seu desempenho em tempo de criação e treinamento do modelo, tendo o algoritmo de Decision Tree(Arvore de decisões) como o mais performático.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Experiência com usuário: estudo sobre a experiência com usuário que auxilia na eficiência e eficácia no funcionamento da secretaria escolar
    (2022-08-05) Macedo, Ludmylla Sabryna Shimizu de; Ferreira, Jeneffer Cristine; http://lattes.cnpq.br/1156525643227201
    Este trabalho tem como proposta mostrar como a experiência do usuário com um sistema informatizado pode contribuir para a realização das atividades da Secretaria das escolas estaduais de Pernambuco, de maneira que essas atividades sejam entregues nos prazos estabelecidos e com menores custos. A experiência com o usuário e a máquina é um dos temas discutidos em sistemas de informação, pois na organização, que neste trabalho é a escola é uma importante aliada no alcance dos objetivos organizacionais através das atividades desempenhadas pelos colaboradores. Para que isso aconteça, os funcionários precisam ter propriedade de como trabalhar com os sistemas através de treinamentos e que esses sistemas possam corresponder às necessidades do fluxo de trabalho da escola e verificar quais outros programas podem contribuir para a maior eficiência e eficácia. Portanto, com a realização de pesquisas com os usuários dos sistemas, pode-se perceber que experiência com usuário e máquina é essencial para um bom êxito na instituição escolar.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O potencial de transformação da atual lógica monetária pelas Criptomoedas, as controvérsias e barreiras para a sua regulamentação
    (2019) Gomes, Iradiane Santana; Ferreira, Jeneffer Cristine; http://lattes.cnpq.br/3000364145302421; http://lattes.cnpq.br/5147164862936435
    Durante muito tempo a forma como as finanças eram controladas seguiam sem muitas alterações significativas, e a modernização ofereceu aos indivíduos mudanças no modo delidar e/ou investir o seu dinheiro. Este documento procede de uma pesquisa teórica que faz um balanço sobre as mudanças desde o início das trocas comerciais até a utilização de uma nova moeda de troca, criada através das tecnologias de informação. O bitcoin: um tipo de criptomoeda, ou moeda virtual, criada no ano de 2009, deu início ao conceito de criptomoedase altcoins, responsáveis por revolucionaras formas de transações tradicionais,que se diferemdas moedas tradicionais, pois não estão vinculadas a uma entidade bancária. O documento visa também entender quais as potenciais mudanças sofridas na economiaa partir do uso de tais moedas, haja vista que uma de suas principais características é o alegado anonimato dos usuários. Como não há bancos ou governos centralizando as operações, se algum crime ou infração for cometido elas são praticamente impossíveis de serem rastreadas, o que permite que várias organizações criminosas vejam esse tipo de comércio atrativo. A falta de leis especificas para regulamentação também dificulta o ingresso de usuários aumentando o risco de investimento. Contudo apesar desses fatores, as moedas virtuais ainda contam com uma série de vantagens que as tornam tão populares e rentáveis, taxas menores que as moedas tradicionais, valorização crescente, menos burocracias, validade em qualquer território. Essas vantagens oferecidas para o usuário fazem com as criptomoedas sejam criadas, cada uma para atender um público diferente. Finalizando o percurso foram levantadas e analisadas quais as principais barreiras para a regulamentação e a confiabilidade das criptomoedas. Seria esta a nova forma de negociação mundial, legal em todos os países? Essa nova maneira de transação tem o poder de substituir as formas como as transações acontecem atualmente?
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Proposta de Sistema de Gerenciamento de Materiais Didáticos (Guias) para Polos da Universidade Aberta do Brasil
    (2019) Vasconcelos, Jefferson Lacerda; Ferreira, Jeneffer Cristine; http://lattes.cnpq.br/3000364145302421; http://lattes.cnpq.br/3535626278515590
    Este trabalho visa apresentar um protótipo de sistema web para gerenciamento de materiais didáticos de Polos da Educação à Distância. Através daelaboração deste, é possível visualizar a integração dePolos e das Instituições de Ensino Superior que os compõem num mesmo ambiente, podendo suprir com as necessidades atuais de gerenciamento dos materiais didáticos disponibilizados para as bibliotecas. Este foilevantado através da análise de requisitos obtidos no Polo Pesqueira, que possui as Instituições: IFPE, UFPE e UFRPE.A pesquisa realizada possui abordagem qualitativa e as estratégias metodológicas são através deprototipação e estudo de caso. Para constatação da necessidade de desenvolvimento do sistema, foi realizada uma pesquisa de opinião, logo após, foram estudadas as funções e os respectivos atores que se relacionam com as mesmas, os atributos necessários para gerenciamento de guias elevantados os requisitos funcionais,não funcionais e as regras de negócio. Com base nos dados e naquilo que foi apresentado, elaborou-se o protótipo, o qual pode identificar as reais necessidades de execução do sistema já que, além de não haver nenhum controle informatizado do material, também não há algo que integre de alguma forma, as Instituições,a biblioteca e o Polo em um mesmo ambiente virtual.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Uma análise sobre educação remota: um estudo sobre seu impacto na aprendizagem de alunos de graduação em um momento de pandemia
    (2021-03-29) Silva, Gilsimar de Assis; Ferreira, Jeneffer Cristine; http://lattes.cnpq.br/3000364145302421; http://lattes.cnpq.br/3056301281255227
    Esta pesquisa busca discutir os impactos de aprendizagem resultantes da migração da educação presencial para a educação remota devido à pandemia da COVID-19. Foram expostos alguns pontos sobre a educação remota como por exemplo: as portarias que autorizaram a implementação do ensino remoto, algumas tecnologias empregadas na educação remota e a diferença entre ensino em EaD, ensino remoto e ensino híbrido. Como metodologia se utilizou o método hipotético-dedutivo. Ainda sobre a metodologia para coleta de dados se utilizou a técnica direta extensiva, que foi, a aplicação de questionários por meio do google formulário à 13 alunos do 5º período dos cursos de bacharelado em sistema de informação e bacharelado em ciência da computação as perguntas do questionário foram constituídas de perguntas dicotômicas e de múltipla escolha e por último foi realizada uma extensa revisão teórica sobre o assunto. Como conclusão dessa pesquisa se notou que os impactos na aprendizagem dos alunos que mudaram da educação presencial para a remota foram negativos. Porém os pontos positivos dessa situação são, já se ter um modelo de educação remota piloto para ser utilizado em outros momentos de crise.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão